|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Ramos Ruinho
Registrado: 16/02/12 Idade: 36 Mensagens: 12 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 10:55 am Assunto: Meu bonsai - Jabuticabeira (fotos) |
|
|
Bom Pessoal!
Segue primeiro as fotos da jabuticabeira (7 anos comigo). Uma coisa que eu acho estranho nela das outras fotos que eu vejo na internet é que ela não tem muitas folhas, fica meio disperço, ja retirei todas as folhas dela pensando que ia brotar e fazer uma copa densa mas continuou assim>
E agora apareceram umas manchas escuras na folha>
Eu peço a ajuda de voces para melhorar a folhagem, lendo o topico para iniciantes vi que o meu substrato já esta errado. Uma das coisas que podem influenciar?
Segue os outros pré- bonsais:
Acerola (que eu axo que esta cresendo desordenado)
Se alguem tiver ideia de alguma poda para melhorar!!
Amora
Agradeço desde já! Criticas e Sugestões!!
Editado pela última vez por Bruno Ramos Ruinho em Dom Fev 19, 2012 10:47 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 12:25 pm Assunto: bonsai de jabuticaba. |
|
|
oi amigo,vai aqui uma sugestão de iniciante,você podia botar ela em um "escorredor-mamadeira" para dar uma engrossada no tronco,quanto as folhas você poderia fazer uma pinçagem(retirada das folhas manualmente)e quando as brotações começarem a aparecer você botaria um adubo rico em nitrogênio,mas o resultado depende de você coloca-la em um vaso maior.espere mais dicas para saber se esta tudo certo.abraços. |
|
|
 |
Bruno Ramos Ruinho
|
Enviada: Sáb Fev 18, 2012 9:45 am Assunto: |
|
|
Bom hoje eu vou procurar o escorredor e o substrato (a composição seria essa: 40% terra preta, 20% tijolo moido, 30% pedrisco 04 mm?). Estando com isso é só quebrar o torrao e replantar?
Obrigado |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Fev 18, 2012 10:02 am Assunto: |
|
|
Um tópico para cada planta.
escorredor e mamadeira? eu creio que uma bacia beeeem grande ajudaria muito no engrossamento do tronco, é claro que nada substitui o plantio no solo mesmo.
Procure pelas jabuticabeiras do nickyfury, ele nos dá uma aula e tanto sobre a espécie _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 8:30 am Assunto: bonsai |
|
|
Bruno, além do solo adequado para cultivo, suas plantas parecem estar sentido falta da exposição solar. Arvores e arbustos precisam ser cultivadas sempre em locais abertos, expostos ao sol o dia inteiro (bem como a chuva tambem, quando houver). Além disso, é preciso nutrir as plantas, com um bom adubo, de preferencia uma vez por mes (a cada 30 ou 45 dias), durante o ano inteiro.
O solo adequado para jabuticabeira é composto por caco ceramico (70%) pedrisco (10%), carvão (10%) terra granulada ou areia grossa de construção (10%). Esse tipo de composição de solo garante uma boa drenagem (a agua da rega não fica retida, escoando toda para fora do recipiente de cultivo), ótima oxigenação nas raizes (o oxigenio estimula o crescimento e o desenvolvimento de mais raizes e de toda a planta), boa lixivação do adubo aportado (o adubo não fica apenas na superficie, penetrando na camada inferior e nutrindo adequadamente a planta).
De uma maneira geral, essas tres espécies que mostrou, jabuticabeira, aceroleira e amoreira aceitam bem o tipo de solo que descrevi acima. Mas atenção: voce só deverá trocar o solo, isto é, reenvasar essas suas plantas no inverno. Se fizer isso agora é certo que as plantas irão morrer.
Agora, a unica saida é tentar minimizar o problema, expondo as plantas ao cultivo em area onde recebam luz e calor solar o dia inteiro, sem sombra, rega apenas se o solo estiver ligeiramente seco, evitando encharcar o solo, e adubação leve, com material organico, como a mistura torta de mamona e farinha de osso, sempre repondo o adubo a cada 30 ou 45 dias, retirando antes o que sobrou do aporte anterior, para não deixar o solo acidificar em demasia. Essas bolinhas de argila expandida não tem serventia nenhuma, então pode retirar e usar em outro local.
Um outro expediente é usar uma tesoura de pontas finas e cortar todas as folhas dessas suas plantas no talinho, deixando-o na planta. Retirando as folhas, e expondo as plantas ao cultivo a pleno sol, elas irão retornar com novas e vigorosas brotações, modificando um pouco essa aparencia de abandono e desleixo que apresentam agora. No inverno, após preparar os novos recipientes de cultivo (de preferencia bacias plasticas, bem perfuradas no fundo e na lateral, com no maximo 10cm de altura, para as plantas crescerem e engrossarem mais), preencha as bacias com o substrato que indiquei e faça o replantio das plantas, novamente conduzindo-as para o cultivo a pleno sol. Verá como suas plantas irão se desenvolver melhor, de maneira a que poderá então trabalhar com elas, visando a formação de bonsai.
Essas mudanças que sugeri irão mostrar a voce que, apesar de cultivar a jabu há sete anos, em menos de dois anos terá permitido a ela melhorar significativamente mais que nesses sete anos de cultivo, em que a planta não foi a lugar algum. É fazer valer. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Bruno Ramos Ruinho
|
Enviada: Dom Fev 19, 2012 10:16 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta rapida e a quantidade de informações. Pela sinceridae, vejo que não sei muito (ou quase nada) sobre o cultivo. Ate hoje só "cuidei" dando os cuidados basicos agua e luz, espero flores da jabu e nunca vi. E acho que ainda esta longe de ver...
No caso da luz tinha lido que para bonsai o bom seria só o sol da manhã, por isso ela esta num lugar que só pega sol ate as 11 da manha.
Vou fazer as alterações e aguardar ate o inverno.
O corte das folhas, para min não ficou muito claro, seria assim
Nesta semana apareceram brotos novos, seriam cortados tbm?
Vou postando fotos da evolução. Obrigado  |
|
|
 |
Bruno Ramos Ruinho
|
Enviada: Qua Fev 22, 2012 10:31 am Assunto: |
|
|
Segue a poda das folhas, agora eu não sei oque fazer com os galhos, ou seria bom não mexer neles ainda?!
Esta regua,não sei se dar para ver na foto mas é de 30cm.
Vista de cima
Outro lado:
 |
|
|
 |
bahiensis

|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 12:31 pm Assunto: |
|
|
Não é cedo pra ír pro vaso ?!
Eu faria isso:
Calma e tranquilidade, virao anos de trabalho nessa planta ! |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 1:27 pm Assunto: |
|
|
Agora é esperar até o inverno, quando você fará outras intervenções. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 9:04 am Assunto: |
|
|
Meu caro colega eu a colocaria em uma bacia bem furada com substrato bem drenante, com certeza ira melhorar bastante o vaso seria como sempre uma das ultimas fases _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Bruno Ramos Ruinho
|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 9:41 am Assunto: |
|
|
bahiensis escreveu: | Não é cedo pra ír pro vaso ?!
Eu faria isso:
Calma e tranquilidade, virao anos de trabalho nessa planta ! |
Bom Dia pessoal!!
Essa poda parece meio drastica, é isso mesmo?!
Obrigado |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|