|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bernardo Amaral

Registrado: 08/03/11 Idade: 40 Mensagens: 71 Localização: Pelotas-RS
|
Enviada: Qui Fev 23, 2012 3:27 pm Assunto: Pinheiro Negro - secando |
|
|
Meu pinheiro começou a secar, eu pensei que fosse apenas um galho, e não dei muita atenção, mas agora está se espalhando pros outros, e eu notei que o volume de seiva está diminuindo muito, eu tenho 3 motivos para este problema:
- Aplicação de sulfato de cobre, que eu estava combatendo um fungo branco nas ponteiras;
- Osmocote, usei uma quantidade pequena, acredito que não seja isto;
- Passarinhos cavocaram as raízes dele, deixando um buraco grande no vaso;
Tenho este PN a 2 anos neste vaso, e nunca tive problemas com ele, apenas este fungo, não sei porque de uma hora pra outra ele começou secar.
O procedimento que estou tomando, é de borrifar água na copa dele, e deixar ele a meia sombra.
Agradeço por qualquer auxílio..
 _________________ Munem Mushin |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 2:15 am Assunto: |
|
|
Oi bernardo!
O fungo que vc estava combatendo era aqueles fungos de apodrecimento ou líquen? Pq se for líquen, o melhor é dar uma escovadinha com água que sai fácil, e não significa que ela está doente.
Oscomote, dependendo da quantidade e do modo que é aplicado, pode matar o pinheiro negro sim. Pinheiro negro é exigente com os cuidados, poda e tem um crescimento bem lento, mas quanto ao solo não é muito exigente. Meu avô costumava dizer que quanto mais fraquinha a terra, mais o pinheiro negro gosta. Lógico que é um exagero, mas a verdade é que ele gosta de um substrato bem arenoso, boa drenagem, muito sol e regas frequentes.
Sobre os passarinhos... mas pq raios eles cavocaram a terra? Lá no sítio, os passarinhos costumam fazer estrago em muita coisa, tinha uma jaqueira lá que em vez de dar jacas, dava queijos suiços, mas nunca atacaram a terra. A não ser que seja terra com minhoca, humus caseiro e afins.
Olha... não queria te desanimar, mas galhos de pinheiro negro quando secam por fora, quer dizer que por dentro a situação tá pior ainda e raramente se recuperam. Se tiver algum profissional aí perto de onde vc mora, ele pode te orientar melhor e quase sempre eles também costumam fazer serviços de hospital, pra tentar recuperar.
Não sei se te ajudei, ou só te desanimei, mas espero que vc consiga salva-lo. abraço _________________ Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|