Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
somricardo 1.o PASSO

Registrado: 04/03/11 Idade: 41 Mensagens: 115 Localização: Carira-SE
|
Enviada: Qui Fev 23, 2012 2:38 pm Assunto: ajuda com acerola no chão |
|
|
esta acerola está no chão, queria saber dos amigos conhecedores, o que fazer, pretendo deixa-la no chão mesmo caso não haja problema nisso, as dúvidas são quanto a estilização, o que cortar, o que não, aramar algo ou não, desfolhar... seguem imagens.
 |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 12:49 pm Assunto: |
|
|
ninguém se arrisca? |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 1:24 pm Assunto: |
|
|
Pode deixar no chão mesmo se preferir.
É bom que ela vai engrossando!
Só fica de olho quanto as regas agora no verão, pra ela não ficar muito seca!!!
Quanto à estilização, voce pode dar uma "abaixada" nos galhos dela pra ver se ela começa a ramificar mais. Mais ou menos uns 3 dedos acima da ramificação da esquerda...
Não sei se é a época boa pra podar, troca idéia com o pessoal mais experiente!
Quanto ao estilo, dá uma boa "estudada" nos estilos que existem, senta em frente à planta, olha ela de todas as posições e direções possíveis e tenta "ouvir" o que a planta te diz, qual estilo adotar!
Se não escutar nada, espera mais um pouco! hehehehe
Uma hora vc consegue enxergar o que ficaria bom!
Qualquer coisa, dá uma podada e posta mais fotos!!!
Abração amigo! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 1:48 pm Assunto: |
|
|
posso fazer uma desfolha antes da poda? assim posto imagens dela "nua" e fica mais facil dizer onde cortar onde não cortar... |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 2:41 pm Assunto: |
|
|
ish, acho que a época não é muito boa pra desfolha não viu... tem que ver com o pessoal!
deixa eu dar uma olhadinha aqui tb se tenho algo falando dobre a espécie...
Pelo que eu vi aqui rola de desfolhar sim!
mas por segurança, deixa folhas na aprte mais alta dos ramos, onde não influencia na visão da planta!!!
E não esquece de cortar a folha com tesoura boa e deixar o pecíolo que protege a gema!
Posta aí depois!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 24, 2012 9:00 pm Assunto: |
|
|
ok, só cheguei em casa agora a noite, então amanhã a tarde faço isto e posto novas imagens. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 9:49 am Assunto: |
|
|
Opa!!
então acho que não cheguei tarde para complementar as dicas dadas pelo Rafael. Antes de tudo é preciso ter calma...
Com qual objetivo você quer desfolhar?
A desfolha basicamente é feita por duas razões: promover novas brotações e diminuir o tamanho das folhas; esta última geralmente quando o bonsai já está "pronto".
No caso da tua planta se o objetivo for brotos mais baixos, basta uma poda drástica. Se a tua região não for muito fria pode fazer agora; eu pelo menos tenho feito aqui e obtido boas respostas.
Quanto ao estilo pretendido pode tentar um dois troncos, podando mais baixo o galho mais fino ou um moyogi tradicional. Pela primeira foto está muito parecida com esta minha acerola:
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 9:50 am Assunto: |
|
|
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 9:50 am Assunto: |
|
|
O tópico completo AQUI: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13856
Espero ter ajudado...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 9:55 pm Assunto: |
|
|
então realmente não chegou tarde, eu é que cheguei tarde e não trabalhei nela, a desfolha é para que nas fotos fique melhor de ver a estrutura de galhos e melhorar nas fotos para depois postar aqui e saber onde cortar, para não acabar fazendo algo que não vá ter utilidade ou cortar onde não deva e acabar tendo todo o crescimento até agora perdido. amanhã posto fotos dela semi-nua e veremos onde cortar, ps. aqui o clima é quente sim, sem problemas para ela. |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 2:28 pm Assunto: |
|
|
olá a todos, seguem novas fotos após a desfolha, agora queria saber onde cortar, logo mais postarei algumas imagens de como gostaria que ela ficasse...
se algum desenhista puder me dar uma idéia do futuro dela através de um desenho fico muito agradecido |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 10:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo!
Olha só, olhando assim pra ela, eu vejo uma solução bem drástica!
dá uma olhada aí na imagem:
By luzernejf at 2012-02-26
Axo que pode fazer uma poda aí nesses pontos pra estimular a brotação aí em cima e fazer um hokidashi...
algo do tipo:
By luzernejf at 2012-02-26
Desculpa aí a qualidade da projeção... não é meu forte! hehehe
Mas então, com a poda que eu disse, depois na hora de replanta-la voce poderia dar uma leve inclinada conforme a projeção e conduzir uma copa triangular.
Gosto muito do hokidashi pela sua simplicidade e como ele se adapta bem às nossas árvores nativas. Como a gente observa na natureza, a maioria das espécies que temos são conduzidas naturalmente a esse formato!
Essa é apenas uma das alternativass, o que tem que ser feito agora é uma boa análise da sua parte, como eu disse antes. Senta na frente dela, gira em torno dela todos os ângulos possíveis e tena enxergar o que a planta "te pede"!
Uma boa alternativa também é a que o nosso amigo Edson fez. Com a poda e escolha de brotos no futuro, pode ser feito um moyogi também!
É isso aí, espero ter ajudado!
Abração! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 10:27 pm Assunto: |
|
|
entendido Rafael, vou só aguardar mais um ou dois dias, veremos se aparecem outras idéias, e então seguirei com os cortes, mas em todo caso gostei da projeção. grato. |
|
|
 |
somricardo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 29, 2012 9:21 am Assunto: |
|
|
olá novamente, os cortes foram feitos exatamente onde marcou amigo, agora é esperar as brotações. só uma pergunta, dentre as brotações devo conduzir uma como novo ápice em cada um dos galhos ou somente de forma radial em ambos? pois na altura não tenho necessidade que ela aumente mais, agora é formação da copa. |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 29, 2012 11:59 am Assunto: |
|
|
O ideal é que se forme uma nova copa.
O que se pode fazer e selecionar um dos brotos e conduzi-lo para cima, de forma a aos poucos conseguir aquele formato.
Algo + ou - assim:
Uploaded with ImageShack.us
Esse é o ideal de um hokidashi. Muita ramificação pra deixare a copa cheia!
Coisa muito demorada para fazer, mas que fica lindo!
Olha esse exemplar de Bouganvillea:
By luzernejf at 2011-06-11
Simplesamente lindo d+ né!
Bom pra servir de inspiração!
Abração Ricardo! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
|