|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RenatoCosta
Registrado: 24/02/12 Idade: 48 Mensagens: 8 Localização: Pindamonhangaba-SP
|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 5:49 pm Assunto: Ajuda com muda de rosedá |
|
|
Olá pessoal, cultivei essa muda de rosedá através da estaquia e gostaria da opinião de voces em relação ao estilo, não sei se seria melhor deixar engrossar o tronco, li vários tópicos e ainda estou na dúvida, aguardo opiniões.
 |
|
|
 |
RenatoCosta
|
Enviada: Sex Mar 02, 2012 6:56 pm Assunto: Alguem tem alguma dica por favor!!! |
|
|
Opinem aí por favor!!! |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Sex Mar 02, 2012 7:05 pm Assunto: |
|
|
com certeza deixe engrossar o tronco,e em que substrato está?ela é bem novinha pra maiores opniões,então deixe ela crescer mais um pouco e como eu disse bote num escorredor mamadeira para engrossar o tronco.Espere mais opniões de bonsaistas mais esperientes para ver se está tudo certeza.abraços. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sex Mar 02, 2012 7:38 pm Assunto: Re: Alguem tem alguma dica por favor!!! |
|
|
Renato o resedá é uma planta de desenvolvimento bem rápido basta dá-lhes espaço (plantando no chão ou pelo menos em uma bacia maior) assim você logo terá um calibre bem acentuado em sua planta. Pode cultivar a sol pleno. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
RenatoCosta
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 12:11 am Assunto: |
|
|
Vlw pessoal, tambem estava achando essa muda magrinha pra fazer bonsai, vou colocar na mamadeira e deixar engrossar. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 8:32 am Assunto: |
|
|
Vlw pessoal, tambem estava achando essa muda magrinha pra fazer bonsai, vou colocar na mamadeira e deixar engrossar.
Este é o ponto. Para que vc obtenha material de qualidade com esta muda de resedá terá que esperar uns 4 ou 5 anos se estiver numa bacia grande , com mamadeira ou não. Se plantar no chão ... uns 3 anos ...para que começe a ser visto como uma muda adequada para o cultivo como bonsai e depois mais alguns anos de condução, etc , total : 10 a 12 anos . Acredito ser muito tempo de espera, muitas horas de cuidados sem nada a fazer , apenas contemplar com muita paciencia .
Já se o amigo conseguir um tronco mais grosso , atravez de yamadori , creio que com 2 ou 3 anos terá um pré-bonsai e com sorte e tecnica em 4 ou 5 , um bonsai ...
Esta é a diferença que devemos analisar na hora de colocar uma estaca na areia ou começar a cultivar uma mudinha , quantos anos esta disposto a investir num projeto , com uma estaca , 12 anos , com um material mais promissor , 5 anos ... veja que a diferença de tempo é enorme .
Acredito que o chão é a melhor solução para o seu resedá .
Depois de acumular mais de 180 bacias, latas , potes, vasos, garrafas pets, copos descartaveis , etc... eu "acordei" e hoje tenho apenas umas 30... que devem ser reduzidas para 20 ou menos ...Plantei no chão , doei, descartei , joguei no lixo ... muita coisa que só me dava trabalho sem ter chance nenhuma de vir a ser algo consideravel um dia .
O segredo é fazer a escolha certa. Selecionar o maximo possivel .
Espero não ter desestimulado vc , não foi esta a intenção , ao contrario , quero que obtenha sucesso em seus projetos e com isso fique cada vez mais apaixonado pela nobre arte Bonsai. |
|
|
 |
RenatoCosta
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 8:29 pm Assunto: |
|
|
BonSergio, obrigado pelas dicas, fica frio você não desistimulou não, estou aqui para aprender mesmo, e a sinceridade conta muito pra quem está querendo aprender, quero aprender da maneira certa. Com certeza vou adquirir um material melhor daí então volto aqui para pedir conselhos, abraço e obrigado. |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Sáb Mar 03, 2012 10:03 pm Assunto: |
|
|
Concordo com Bonsérgio, por mas dura que parecas suas palavras.
Temos que aprender avaliar um material, antes de gastar tempo e dinheiro desnecessario.
Mas sua planta nao está perdida, plante no chao e esqueca, um dia vc terá uma planta melhor para trabalha.
Enquanto isso adiquira novas plantas e maos a obra.
Bonsérgio escreveu: | Vlw pessoal, tambem estava achando essa muda magrinha pra fazer bonsai, vou colocar na mamadeira e deixar engrossar.
Este é o ponto. Para que vc obtenha material de qualidade com esta muda de resedá terá que esperar uns 4 ou 5 anos se estiver numa bacia grande , com mamadeira ou não. Se plantar no chão ... uns 3 anos ...para que começe a ser visto como uma muda adequada para o cultivo como bonsai e depois mais alguns anos de condução, etc , total : 10 a 12 anos . Acredito ser muito tempo de espera, muitas horas de cuidados sem nada a fazer , apenas contemplar com muita paciencia .
Já se o amigo conseguir um tronco mais grosso , atravez de yamadori , creio que com 2 ou 3 anos terá um pré-bonsai e com sorte e tecnica em 4 ou 5 , um bonsai ...
Esta é a diferença que devemos analisar na hora de colocar uma estaca na areia ou começar a cultivar uma mudinha , quantos anos esta disposto a investir num projeto , com uma estaca , 12 anos , com um material mais promissor , 5 anos ... veja que a diferença de tempo é enorme .
Acredito que o chão é a melhor solução para o seu resedá .
Depois de acumular mais de 180 bacias, latas , potes, vasos, garrafas pets, copos descartaveis , etc... eu "acordei" e hoje tenho apenas umas 30... que devem ser reduzidas para 20 ou menos ...Plantei no chão , doei, descartei , joguei no lixo ... muita coisa que só me dava trabalho sem ter chance nenhuma de vir a ser algo consideravel um dia .
O segredo é fazer a escolha certa. Selecionar o maximo possivel .
Espero não ter desestimulado vc , não foi esta a intenção , ao contrario , quero que obtenha sucesso em seus projetos e com isso fique cada vez mais apaixonado pela nobre arte Bonsai. |
_________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 12:11 pm Assunto: |
|
|
Se me permite vou citar alguns exemplos do que escrevi acima :
Duranta coletada em SETEMBRO/2009
2 anos e 5 meses de condução :
Outro exemplo de uma coleta bem sucedida, resedá como o seu.
JANEIRO/2010:
24 MESES DEPOIS :
Nos dois casos, em pouquissimo tempo obtivemos bons resultados . |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 6:16 pm Assunto: |
|
|
Acompanhado!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
RenatoCosta
|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 12:47 am Assunto: |
|
|
Que linda essa rosedá parabéns!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|