|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 7:42 pm Assunto: Juníperus - AJUDA URGENTE |
|
|
Pessoal, um amigo trouxe pra mim este exemplar:
Ele relata que há mais ou menos duas semanas ele vem tomando um aspecto diferente, como podemos ver nas fotos.
Suas agulhas estão moles e seu substrato é daqueles que vem em supermercado. Está muito molhado. Acredito que o problema esteja aí.
Gostaria da opinião Urgente dos amigos para poder salvar esta planta...
Agradeço a todos |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 05, 2012 4:52 pm Assunto: |
|
|
Estive pensando em colocá-las em um bacia maior, com areia de construção.
Mas tenho receio quanto à época própria para o falso transplante.
Fiz furos nas laterias desses vasos que se encontram as mudas, para melhorar a aeração na parte inferior.
Uma das mudas - são duas - foi recém transplantada para terra vegetal. O meu amigo pensou que seria melhor para ela, pois já estava cheia de raízes... mas como ele não conhecia a respeito de nada sobre bonsai, fez isso... o que devo fazer?
Conto com a colaboração dos amigos
abraços |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 11:55 pm Assunto: |
|
|
Me parece um tipo de pinheiro, mas não juníperus...
Eu vi um tipo parecido a um tempo atrás, tem formato parecido com araucária,
mas com espinhos moles...
Nunca vi um tipo desses como bonsai, nem em foto. É a primeira vez... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Silvia Regina da Silva
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 9:33 am Assunto: juniperos |
|
|
Olá amigo, sou iniciante, mas conheço esta aí, não é pinheiro, é um arbusto baixo comum nos litorais do sul,
tem uma cor verde clara, e geralmente vem plantado em dupla no vaso, parece doente quando muito na sombra, e queima as pontas quando no sol, na geada já era,
geralmente vem plantado nestas pequenas bacias e é vendida em supermercados com bonsai, mas é dor de cabeça na certa...
morre fácil,( matei uma heheh) e outra quase perdi quatro vezes,:
uma vez muita sombra,
outra muito sol,
a terceira minha cachorra brincou de cabo de guerra
e a quarta meu marido deu um banho de sal nela,
plantei a sortuda no chão a 6 meses e ainda não esta legal, parece amarelada e sem graça, porem ficou mais encorpada( redonda tipo aqueles arbustos secos que sempre passam rolando em filme americano antigo), inclusive acho que é esse tipo de arbusto, quanto a trocar a terra, ela aguenta, só não retire toda a outra e não molhe muito...
Com a minha vou esperar mais uns dois meses e vou move-la para um bacia gg, aqui o inverno é bem complicado para algumas plantas, vou fotografar ela e posto talvez te ajude.
Boa sorte...
Espero não ter te confundido |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 6:51 pm Assunto: |
|
|
Aguiar,
Esta Planta e uma Tuia dourada , sao um pouco temperamentais .. o solo encharcado e falta de sol pode ser um problema grave .. se as raizes ja tiver começado a apodrecer a recuperação poder ser lenta, ou ate nao acontecer .. coloque ela onde receba sol apenas no começo do dia ou indiretamente e regue apenas quando o solo em cima seco . Este substrato que vem retem muita agua . Nao adubem e nao faça outro tipo de intervençao que so estressa mais a planta e so piora a situação!!
abraços. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 8:22 pm Assunto: |
|
|
Seph1903 escreveu: | Me parece um tipo de pinheiro, mas não juníperus...
Eu vi um tipo parecido a um tempo atrás, tem formato parecido com araucária,
mas com espinhos moles...
Nunca vi um tipo desses como bonsai, nem em foto. É a primeira vez... |
Seph, assim que ele veio aqui em casa, perguntei como ela era para poder identificá-la, e mostrei algumas imagens do Juníperus procubens, pois se assemelha bastante e ele confirmou. Disse que ela estava da forma que está depois que passou um tempo na casa de um amigo. Perguntei quanto a rega e ele disse que todo dia que se acordava ia lá e molhava, sequer olhava como estava o substrato. Ainda por cima é daqueles substratos argilosos, que vem nesses vasinhos de 'mausai'. Por isso acho ser uma tuia. :]
Mas agradeço a sua atenção!
Silvia Regina da Silva escreveu: | Olá amigo, sou iniciante, mas conheço esta aí, não é pinheiro, é um arbusto baixo comum nos litorais do sul,
tem uma cor verde clara, e geralmente vem plantado em dupla no vaso, parece doente quando muito na sombra, e queima as pontas quando no sol, na geada já era,
geralmente vem plantado nestas pequenas bacias e é vendida em supermercados com bonsai, mas é dor de cabeça na certa...
morre fácil,( matei uma heheh) e outra quase perdi quatro vezes,:
uma vez muita sombra,
outra muito sol,
a terceira minha cachorra brincou de cabo de guerra
e a quarta meu marido deu um banho de sal nela,
plantei a sortuda no chão a 6 meses e ainda não esta legal, parece amarelada e sem graça, porem ficou mais encorpada( redonda tipo aqueles arbustos secos que sempre passam rolando em filme americano antigo), inclusive acho que é esse tipo de arbusto, quanto a trocar a terra, ela aguenta, só não retire toda a outra e não molhe muito...
Com a minha vou esperar mais uns dois meses e vou move-la para um bacia gg, aqui o inverno é bem complicado para algumas plantas, vou fotografar ela e posto talvez te ajude.
Boa sorte...
Espero não ter te confundido |
Silvia, ela sempre pega o sol da manhã aqui na minha casa, como disse acima para o Seph, o meu amigo sempre regava sem prestar atenção, mas ele disse que ela pegava sol. Não mudei ela de vaso com medo de matá-la por conta do transplante. Pelo o que você me diz ela parece ser bem resistente. Mas vou continuar com ela dentro do recipiente em que está e ver como se dá a recuperação dela. Por sinal, ela está começando a amarelar cada vez mais as pontas...
Lhe agradeço também as informações postadas no intuito de me ajudar!
Fico muito grato!
Ah, não me confundiu!
Gustavo Ribeiro escreveu: | Aguiar,
Esta Planta e uma Tuia dourada , sao um pouco temperamentais .. o solo encharcado e falta de sol pode ser um problema grave .. se as raizes ja tiver começado a apodrecer a recuperação poder ser lenta, ou ate nao acontecer .. coloque ela onde receba sol apenas no começo do dia ou indiretamente e regue apenas quando o solo em cima seco . Este substrato que vem retem muita agua . Nao adubem e nao faça outro tipo de intervençao que so estressa mais a planta e so piora a situação!!
abraços. |
Caro amigo, acredito que as respostas aos amigos acima lhe respondem e explicam melhor sobre a situação da planta. :]
Só posso lhe agradecer pela contribuição!
Agradeço a todos que tenham me ajudado com informações valiosíssimas!
Postarei as condições da planta daqui a uns 15 dias, acredito que seja o suficiente para saber se ela se recuperará por completo ou não!
Abraços |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 4:51 pm Assunto: |
|
|
Essa daí é de Holambra com certeza.
Já tive uma e perdi do mesmo jeito.
esse substrato é muito ruim, vou acompanhar por aqui!
abraço _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|