FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de româ
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daniel gomes



Registrado: 21/12/04
Mensagens: 5
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Dez 21, 2004 2:13 pm    Assunto: Bonsai de româ Responder com citação

Smile Boa tarde pessoal! Bom, como é a minha primeira vez aqui no fórum, seria meio desagradável eu entrar já pedindo algo a vocês, mais acho que meu caso é sééééééééééério...
A pouco tempo ganhei um bonsai, as informações que obtive na placa do bonsai é que é de româ e alguns procedimentos, mais nada muito específico, eu como não conheço "ainda" de bonsai, segui todos os passos doque dizia a plaquinha, só que não deu certo! meu bonsai está ficando meio marrom! as folhas estão perdendo o verde, e sempre que olho o bonsai pela manhâ tem um galinho ( algumas vezes marrom, outras vezes verde) caido na terra do bonsai.
Outra questão é que as raizes dele estão subindo... acima da terra, e eu acho que o vazo é meio pequeno para o bonsai... Quando ganhei a arvorezinha obtive a informação que era um bonsai jovem, mais só isso!
Tenho medo de que o bonsai morra, pois ganhei de uma pessoa muito querida e por incrivel que pareça me apeguei ao bonsai.
Me desculpem por já entrar pedindo, mais gostaria muito da ajuda de vocês.
Muito Obrigado! Wink Exclamation Exclamation Exclamation
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 4:43 am    Assunto: Responder com citação

Olá Daniel,

Seja bem vindo ao fórum!!!!! Aqui é o lugar certo para começar a pedir. Laughing Laughing Laughing

Bem, vou tentar ajudá-lo...

Normalmente, quando se compra um "bonsai" de um comerciante bem intencionado, este vem acompanhado de informações básicas de como mantê-lo saudável.

Precisamos saber, por exemplo:

1) Que tipo de solo está seu bonsai (argiloso, bem drenado, etc)?
2) Em que local você está colocando seu bonsai?
3) Sol? Sombra?
4) Como e quantas vezes você rega seu bonsai?
5) Colocou algum produto no bonsai (fertilizante, defensivo,... )?

Creio que com essas informações será bem mais fácil ajudá-lo.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
daniel gomes



Registrado: 21/12/04
Mensagens: 5
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 6:14 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia Sergivaldo,
Bem, o bonsai fica o dia inteiro fora da minha casa, no quintal... de vez enquando no sol, outras vezes na sombra... mais na maioria de vezes está na sombra, pois acho a minha árvore muito sensível ainda, e acho que se ficar no sol pode queimar, isso é só uma atitude de quem não conhece nada de bonsai ok? não sei se está correto! como disse, não veio informações desse tipo no bonsai.
Sempre rego ele pela manhâ e no finalzinho da tarde, não sei se rego corretamente, mais li no site do Mário que a rega tem que ser até a água sair no fundo do vaso, e é assim que estou fazendo.
Sobre fertilizante, ainda não coloquei nenhum, mais ontem quando cheguei em casa a árvorezinha estava meio murcinha e um galho dela estava quebrado, então coloquei pó de café próximo ao tronco dela, na terra mesmo, sem mecher na terra... coloquei superficialmente! É que eu li também que o café também serve como adubo, mais não sei se ajudaria nessa ocasião... Aguardo resposta sua pois como disse estou precisando mesmo de ajuda de pessoas que saibam como cuidar de bonsai! Muito obrigado amigo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/11/04
Mensagens: 106
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 7:05 am    Assunto: Responder com citação

Daniel vc esta regando 2x ao dia certo? Observe quando for regar se a terra de superficie esta umida caso esteja umida não precisa regar se estiver seca ai sim vc rega a planta, pois caso esteja colocando muita agua pode acontecer de apodrecer as raizes ok, ainda mais que não sabemos qual o tipo se solo que a planta se encontra.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
daniel gomes



Registrado: 21/12/04
Mensagens: 5
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 7:18 am    Assunto: Re: Bonsai de româ Responder com citação

daniel gomes escreveu:
Rego sempre lubisomem, só nesse tempo frio que tenho regado pouco! pois a terra fica úmida... outra duvida minha é que o vaso do bonsai é o original sabe, de plástico... deixo o bonsai nesse mesmo vaso ou troco??? será que pode ser o vaso o problema?


Editado pela última vez por daniel gomes em Qua Dez 22, 2004 7:46 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daniel gomes



Registrado: 21/12/04
Mensagens: 5
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 7:44 am    Assunto: Re: Bonsai de româ Responder com citação

daniel gomes escreveu:
daniel gomes escreveu:
Lubisomem, o tipo de terra eu não sei, mais li aqui mesmo no site que a terra do bonsai não pode secar, pois prejudica a raiz, no caso de secar tem que submergir o bonsai na água e etc... Como você disse também a raiz pode apodrecer, e é esse o meu medo! da raiz apodrecer! Será que tem algum jeito deu saber o tipo de terra que está o bonsai? oque eu faço?
Como estamos em uma época de verão mais o tempo está frio e não tem sol, eu coloco meu bonsai anoite para dentro de casa e o deixo sob uma luz incadescente ( não é florescente) do abajur, será que tem algum problema fazer isto? fiz isto ontem... em tempos de frio será que posso continuar a fazer isso? pois como disse acho a minha árvore um pouco frágil ainda!
Eu li que algumas pessoas criam bonsai sobre luz florescente, mais será que só nos tempos frios, por o bonsai na luz não faz mal? luz incandescente é claro! Aguardo resposta e obrigado pelo apoio, colaboração e ajuda pessoal! obrigado mesmo, de coração!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daniel gomes



Registrado: 21/12/04
Mensagens: 5
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 7:48 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Olá Sergivaldo, coloquei as informações que você me perguntou...
É que ainda estou me familiarizando com o Fórum...rs...
Obrigado e conto com a sua ajuda,
Um grande abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2004 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Daniel,

No que se refere à rega, o Lobisomem já disse tudo: o mais importante não é freqüencia das regas, o que vale é a observação do estado do solo.

Se o bonsai estiver plantado em um substrato com boa drenagem, quando você fizer as regas a água sairá rapidamente pelos furos. Com um palito de bambu ou o cabo de um pincel fino, você pode dar uma escavada na lateral do vaso e verificar qual a composição do substrato: se é do tipo compacto (componentes argilosos ou muito finos) ou solto (composto por pedriscos e terra granulada). Pelo que vi, você já deve ter lido bastante e sabe quão danoso para o bonsai é o primeiro.

Se ficar comprovado que trata-se de um substrato argioso, recomendo trocá-lo imediatamente: aproveite e faça uma redução e limpeza nas raízes.

Se o tempo está frio e não há sol, o substrato se manterá muito mais tempo sem necessidade de uma nova rega: regue apenas quando o substrato estiver levemente seco na superfície.

Não há necessidade de colocar o bonsai dentro de casa durante a noite, a não ser que haja o risco de geadas, o que creio não ser o seu caso. O orvalho da noite é benéfico às plantas enquanto que uma luz artificial, principalmente as dos tipo incandescentes, podem trazer prejuízos.

Normalmente as romanzeiras perdem as folhas durante o Outono / Inverno, sendo essa ocasião ideal para fazermos podas de limpeza.

Em relação à adubação, não adube sua planta se a mesma estiver com problemas de saúde. Talvez o problema da sua planta seja mesmo o excesso de umidade, o que provoca o apodrecimento das raízes e minha opinião sobre isto já citei acima.

Um abração,

Sergivaldo



1) Retiraria do vaso e substituiria o substrato por um
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2004 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel,

Depois de tudo que foi dito, vou dar uma opinião meio contraditória...
Se até este momento a situação continua igual, sugiro o seguinte:

Faça um esforço, leia os tópicos antigos, entre em alguns Sites, que estão descritos neste fórum, e, depois disso, é hora de dar uma olhada nas raízes e ver o que está acontecendo... aproveite para trocar o solo e o vaso. Nada de adubo.
É arriscado, mas dado ao estado da planta...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil