FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Tridente
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
srandreluiz



Registrado: 24/11/11
Idade: 44
Mensagens: 72
Localização: Dourados-MS

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2012 10:04 am    Assunto: Acer Tridente Responder com citação

ola a todos os amigos... estou com um problema e duvida quanto ao meu Bonsai de Acer Tridente... estava com uma brotação boa so que as folhas ficavam Adultas e depois secavam nas pontas.. agora até as folhas novas q ja nao sao muitas nao estao desenvolvendo direito e logo secam.. a temperatura aqui é quente.. dias q passa de 30 graus, sera q seria so o calor? deveria fazer alguma desfolha parcial?



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 33
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2012 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

Tinha esse problema com meu acer aqui em São Paulo também, coloquei na sombra e nunca mais elas secaram, ja faz desde o ano passado que estou deixando ele no quiosque coberto, pega luz, mas nao sol direto, está indo super bem... abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2012 7:10 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

De fato o acer burgerianum tridente, que é o nome correto de sua planta, trata-se de uma variedade mais afeita a um tipo de clima mais ameno, com temperaturas mais suaves, mesmo durante o verão, em que haja maior umidade no ar. Isso permite que as folhas se mantenham sempre vigorosas e verdes, e quando no outono, a folhagem transmuda de cor, passando por tonalidades variadas entre o laranja e o vermelho.

Ocorre que o clima quente de sua terra, aliado a baixa umidade do ar e a uma exposição intensiva ao sol, leva a esse tipo de problema. Uma das opções é promover uma desfolha completa da planta, sempre usando uma tesoura de pontas finas para cortar todas as folhas no pecíolo (talinho) mantendo este preso à planta. Com esse trabalho, a planta deixa de sofrer a baixa umidade e o alto calor, reduzindo sua perda hidrica. Favorece então a emissão de nova folhagem, que virá mais vigorosa e menor que a anterior.

Buscar um cultivo em area semi sombreada é uma boa chance de ter uma planta com folhagem verde por mais tempo, mas não garante totalmente essa situação, pois mais cedo ou mais tarde irá ocorrer a queima da folhagem novamente. Não há, então, nenhum recurso adicional que se possa estar adotando, para evitar definitivamente essa situação. Ela irá ocorrer de uma forma ou de outra, pois há que se considerar isso como sendo uma caracteristica de qualquer espécie afeita a um tipo de clima diferente daquele a que está habituada.

Aqui no DF, onde moro e cultivo essa variedade de acer, tenho sempre isso em conta. É preciso estar conformado com a situação e saber que apenas durante determinada fase do ano, geralmente na primavera, é que terei a planta plenamente verde e com a folhagem vistosa. Meu cultivo é a pleno sol, pois sei que não adianta ficar cultivando na sombra, pois o resultado é pifio.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil