|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Fev 23, 2012 5:59 pm Assunto: Identificação de espécie |
|
|
Pessoal, a cidade está cheia da árvore desta flor amarela. As árvores estão lindas mas não sei a espécie. Peguei umas destas "coisas"(esqueci o nome) que possuem as sementes. Gostaria de plantá-las. As flores nascem em buquês. É tanta flor que quando caem, formam um tapete amarelo na calçada.
Dúvidas:
1) Qual é esta espécie?
2) Como plantar? enterro no chao assim mesmo? tiro as sementes? deixo secar tudo e depois planto as semetes??
valeu!
 |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Fev 23, 2012 8:08 pm Assunto: |
|
|
É um ipê de jardim. (Tecoma stans) As "coisas" são os frutos dela. depois que secarem você pode tirar as sementes e plantá-las normalmente. As sementes são muito viáveis e as plantas crescem rapidamente.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 4:43 pm Assunto: |
|
|
Ipê amarelo.
Dizem que é uma boa para bonsai!
VLW _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 8:44 pm Assunto: |
|
|
Átila e Andrey, obrigado pelas respostas.
Pesquisei e pela semente vi que realmente trata-se de um ipê amarelo.
Pesquisando sobre a planta, me deparei com o seguinte:
"Como é uma espécie hermafrodita, o ipê-amarelo necessita de um agente polinizador para se reproduzir."
Isso quer dizer que a planta não brota por sementes?? |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 9:30 pm Assunto: |
|
|
fui tomar banho e fiquei pensando que talvez essa polinização que uma planta deve fazer na outra (com ajuda do ar ou insetos) deve ser justamente para dar as sementes e não uma muda, como eu estava pensando.
estou certo? |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 6:12 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Há uma confuzão aqui. O ipê de jardim (Tecoma stans) não é ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha), nem mesmo da mesma família.
O fruto da nativa denominada ipê amarelo é bem diferente deste que aparece na foto:
(http://www.ecoparquesperry.com.br/sperry/index.php?option=com_content&view=article&id=123:o-ipe-amarelo-e-sua-estrategia-de-reproducao&catid=16:noticias&Itemid=10)
Na verdade, o ipê de jardim é originário do sul dos EUA e México, e é considerado uma praga no território nacional, por se espalhar com muita velocidade e "sufocar" as plantas nativas, impedindo áreas inteiras de se regenerar.
Mas como bonsai, certamente, pode render ótimos trabalhos, principalmente pela facilidade em emitir flores, quando ainda jovem.
Abraços e boa sorte. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 6:14 pm Assunto: |
|
|
Desculpem, escrevi "confuzão", quando o correto seria "confusão". Ignorem o erro, por favor.  |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 7:39 pm Assunto: |
|
|
Verdade Thiago,
Lendo a matéria que o Andrey citou (muito interessante por sinal) eu percebi que esta não parece ser o mesmo Ipê. A começar pelo tamanho das árvores, todas que eu vejo não chegam a ter 30 metros.
http://www.jardineiro.net/br/banco/tecoma_stans.php
Depois de ler os danos que ela causa deu até medo de plantar.. hehehe
O ipê amarelo (não do de jardim) acho muito mais bonito.
Plantei as sementes (depois de quase 1 mês rs). Espero que o "prazo de validade" deste ipê de jardim não seja tão pequeno qto o "original"
Vamos ver no que dá e se conseguir alguma coisa, eu posto por aqui. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 1:14 am Assunto: |
|
|
É isso ai meu caro... Como eu disse antes, no primeiro post, trata-se de um ipê de jardim, que não tem nada a ver com o nosso nobre ipê amarelo, como sugerido pelo nosso amigo ANDREY, e que foi muito bem esclarecido pelo THIAGO BATISTA. Realmente trata-se de uma espécie invasora, mas eu não quis te dizer isso antes porque acho que não vem ao caso, afinal você não vai sair por ai plantando ipês (tecoma stans). Vai?
É muito simples e fácil diferenciar uma espécie da outra, simplesmente observando o formato dos frutos, como na foto postada pelo THiago, ou ainda pelo detalhe dos riscos na parte interna da flor do "Tecoma Stans" que não existe no ipê amarelo "TABEBUIA CHRYSOTRICHA", ou ainda pela folhagem totalmente diferente; e qualquer um com um pouquinho de conhecimento em horticultura, jardinagem e um pouco de observação mais cuidadosa, consegue perceber essas difderenças.
Quanto as sementes, como eu te disse antes, são muito viáveis, e germinam facilmente, e apesar do tamanho das folhas, pode dar um ótimo bonsai de médio a grande porte, e a textura do tronco é bem bacana também.
Boa sorte com suas mudinhas!!!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 11:11 am Assunto: |
|
|
Complementando as boas informações dos amigos, posso dizer, por experiência própria que o Ipê amarelo cascudo (Tabebuia Crysostricha) é excelente para se fazer Bonsai. O termo cascudo é porque a casca é bem cascuda e se parte facilmente.
Existem algumas técnicas para se conseguir um bom trabalho, sendo a primeira é de deixar engrossar bastante o tronco e depois podá-lo a não mais que 10 cm de altura.
Depois, à medida que os brotos nascem tem que ir podando sistematicamente durante o periodo todo em que estiver rebrotando e crescendo, sob pena de ficar pescoçudo.
Abraço
Meu Ipê no jardim
Meu melho bonsai de Ipê
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 12:58 pm Assunto: |
|
|
Muito bonito seu ipê Élio! Todos os dois... Também já tive um amarelo, que não está mais comigo, e que por falta de uma condução correta ficou meio "pescoçudo" como você diz
By atilamalcon1 at 2012-03-15[/img]
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 7:05 pm Assunto: |
|
|
Realmente, Átila, pena que ficou meio pescoçudo porque de resto, ficou excelente. Uma solução boa seria fazer um alporque no tronco. Só como nunca fiz em Ipê, não saberia dizer sobre o sucesso dessa empreitada.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 8:45 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Realmente, Átila, pena que ficou meio pescoçudo porque de resto, ficou excelente. Uma solução boa seria fazer um alporque no tronco. Só como nunca fiz em Ipê, não saberia dizer sobre o sucesso dessa empreitada.
abraço |
HAHAHA ...É verdade, tá parecendo mais um jequitibá. Pena essa planta não estar mais comigo... senão certamente já teria tentando uma alporquia pelo método do torniquete. Estou agora com umas estacas de uma variedade do amarelo de folha bem miudinha mesmo, linda... Espero que elas "peguem" logo. Você tem alguma experiência com estaquia de ipês? As sementes que retirei dele não germinaram; acho que coletei elas um pouco tarde demais. Mais vou continuar tentando.
Abraço!
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 10:01 pm Assunto: |
|
|
Átila, também não tenho experiência em estaquia de Ipê!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|