FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori Jubuticaba sabará
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 9:39 am    Assunto: Yamadori Jubuticaba sabará Responder com citação

Olá, Eis meu primeiro projeto. Tenho essa jabuticabeira que plantei com semente em um vaso onde ficou por 4 anos, depois eu passei para o chão e agora está com 9 anos e meio, como pretendo colocar outra planta neste local, farei dela um bonsai, preciso de ajuda dos experientes para me orientar a executar esse yamadori, passo a passo se possível pois sou iniciante na arte.
Tudo o que fiz até agora foi reduzir sua copa por orientação de um amigo experiente em aproximadamente 60% como mostra a foto, porém perdi o contato com essa pessoa e agora estou a deriva.
Ps. Moro na serra gaúcha e nosso inverno aqui é rigoroso, sendo assim acredito que a orientação sobre quando executar as tarefas é muito importante...me ajudem!!! Obrigado.

Antes da poda, nov. 2011 marcado onde podei.
[http://www.flickr.com/photos/76313386@N05/7000677447/]

Após a poda e com as novas brotações. foto atual
[http://www.flickr.com/photos/76313386@N05/6854558554/]

Detalhe da base, fiz um tracionamento em um dos troncos mas não sei se resolverá, com medo de rachar devido a força aplicada, eu coloquei uma espécie de torniquete para prender a forquilha...idéia minha..podem criticar se preciso.
[http://www.flickr.com/photos/76313386@N05/6854558160/]

Editado pela última vez por Claudio Soares II em Qua Mar 21, 2012 5:45 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

POSTA AS FOTOS CORRETAMENTE
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Não consigo postar corretamente, fiz como orienta o tutorial mas a imagem não aparece, nem ao menos consigo visualizar a imagem do meu avatar...alguém aí me ajude por favor.
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 9:30 am    Assunto: Responder com citação

EU COSTUNO USAR ESSE SITE AQUI:
http://tinypic.com
VE SE TE AJUDA
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Claudio tete copiar o URLda imagem até a palavra jpg

aí você clica em IMG(está naqueles botões acima da caixa de texto

exemplo

[img][http://www.flickr.com/photos/76313386@N05/7000677447/jpg[/img]

espero ter ajudado Smile

abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fabio Lima
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 11:24 am    Assunto: Responder com citação

fala ae galera...
eu hospedo no phobucket....
tenho imagens pacas lá e nunca deu pau...
100% free

abraços
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

Parece que finalmente consegui, obrigado galera.

Aqui está a 1ª foto, em novembro de 2011, antes da intervenção, cresceu livre no chão, parece ser dois troncos mas não é, eles se dividem bem próximo do chão.

Por orientação de um amigo já experiente, eu reduzi a copa em novembro, marcação em vermelho onde foi a poda a 4 meses atrás e aqui está a foto recente com as novas brotações.

Abaixo está o detalhe da base.

[/img]

Obrigado por me ajudarem.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2012 10:52 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Independentemente do tempo que faz na serra gaúcha, a época correta para voce retirar sua jabu do solo é no inverno, bem no meio da estação. Prepare antes um substrato drenante, composto por caco ceramico, areia de construção e bioplant (este ultimo é vendido comercialmente com destinação para a germinação de sementes, para horticultores. outros nomes: plantax, plantmax, bioplantax, etc). Misture os ingredientes em porções iguais.

Após retirar, analise o sistema radicular: corte fora o maximo de raizes grossas, preservando o maximo de raizes finas possível. Elas é que irão alimentar a planta e favorecer a recuperação. Após a retirada e o corte das raizes, replante numa bacia plastica grande, com no minimo 15 cm de borda, ou até mais, bem perfurada no fundo e na lateral, o que irá favorecer a oxigenação das raizes e o escoamento completo da agua da rega diária.

Antes de planrtar, tão logo retire a planta e promova o corte das raizes, deixe as raizes capilares imersas em uma solução contendo hormonio enraizante. O melhor, que indico é o superthrive, à venda nos sites comerciais nacionais. Não tem igual, por isso vale a pena o investimento.

Forre uma primeira camada, de uns cinco dedos no fundo da bacia com o substrato misturado, deposite a planta com as raizes dispersas em toda a volta, em seguida cubra com mais substrato até uns dois dedos acima da base do tronco.
Pode usar um arame grosso para fixar a planta à bacia, evitando assim que a planta saia fora de rumo, após o reenvase. O arame deve ser passado por orificios no fundo ou na lateral da bacia e preso ao tronco, bem firme, para que não se solte nem deixe a planta ficar movel. Ele irá manter a planta fixada ao substrato devidamente, protegendo-a da ação de ventos fortes e chuvas.

Após o replante dentro das condições que citei, a planta deverá ficar em local onde receba luz e calor solar, bem como chuvas, o dia inteiro. Nada de sombra para ela. Regue abundantemente, até ver a agua sair limpa pelos orificios laterais da bacia. Só regue novamente ao final do dia, sempre ao mesmo horario todos os dias, desde que o substrato, abaixo da linha de superficie, esteja seco. Se estiver ligeiramente umido, não regue. Adubação apenas seis a oito meses depois do replantio, ou só quiando observar que a planta reinicia seu ciclo, com a emissão de novas e vigorosas brotações.

No primeiro ano, nada de podas, aramação, nem reenvase. Só adubação e mesmo assim apenas depois de transcorrido o prazo acima ou com a garantia das novas e vigorosas brotações, em toda a planta. Use adubo organico, em quantidades minimas, inicialmente, repondo então a cada 60 dias.

Podas, aramação, desfolha total: só depois do primeiro ano e meio de cultivo. Até lá, sol pleno o dia todo, todos os dias, rega diária e adubação nas condições descritas.

ÉPOCA PARA RETIRAR A PLANTA DO CHÃO E FAZER O QUE DESCREVI ACIMA: INVERNO. Estação do ano.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2012 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nickyfury pelo texto explicativo muito simples e objetivo, na verdade a única dúvida que ainda resta e que vc não citou é sobre a poda, neste processo que vc me colocou, vc sugere retirar a planta de uma única vêz, sem fazer a sangria das raízes previamente, li algo a respeito em outro fórum mas desconheço a técnica, sendo assim, como vou reduzir bastante as raízes, não teria que efetuar uma poda drástica também...isso pq ainda pretendo reduzir bastante essa planta, talvêz a metade para ficar bem proporcional, mas a pergunta é... Quando? no momento da retirada do solo ou em outra hora posterior a isso? Um forte abraço.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2012 4:00 pm    Assunto: Poda drástica aérea Responder com citação

Opa! Blz?

Como vç vai tirá-la somente no inverno, vç pode amenizar o estresse causado à planta por tais procedimentos...efetuando a poda drástica aérea desde já!
Sua planta ainda brotaria e chegaria no inverno com brotações antes da retirada, totalmente recuperada do trauma, aumentando ainda mais as chances de sucesso pós yamadori. Deixe os brotos cresçerem livrementes até lá e após a retirada vç pode encurtá-los e aí sim não fazer mais nada com ela por algum tempo. Quando ela responder com vigorosas brotações após o yamadori é interessante fazer uma seleção dos brotos e decidir quem sai e quem fica, deixando o restante crescer livremente, para que engrossem e entrem em harmônia em termos de desnível de grossura com a estrutura principal. Se optar por deixar crescer livremente, faça um aramação nos primeiro movimentos dos galhos para que não engrossem e dificulte o trabalho futuramente! Até mais!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2012 9:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marco, na verdade, se o nobre colega for retirar a planta no inverno deste ano, não poderá fazer as podas que voce e ele indicam, sob risco de perda material. O ideal é fazer então as podas redutoras este ano e no próximo inverno, isto é, ano que vem, fazer a retirada do solo.

No inverno, ao retirar a planta do solo, poderá reduzir drasticamente o sistema radicular da planta, cortando rente a base do tronco todas as raizes grossas que houver abaixo do nível de solo, cuidando porém de manter o maximo de raizes capilares, que são as finas raízes de alimentação.

Podar agora para retirar no inverno deste ano, não é aconselhável. Mesmo com a planta retomando brotações e reiniciando o ciclo, certamente ao sofrer a retirada do solo não conseguirá suplantar as intervenções concomitantes, e irá ocorrer ou perda parcial ou total da planta. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 26, 2012 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Mesmo com pouco conhecimento, concordo com nosso amigo nick, pelo que tenho lido, acredito ser melhor podar no momento da retirada no inverno que se aproxima, ou então, outra possibilidade, efetuar a sangria das raízes, deixando-a no chão por mais 1 ano e retirar-la somente no inverno do ano que vem quando as raízes capilares, resultantes da sangria já estiverem bem desenvolvidas. Sendo assim, resta-me saber qual das duas opções é mais recomendada para uma Jabuticaba.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 26, 2012 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Apesar de já ter logrado êxito em retiradas como mencionei, concordo tb que o procedimento explanado pelo Nick é sensato e prudente com menos chances de dar errado, independente da forma que for retirado.
Pude observar que a jabuticabeira sempre se mostrou à mim uma planta bem rústica e resistente. É uma das espécies que ainda não consegui matar. Motivos não faltaram para isso. Mas sei tb que nunca queremos errar, ainda mais com uma matéria prima única. Paciência é a chave que abre as portas da sabedoria
Boa sorte!abç
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 15, 2012 11:56 pm    Assunto: EVOLUÇÃO DO PROJETO Responder com citação

Meus amigos, decidi por deixar mais 1 ou 2 anos no chão, então efetuei outra poda drástica na jabu e reduzi bastante a altura em agosto, em setembro adubei com TM+FO e agora em novenbro entrei com xixi de minhocas da minha caixa de compostagem, ela emitiu muitos brotos, mas muitos mesmo, aí eu fiz uma seleção retirando os que nasciam na mesma gema, algumas lançaram até cinco brotos...fiquei impressionado... creio que terei que retirar mais mas deixarei amadurecem melhor pra eu selecionar os mais bem posicionados...por hora. deixarei crescer livre até o próximo inverno.

gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Lindíssima a sua jabuticabeira Cláudio!
Acompanhadeira o tópico para ver o resultado!

Até mais!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: