|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 1:59 pm Assunto: Pitangueira envazamento época certa |
|
|
Olá tenho uma pitangueira que encontrei em um vaso grande já era um arbusto grande e produzindo.
No início de setembro de 2011 fiz a primeira intervenção para no futuro transforma-la em um bonsai fiz uma poda bem drástica nela mas a mantive no mesmo vaso e comecei a cuidar dela.
Agora a planta já esta bem recuperada e pretendo dar o segundo passo que seria retira-la do vaso plastico e grande que ela está e coloca-la já em um vaso próprio para bonsai.
Mas essa planta deve ter muitas raízes e terei que fazer uma poda bem drástica também para poder envaza-la.
Gostaria de saber qual a melhor época do ano para fazer isso pois não tenho pressa nenhuma o objetivo é garantir a sobrevivência da planta, para em um terceiro passo definir e dar forma a seus galhos.
Desde já agradeço a ajuda de todos. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 4:15 pm Assunto: |
|
|
Eu esperaria alguns anos, antes dar dar o 2ºpasso! Pula do 1º pro 3º passo. Começe do nebari e vai subindo, quando tiver tudo pronto, o vaso definitivo. Tb posso tá falando besteira, se tu quiser colocá-la imediatamente no vaso, voçê pode, mas não é aconselhável antes de criar uma manta de raízes finas... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 5:22 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Eu esperaria alguns anos, antes dar dar o 2ºpasso! Pula do 1º pro 3º passo. Começe do nebari e vai subindo, quando tiver tudo pronto, o vaso definitivo. Tb posso tá falando besteira, se tu quiser colocá-la imediatamente no vaso, voçê pode, mas não é aconselhável antes de criar uma manta de raízes finas... |
Realmente é uma possibilidade primeiro estilizar ela, mas minha preocupação maior é realmente como preparar a planta para o transplante e qual época seria melhor para isso.
Obrigado pela dica. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Dom Fev 26, 2012 8:59 am Assunto: Re: Pitangueira envazamento época certa |
|
|
Dablo, eu não aconselharia esse segundo passo, não nessa ordem, prefiro criar uma base (estrutura) antes de transplantar para um vaso de bonsai como citou ao fazê-lo você diminui significativamente o sistema de raizes e assim desacelera a parte aérea ficando mais lenta a formação do seu futuro bonsai.Eu esperaria um engrossamento de galhos e formação de nebari como citou o nobre Marco. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Fev 27, 2012 12:45 am Assunto: |
|
|
Ainda está na época de desfolhar, sua planta apresenta um aspecto saudável, não sentirá a desfolha. Desfolhando e reduzindo o comprimento de galhos finos, permitirá a visualização do seu interior e de quebra aumentará a ramificação. Quanto a época de transplante, não sendo dias de extremo calor ou extremo frio, vç pode mexer nas raízes sem problemas. Vç pode tb reenvasar sem podar raízes, diminuindo ainda mais o risco de algo dar errado. O tronco está meio reto a desfolha dirá se tem futuro ou o melhor será podar drasticamente no final do inverno(de agosto à outubro) e começar um trabalho do zero mas com a certeza que será a coisa mais certa. As vezes quando desmanchamos todo um trabalho, estamos atalhando para chegar num caminho mais certo em um período de tempo menor. Imagine cultivar uma planta por dez anos, depois chegar a conclusão, através da experiência adquirida, que o trabalho nunca chegará aonde vç quer e começar do zero depois de dez anos de cultivo. Vale pela experiência de não passar mais por isso, somente. Se vç crer que o caminho não está sendo legal, mude, procure os meios pra isso. Transplante: Tendo um bom plano de adubação antes do procedimento e a temperatura estiver amena, manter alguns dias à meia sombra pós o transplante, sem adubar por uns 40 dias, usar um substrato composto mais ou menos por 60% matéria orgânica e 40% inôrganica(drenante: cacos de tijolo e/ou telha ou areia grossa:pedrisco granular, até mesmo akadama), terá tudo pra dar certo. Vai na fé irmão! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 12:30 pm Assunto: |
|
|
Interessante! Estou com uma muda de pitanga para começar a trabalhar. estava esperando o final do inverno pra fazer intervençõe snela. |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 7:08 pm Assunto: |
|
|
Desfolhei a planta a uns 20 dias e diminui bastante o tamanho dos galhos dela, aproveitei para aramar enquanto os galhos ainda estão flexíveis.
Comecei a preparar a planta para na próxima primavera transplantar ela para uma bacia menor e quem sabe depois de um bom tempo coloca-la num vaso.
Para colocar a planta em um recipiente menos fundo tenho que cortar a raiz pivotante grande e grossa que vai até o fundo daquele balde consegui chegar no começo da raiz pivotante sem interferir nas demais raízes e coloquei um arame bem apertado nela para ver se estimula a criação de mais raízes finas acima do arame mesmo assim ela já tinha uma quantidade considerável de raízes finas acima de onde precionei mas quero deixar assim até o dia que eu for realmente cortar a raiz assim sei que a planta jé estará mais preparada para a intervenção.
Depois de tudo isso a planta respondeu bem rápido e já esta cheia de folhas novamente, agora vou esperar mais um bom tempo para cortar a raiz pivotante.
Assim que puder posto uma foto dela para que possam acompanhar o desenrolar da história.
Abraços.
Diego. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 10:39 am Assunto: bonsai |
|
|
Frutiferas nativas, bem como algumas outras espécies, como o ptecolobium tortum (brazilian rain tree) devem ser trabalhadas de acordo com o período correto do ano, sob risco de perda material e mesmo morte da planta.
Jabuticabeira e pitangueira são duas das nativas mais difundidas no bonsai, e largamente exploradas nesse sentido. Mas é preciso estar atento a só realizar determinadas intervenções na época certa. Para as duas, reduzir o volume radicular, cortar raizes pivotantes, reenvasar, replantar, yamadori, dentre outros trabalhos nas raizes, só deve ser executado no inverno, nunca em nenhuma outra estação do ano, por mais saudável que esteja a planta,.
Para cortes radicais de tronco e galhos, podas em geral, aramação, ou seja, qualquer intervenção na estrutura aerea da planta, devemos priorizar esses trabalhos apenas na primavera. As duas outras estações do ano, como o verão e o outono, usamos adubar, regar e expor ao sol. E mais nada.
Podem alegar o que quiserem: que a planta está saudavel, que deu certo com a planta de fulano ou beltrano, etc. Vale o que está escrito aí em cima. Quem quiser se antecipar, que corra o risco de perda material parcial ou total, a seu critério. Sempre digo: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Paciência e calma não é para qualquer bonsaista. É para poucos. Então, faça como achar melhor.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|