| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO


Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Dom Mar 18, 2012 6:58 pm Assunto: Começará outono e a adubação? |
|
|
| Amigos, vem ai o outono. Desfolho e adubo? O que cada espécie exige? Podem me sugerir algo ou indicar algum link ou site? Abraço. |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 3:59 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando pois tenho duvida tambem.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
Capasciuti
Registrado: 02/10/08 Mensagens: 68 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 4:28 pm Assunto: |
|
|
Fala Colegas!!
Adubação x Estação do Ano é muito relativo. Não dá pra falar que deve ser assim ou assado... tipo, não tem regra. Vai depender do que vc quer com a planta.
Por exemplo:
- Pinheiros adubados fortemente desde o inicio da primavera, terão internós longos na proxima brotação, já se fertilizados no inicio do verão, terão internós menores.
- Acer, se adubado com pouco nitrogênio, melhorará sua cor outonal, já se fertilizado com mais nitrogênio, terá folhas mais verdinhas e em maior quantidade.
E assim vai... o negócio é estudar cada espécie e o que vc quer com ela no momento e do que ela esta precisando.
Abraços!! |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO


Registrado: 23/07/11 Idade: 41 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 5:21 pm Assunto: |
|
|
| acompanhando |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE


Registrado: 27/10/11 Idade: 51 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 5:36 pm Assunto: |
|
|
| TBM QUERO SABER, ACOMPANHANDO |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
wamoura 1.o PASSO


Registrado: 26/02/12 Mensagens: 144 Localização: Ipatinga-MG
|
Enviada: Seg Mar 19, 2012 7:46 pm Assunto: |
|
|
| Acompanhando |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 4:54 pm Assunto: Re: Começará outono e a adubação? |
|
|
| Edgard de Vinhedo escreveu: | | Amigos, vem ai o outono. Desfolho e adubo? O que cada espécie exige? Podem me sugerir algo ou indicar algum link ou site? Abraço. |
Edgard, desfolha, a partir de agora, não!
Adubo, costumo usar adubos com maior percentual de fósforo e potássio, no outono. Reduzo adubação que tenha muito nitrogênio.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO


Registrado: 17/03/11 Idade: 48 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Mar 21, 2012 12:54 am Assunto: |
|
|
Acompanhado
!!!!!!!!!!!!!!1 |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Mar 23, 2012 11:19 am Assunto: bonsai |
|
|
É preciso estar atento a certos detalhes, quanto à adubação: se forem mudas, plantas em crescimento, desenvolvimento, engrossamento de tronco, alongamento de galhos, usamos adubar com quantidades básicas de macro nutrientes, como chamamos a tríade NPK. Nesse caso, o nitrogenio tem fator otimizado, pois será bem acolhido pela planta e sua presença surtirá o efeito necessário.
Por outro lado, pré bonsai e bonsai são plantas especificas, com controle sistematico, e por isso devemos ter mais atenção à adubação. Como frisou bem o nobre amigo Elio, o melhor, no caso desse tipo de planta, é suspender o uso do Nitrogenio, ou usar o minimo, independentemente da espécie, pois o nitrogenio irá favorecer aumento no tamanho da folhagem, entrenós (ponto entre uma brotação e outra no galho ou entre os pontos de folhas) maiores, desenvolvimento acentuado no crescimento dos galhos, etc.
Por isso, é recomendavel ter prudencia e saber a que tipo de planta alude a questão, antes de se recomendar isto ou aquilo. E tipo de planta não se refere a espécie, mas ao que especifiquei acima, se muda, pré ou bonsai.
Por outro lado, recomendar quantidade tambem só é possível quando sabemos o tamanho da planta, vez que esse fator é preponderante. Se forem plantas minimas, pequenas, usaremos menos, aumentando a quantidade de acordo com o tamanho da planta. Isso vale tambem para o tipo de planta, isto é, se forem plantas tipo mudas novas, mudas velhas, pré bonsai, e o que se pretende com seu cultivo, pois determinadas ações como desfolha, podas, aramação e outras, pedem cuidado na adubação, por enfatizarem determinados pontos negativos em certas areas trabalhadas, e acentuarem pontos positivos noutras.
De uma maneira geral, não há uma resposta pronta para definir a correção quando ao manejo e aporte de adubação. Mas podemos e devemos sempre considerar essa situação acima, como um possível norteador, antes de realizar a adubação. Com isso, será possível um maior controle da adubação e do material cultivado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO


Registrado: 09/07/11 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 8:17 pm Assunto: |
|
|
Eu tb sempre tenho duvidas em como adubar os pre bonsais e bonsais. Eu tenho seguido os manuais da bonsai kai, mas pelo visto o osmocote eh melhor cotado e nao da o cheiro ruim dos adubos organicos. Quanto ao pinheiro negro, tenho muito mais cuidado, pois ja perdi 2 mudas por besteira e na embalagem do osmocote diz para nao usar no PN.
Qual seria o melhor adubo para essa especie?
Para quem se interessar e morar em sao paulo, vai rolar um workshop de adubacao na bonsai okuda no segundo sabado de abril.
Abracos |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 9:45 pm Assunto: |
|
|
| Marcio Misso escreveu: | Eu tb sempre tenho duvidas em como adubar os pre bonsais e bonsais. Eu tenho seguido os manuais da bonsai kai, mas pelo visto o osmocote eh melhor cotado e nao da o cheiro ruim dos adubos organicos. Quanto ao pinheiro negro, tenho muito mais cuidado, pois ja perdi 2 mudas por besteira e na embalagem do osmocote diz para nao usar no PN.
Qual seria o melhor adubo para essa especie?
Para quem se interessar e morar em sao paulo, vai rolar um workshop de adubacao na bonsai okuda no segundo sabado de abril.
Abracos |
Márcio, a informação sobre não usar o Osmocote em PN, não procede!
Quem colocou na sua embalagem está enganado, por 2 razões:
1. Não embalagem original (saco de 22,400 Kgr) não tem essa observação.
2. Uso há 4 anos sem problema algum.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
| Voltar ao topo |
|
 |
|