|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 02, 2012 9:48 pm Assunto: Reseda |
|
|
Galera hoje ganhei esta muda de resedá e queria pedir ajuda aos colegas como proceder com intervenções para corrigir os defeitos;pois,"a cavalo dado não se olha os dentes",estava pensando em um hokidashi.segue fotos
<script></script><noscript> </noscript>
<script></script><noscript> </noscript>
<script></script><noscript> </noscript> |
|
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Seg Abr 02, 2012 11:37 pm Assunto: |
|
|
Bem, as premissas: sou principiante, em situação parecida não investi no desenvolvimento de bonsai, ela se reproduz por estaquia (muito fácil), e, é só um palpite. Meu palpite: faça como eu, plante no chão, deixe crescer sem intervenção, dentro de dois anos, você já terá uma boa arvorezinha para tirar estacas (escolha um galho já com algum movimento, com cara que virá a ser um espécime razoável no vasinho), plante direto na mamadeira ou na garrafa pet com areia de construção (as duas brotarão), mais dois anos e vc poderá começar a trabalhar na muda a caminho de um pré-bonsai. Paciência, tempo, tempo e paciência, mas vale a pena. Edgard de Vinhedo. |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Ter Abr 03, 2012 9:51 am Assunto: |
|
|
amigo acho que você poderia fazer um alporque logo abaixo daquele ultimo galho seco:
e depois deixar aquele galho fininho da base se desenvolver(acho que depois de desenvolvido daria um belo mame)e cortar o tronco velho acima dele(corte o tronco nesse sentido"\"), e até ai você poderia fazer uma estaca com o tonco que sobrou e ficaria com 3 plantas pra trabalhar!!(se lembre,não faça tudo de uma vez,faça em etapas pra planta se recuperar).
Abraços espero ter ajudado!  _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 03, 2012 10:39 am Assunto: |
|
|
Wamoura, como não vejo um futuro p´romissor nessa copa e nem no tronco pescoçudo, minha sugestão é de podar a uns 5 cm acima do primeiro galhinho.
A medida que novas brotações surgirem deverão ser podadas para induzir brotações secundárias, terciárias...
Com isso poderá ter um hokidachi com tronco parrudo e baixo.
Mais ou menos como esse do Rock Jr.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 03, 2012 7:22 pm Assunto: |
|
|
Edgard muito obrigado pela sua opinião,mas não tenho onde plantar.
Tau sua idéia foi boa mas atualmente prefiro plantas entre 25 a40 cm(Kifu) ou até mesmo um Chu de 41 a 60 cm.
Elio posso fazer essa intervenção agora ou so no final do inverno? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 03, 2012 8:11 pm Assunto: |
|
|
wamoura escreveu: | Edgard muito obrigado pela sua opinião,mas não tenho onde plantar.
Tau sua idéia foi boa mas atualmente prefiro plantas entre 25 a40 cm(Kifu) ou até mesmo um Chu de 41 a 60 cm.
Elio posso fazer essa intervenção agora ou so no final do inverno? |
Wamoura, só no final do inverno.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 03, 2012 8:16 pm Assunto: |
|
|
Vlw vou esperar |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 8:53 pm Assunto: |
|
|
Ansioso para poder trabalhar meu reseda mas estou me segurando,sabem como são os iniciantes rsrs,todo dia na rega é uma tentação,tive até que colocar uma plaquetinha de lembrete para próxima intervenção. _________________ http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|