Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
wesleybiologia
Registrado: 28/07/10 Idade: 39 Mensagens: 38 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Jul 19, 2011 11:39 pm Assunto: Estacas de Primavera desenvolvendo! [Atualizado] |
|
|
Salve galera!!!!
Passando por uma rua perto de casa percebi q uma primavera enorme havia sido podada e resgatei alguns pedaços na tentativa de conseguir algum material por estaquia. Depois de uma limpeza e umas boas cerradas, foi o que restou....
lado inverso da foto anterior...
Deixei todas bastante tempo em água com enraizador e coloquei cada uma em um balde com areia grossa. Agora é fazer "figas" e praticar a boa e velha regra nº1 do livro de Dom Mario: "Paciência" ....hehehe
Abraço e muitas energias positivas!!!
Editado pela última vez por wesleybiologia em Seg Abr 02, 2012 4:05 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 12:51 am Assunto: |
|
|
Salve wesley!
Bote fé que elas pegam!
Eu apenas retificaria um pouquinho o corte do tronco onde sairiam as raizes. Mas as "bougan" são bem resistentes. Pegam facilmente.
Apenas colocaria tbm um selante nesses cortes grandes. Essa madeira pra apodrecer é bem fácil também.
Faz bio tbm?
Abraços |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 10:18 am Assunto: |
|
|
Wesley, vai pegar sim!
Como disse Gpsabino, bugas são resistentes...
Reforça as regas com enraizante, uma dose diária, e deixa na sombra por umas três semanas. Usa apenas areião puro.
Abraços e boa sorte.
Posta pra gente a brotação. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
Renato Rodrigues Roehrs escreveu: |
Posta pra gente a brotação. |
Se observar que estão brotando sem emitir raízes, elimine os brotos. Pois o grande motivo das estacas não vingarem é pelo fato de ter muito broto e poucas raízes, o que faz com que sequem mais rapidamente... fique ligado nisso... |
|
|
 |
wesleybiologia
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 4:06 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas e boas energias.......
Ezequiel, vou me atentar nisso sim brigadão!
Renato, elas estão em uma sombra mto boa só aguardando a recuperação no areião msm.....
gpsabino, eu passei cola de madeira nos cortes pq não tenho uma pasta selante ainda....ta funcionando bem aparentemente, não aparecereu nem sinal de fungos ainda.... e sou biólogo sim...me formei ano passado, somos parceiros de profissão??? hahaha....
assim que as brotações surgirem eu posto novamente!!!!
abração a todos! |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 6:41 pm Assunto: Primavera |
|
|
wesleybiologia,tens otimos materiais por ai.Tambem tive umna coleta destas a um anoe meio atras o pessoal tinha retirado uma primavera vermelha e peguei o que sobrou depois de um ano mais ou menos planteio em um meterial drenante e quando quase estava desistindo e colocando fora eis que surgiram as primeiras brotações foi uma alegria e hoje ela esta bem acredito que este ano ja vai florir dai nesta primavera devo dar um formato a ela.Nao desista.
Abraços |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 38 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 11:45 am Assunto: Re: Primavera |
|
|
Tens um ótimo material em mãos, parabéns, mas oque me chamou mais atenção foi a "escala" usada kkkk.
Abração e sucesso com a planta. _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
wesleybiologia
|
Enviada: Ter Jul 26, 2011 9:49 pm Assunto: |
|
|
hahahaha.....pois é!!! foi o que tinha na hora, uma caixa de fósfora acho q não ajudava muito!!hahah....
Valeu galera!!! |
|
|
 |
wesleybiologia
|
Enviada: Seg Abr 02, 2012 3:36 pm Assunto: |
|
|
Depois de quase um ano, retorno para mostrar como andam as "meninas"..haha......
A estaca da primeira foto (com os galhos curvados) ainda não transplantei, vou arrumar uma bacia mais baixa e depois pensar em algo...não vou postar fotos pq (além de ter esquecido de tirar) esta td "cabeluda", não dá p/ ter muita ideia de estrutura por foto.
A estaca do pedaço menor não resistiu e "foi-se". Ela chegou a emitir umas brotações, mas não resistiu.
A estaca da última foto eu já tenho algo em mente, que vou descorrer junto as fotos:
O 1º galho da direita eu não mexi pq ele está lascado (pequeno acidente), vou deixar ele se recuperar primeiro.
O 1º da esquerda é deixar ramificar.
Tem 1 galho no fundo que precisa ramificar e ir fechando.
O 2º da direita seria o ápice ou o último antes do ápice, ai vou cortar uns 3 ou 4 cm acima dele.
Depois é trabalhar madeira morta.
Lateral
Há tbm a idéia de se cortar logo acima do 1º galho da direita e estrutura a planta mais baixa.
Assim que comprar as bacias mais adequadas e a disposição de alguns colegas farei as intervençoes, enqt isso aguardo as dicas e criticas do colegas aqui do forum.
Ahhh.. os galhos que estão acima eu cortei depois da foto pq já estava escurecendo....
Abraço e muitas energias positivas!!!!! |
|
|
 |
wesleybiologia
|
Enviada: Seg Abr 02, 2012 4:04 pm Assunto: Estacas de Primavera desenvolvendo! [Atualizado] |
|
|
Agora tenho que mudar o assunto....  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Abr 02, 2012 8:32 pm Assunto: |
|
|
Bom, o mais importante está aí. Uma muda cavalar. A partir de agora é trabalho, paciência, criatividade, técnica, enfim... tendo matéria-prima dá para fazer bonsai... sem matéria-prima pouco adianta a técnica. Vá em frente, o tronco está bonito.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
wesleybiologia
|
Enviada: Qui Abr 05, 2012 10:45 am Assunto: |
|
|
Pois é, a disposição para o trabalho e paciência não me faltam. A criatividade, este forum tem me auxiliado bastante a desenvolve-la. A técnica, tenho mestres de peso me instruindo: Sr. Mario, Rinaldo, Edmilson e Anderson aqui de Ribeirão! hehehe...Por falar nisso, em breve, vou precisar da ajuda dessas personas, pois ainda não tenho algumas ferramentas para trabalhar essa planta =/ ..... Abrç!!!! |
|
|
 |
|