FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ACER com ponta dos galhos e folhas secando
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
furian



Registrado: 15/04/12
Idade: 58
Mensagens: 2
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2012 11:11 am    Assunto: ACER com ponta dos galhos e folhas secando Responder com citação

Moro em Porto Alegre no Rio Grande do Sul em um apartamento, como não tenho área aberta tenho meu ACER dentro de casa.

Apesar das dificuldades de controle de umidade e iluminação, a arvore vinha bem ate pegar uma "praga" nas raízes, constatada pelo bonsaísta de quem eu havia comprado que ao reenvasar percebeu uma espécie de "ninho" nas raízes no inverno passado. Após isto a arvore voltou a crescer na ultima primavera.

O que me tras a lhe escrever é que hoje meu ACER esta com as pontas dos galhos apodrecendo (escurecendo) e folhas com as pontas secando porem a terra esta sempre úmida, ao perguntar ao bonsaista ele me falou que era em função do tempo muito quente (final do verão) e que os ACER dele também estavam assim, que eu deveria regar com mais freqüência, porem rego a arvore quase todos os dias com dois litros de água que escorrem quase todo pelo dreno do vaso, como moro em apartamento utilizo uma bacia para coletar a água e vejo que dos dois litros que entram no vaso saem 1,7 a 1,8 litros, ou seja a terra só absorve uns 200 ml de água.

Como podem os galhos apodrecerem e as folhas secarem, gostaria de saber se é por pouca ou muita água? será que pode ser alguma praga de novo nas raizes?

Desde já agradeço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wamoura
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/02/12
Mensagens: 144
Localização: Ipatinga-MG

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2012 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

furian a rega no verão deve ser feita em abundância mas nunca nunca mesmo o solo deve ficar encharcado corre o risco de afoga as raízes(lembrando sempre que as mesma precisam respira) então só regue se a parte de cima do substrato apresentar sinais de seca,sinais não secar totalmente,tem dado certo com minhas plantas.
_________________
http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2012 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Furian, de fato é tão fácil matar uma planta por excessso de água quanto por falta. a gregra básica de rega é como o colega wmoura falou: somente se rega no momento que perceber que a parte de cima do substrato já secou. Se fosse possível ver o interior do substrato e saber o momento exato em que ele ficaria seco, talvez este momento fosse o ideal para regar. Ou seja, a planta necessita que a terra praticamente seque para ser regada novamente. Daí a observação da parte superior do substrato que quando recém estiver seca, ainda tem umidade de garantia um pouco abaixo.
Bom, esta é uma questão.
A outra é a época. Já estamos em pleno outono e os ácers já começa a maturar as folhas. Se estivesse ao sol, elas passariam do verde para o amarelo-alaranjado e depois avermelhado para finalmente secar e cair. Como está em apartamento vão secar e cair. Isso é o normal e natural. Após a que das folhas ele somente vai brotar novamente no final do inverno-início de primavera. Até lá os cuidados com excesso de regas deve ser ainda maior, pois estará sem folhas que são as maiores responsáveis por sugar umidade do solo, evaporando posteriormente... Então é ainda mais importante que não seja feito rega enquanto o substrato ainda estiver úmido. Não adianta ficar colocando 1 ou 2 litros de água. A quantidade de água que se coloca é apenas até começar a sair água pelos furos do vaso...
A tal de praga das raizes provavelmente teria sdo fungos, que adoram situações de umidade excessiva...
De qualquer modo, se seu acer ficar sempre dentro de casa, a vida dele não será longa, lamento dizer. O bonsai é uma árvore e como árvore tem que viver com sol, vento, chuva, enfim todas as intempéries. Ao menos uma área aberta ou uma sacada, ou uma janela onde bate sol uma parte do dia e tenha ventilação será absolutamente necessário...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil