Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 2:28 pm Assunto: arvores adultas morrendo |
|
|
pessoal estou tendo problemas no pomar do meu sogro la no sitio, não são bonsai... são arvores do tipo citrus q tão apresentando sintomas como.
primeiro amarela as folhas e depois aos poucos vai piorando, no caule proximo a terra ela comessa a apodrecer, ae aparecem incetos tipicos de madeia podre como formiga (umas pretinhas pequenas q fica entre a casca e a madeira) e tb uma especie de cupim (não e dakele da terra nem akele que faiz umas bolas) uns bem pequenos meio amarelados e ficam como as formigas entre a casca e a madeira. nas folhas num tem sinal de parasitas. no tronco tem umas manchas brancas ( sei q isso e uma doença tb mais essa num chega a matar a planta ate onde eu sei) percebi umas pintinhas pretas parecendo fungo, mais ai num sei se e o causador ou apareceu por causa da madeira apodrecendo. as ultimas 2 tentamos aki mais moreu, tem um agronomo que fico de ir la da uma olhada, mais isso ja tem quase 1 mes...
segue as fotos
 |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Abr 19, 2012 10:26 pm Assunto: |
|
|
Você realmente precisa de uma pessoa capacitada pra examinar isso de perto. É uma pena perder plantas produtivas assim.
AH! As manchas brancas não são doença, são líquens.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 4:49 pm Assunto: |
|
|
po pessoal pelomenos alguma ideia doke pode ser? alguma doença que cause isso |
|
|
 |
wamoura 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 20, 2012 10:31 pm Assunto: |
|
|
tenta observar se tem algum tipo de inseto tipo pulgão e etc,existe várias possibilidades por isso a dificuldade de ajuda.Tenta ver tudo que possa ser estranho e que não existia e vai eliminando as possíveis causas,a distancia fica muito difícil. _________________ http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Ter Abr 24, 2012 1:29 pm Assunto: |
|
|
OLA SMART2.
ISTO QUE ESTA MATANDO SUAS PLANTAS É UMA DOENÇA CHAMADA DER GOMOSE DO CITROS, O CONTROLE É MAIS POR PREVENÇÃO AS MUDAS DEVEM SEMPRE SEREM ENXERTADAS NUMA ALTURA MINIMA DE 20 CM DO CHAO, E EVITAR LUGARES MUITO UMIDOS, VC DEVE RETIRAR A PARTE DA CASCA QUE ESTA NECROSADA E TRATAR COM CALDA SUFOCALSTICA APLICADA DE PINCEL NA AREA DESCASCADA, PODE SER TAMBEM CALDA BORDALESA DESDE QUE SEJE BEM CONCENTRADA DE FORMA A APLICAR COM PINCEL.
NAO SE PREOCUPE QUE NENHUS DESTES PRODUTO VÃO FAZER MAL A SUA PLANTA. OUTRO CUIDADO A SE TOMAR E NAO DEIXAR MUITO MATO SOMBREANDO EMBAIXO DAS PLANTAS O IDEAL É MANTER SEMPRE A VEGETAÇÃO RASTEIRA. ESPERO TER AJUDADO. |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 24, 2012 9:36 pm Assunto: |
|
|
graças uma luz no fim do tunel... vlw amigo ja tenho 1 rumo a tomar. so mais uma coisa, alguma indicação de produto quimico para o tratamento, pq aki e mais facil o quimico doke manual. tipo folidol sei la, tenho um tal de assist (base de oleo mineral) posso misturar no caso tb né. |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 25, 2012 12:15 pm Assunto: |
|
|
AMIGO NEM UM OUTRO PRODUTO VAI FUNCIONAR TAO BEM COMO OS QUE TE RECOMENDEI, E ALEM DISSO NAO SÃO TOXICOS O QUE JA É BEM LEGAL, E A EFICIENCIA É MUITO BOA, E BAIXISSIMO CUSTO. SE NAO ENCONTRARES ESTES PRODUTO AI EU NAO SEI SE ESTE FOLIDOU VAI RESOLVER PORQUE ALEM DE TRATAR A CALDA OU PASTA BORDALESA VAI FAZER UMA PROTEÇÃO NO LOCAL QUE FOIU DESCASCADO ATE QUE SE FORME UMA NOVA CASCA.
PASTA BORDALEZA
500 G DE CAL VIRGEM OU NAO TANTO FAZ.
500 G DE SULFATO DE COBRE.
1 L DE AGUA
PASSAR NAS LESÕES DE PINCEL.
CALDA SULFOCAUSTICA ENCONTRA SE EM LITROS EM AGROPECUARIAS.
PODE SER APLICADA PURA DE PINCEL NAS LESÕES.
QUALQUER DUVIDA ESTOU AS ORDENS. |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 25, 2012 2:42 pm Assunto: |
|
|
fexado então vo comessar a procurar os ingredientes, realmente a parte da proteção extra ajuda mesmo, por acaso num tem necessidade de misturar um pouco de oleo mineral nõa né, ou ajuda +? esse eu ja tenho comprado e num to usando |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 25, 2012 10:11 pm Assunto: |
|
|
ANDRADE escreveu: |
PASTA BORDALEZA
500 G DE CAL VIRGEM OU NAO TANTO FAZ.
500 G DE SULFATO DE COBRE.
1 L DE AGUA
PASSAR NAS LESÕES DE PINCEL.
|
vo fazer metade da dose... SULFATO DE COBRE e carrooooooo
270 G DE CAL VIRGEM OU NAO TANTO FAZ. Ganhei
270 G DE SULFATO DE COBRE.9 sakinho de 30g por R$2,50 kda = R$22,50
tem certeza das medidas? dei uma pesquisada e achei isso ai...
Os ingredientes para fazer a pasta bordalesa são:
1Kg de sulfato de cobre
2Kg de cal virgem ou 3Kg de cal hidratada nova
12 litros de água limpa.
em outro...
100g de cal para pintura (novo)
100g de sulfato de cobre
1L de água
em outro...
4.2 Pasta bordalesa
Para se preparar à pasta, utilizar:
l kg de sulfato de cobre
2 kg de cal virgem
10 litros de água
agora me perdi todo...
posso usar esse teste aki?
Se o preparado estiver muito ácido, o que pode prejudicar as plantas, a lâmina de ferro escurecerá. Neste caso acrescente um pouco mais de leite de cal à calda e repita o teste. Faça isso quantas vezes for necessário, até a lâmina não escurecer mais. |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 12:10 pm Assunto: |
|
|
smartz, podes usar qualquer um, mais as receita que te passei é melhor para aplicação com pincel, e neste caso nao tem problema ser bem consentrado, pelo contrario. eu trabalho numa empresa de pesquisa agricula e temos usado sem problema esta consentração, é claro para este tipo de tratamento, se for para tratamento das folhas por ex. seria bem mais fraco. certo abraços |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 5:27 pm Assunto: |
|
|
ANDRADE escreveu: | smartz, podes usar qualquer um, mais as receita que te passei é melhor para aplicação com pincel, e neste caso nao tem problema ser bem consentrado, pelo contrario. eu trabalho numa empresa de pesquisa agricula e temos usado sem problema esta consentração, é claro para este tipo de tratamento, se for para tratamento das folhas por ex. seria bem mais fraco. certo abraços |
fexado então amigo, irei preparar e passar esse final de semana ja que e la no sitio do sogrão, posto fotos do evento provavelmente segunda...
so mais uma duvida. devo repetir a aplicação com quanto tempo? 15 dias, apos a chuva lava? |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 11:59 pm Assunto: |
|
|
ta ai o trabalho do feriadão.
fiz como indicado so num achei o pincel... então meti a mão (mão mesmo) na massa e passei na bruta ja que era poca coisa mesmo.
está em teste, tem varios outros pés ja dando sinal da doença.
quanto a aplicação como podem ver nas imagens passei ate uma certa altura que entendi nesseçario. gostaria de saber se tenho que repetir a aplicação, quanto tempo depois, mesma dosagem, algum cuidado extra? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Maio 04, 2012 9:21 am Assunto: |
|
|
Ficou muito bom! O que bode acrescentar, em termos de higiene preventiva, passar escovinha de aço no tronco, retirando sujeira, líquens e de repente aplicar aquele óleo mineral que vç mencionou...através da pulverização de tronco e folhas. Uma boa adubada com terra preta, rica em húmus e esterco curtido! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 04, 2012 12:16 pm Assunto: |
|
|
SERVIÇO BEM FEITO, PARABENS!
AGORA SE VOCE QUISER TIRAR AQUELES LIQUENS DOS TRONCOS VOCE PODE APLICAR A CALDA SULFOCAUSTICA NUMA CONCENTRAÇÃO DE 10 % OU SEJA 9 LITROS DE AGUA E 1 DE CALDA SULFOCAUSTICA, E PULVERIZAR DIRECIONADO NOS TRONCOS AGORA NOS MESES FRIOS. OS LIQUENS VÃO SECAR E CAIR . ABRAÇOS E BOA SORTE |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Maio 04, 2012 1:23 pm Assunto: Bonsai |
|
|
A calda sulfocaustica, seria a usada em madeira morta no bonsai? A base de enxofre,cal virgem e água... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|