Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Abr 26, 2012 11:44 am Assunto: Manual Básico p/ Pinheiros |
|
|
Olá amigos,
Depois de muita pesquisa na web, de perguntar aqui e ali, ainda assim fiquei com todas as dúvidas possíveis e impossíveis sobre os Pinheiros.
As informações que encontro sempre são muito técnicas confundindo ainda mais a cabeça de iniciantes como eu. As imagens encontradas nem sempre são boas e as informações sempre estão em inglês ou japonês, línguas que desconheço totalmente.
Então resolvi por conta própria criar meu manual de pinheiros. Fiz alguns desenhos toscos e com grande ajuda do amigo Elio aqui do fórum estou inciando este manual. Todos os créditos devem ser dados ao amigo Elio, que gentilmente se dispôs a responder minhas questões baseadas nos desenhos.
Acredito que essa seja uma forma mais didática de aprender, além de que tem aquela velha chacota " não está entendendo, quer que eu desenhe?"Rsrsrs.
Este manual não tem de forma alguma a pretensão de ser absoluto e muito menos definitivo, ao contrário quero contar com ajuda de todos aqui do fórum p/ enriquecê-lo com questões e imagens melhores, além de opniões, novas informações e correções de informações erradas ou mesmo novas forma de explicar algo de maneira mais elucidativa.
Espero que gostem e ajudem muito.
O manual e composto no inicio por minhas imagens (toscas,rsrs) as questões que fiz em cima delas e as ótimas repostas diretas do amigo Elio.
"Elio, mais uma vez obrigado!"
Imagem 1
P: No caso da imagem acima, se eu pinçar as agulhas na parte de trás do galhos o que acontecerá?
Resposta: Nada! Mas o galho continuará alongando. Eventualmente surgirão brotos mais na ponta, como as duas velas adicionais da figura.
Imagem 1A
P: Se for feito um corte logo abaixo da parte mais densa de agulhas que resultado esperar?
Resposta: O galho poderá apresentar brotações, mas não em lugar definido por você. Se não estiver bem saudável poderá morrer!
Imagem 1B
P: Se esse corte for feito um pouco mais acima como na imagem acima que resultado esperar?
Resposta: Mesma situação anterior
Imagem 1C
P: Se for efetuado uma pinçagem na vela maior qual resultado esperar?
Resposta: 1º Novas agulhas no que restou da vela e agulhas nas outras 2 velas.
2º +ou- três meses depois podar totalmente a vela para, onde ficou o corte, surgir 3,4 ou 5 novos brotos.
Imagem 2
P: Na imagem acima tem como provocar uma brotação na parte lisa do galho?
Resposta: Difícil! Podando totalmente a vela poderá ocorrer que as auxinas “acordem” as gemas latentes.
Imagem 2B
P: Se eu pinçar totalmente as agulhas abaixo das agulhas da ponteira qual resultado irei obter?
Resposta: Aparentemente nenhum!
Imagem 3
P: Se eu pinçar todas as velas da ponteira o que irei obter?
Resposta: Poderá inibir novas brotações, principalmente se for feito no outono/inverno
Imagem 4
P: Quais as opções p/ um galho com a formatação da imagem acima?
Resposta: Cortar esse galho primário logo após o 4º galho secundário _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Sex Abr 27, 2012 12:25 pm Assunto: |
|
|
Adorei o post !! Parabéns pela iniciativa !!
Vou tentar contribuir tbm !!
Vai me ajudar muito !!
Vou acompanhar !! _________________ Franciane |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 27, 2012 1:28 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Francine.
Espero a sua contribuição, assim cm dos amigos do fórum. Se tiver dúvidas post as aqui. Se puder fazê-las baseadas em desenhos ou imagens melhor ainda.
Caso vc ou algum amigo quiser postar uma dúvida e ñ tenha conhecimento em desenhos, me mandem uma MP p/ trocarmos ideias p/ bolar um desenho da dúvida em questão. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sex Abr 27, 2012 3:15 pm Assunto: |
|
|
E ai, blz?
oq se faz nos pinheiros entre abril e maio?
qual procedimento?
abçs |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sex Abr 27, 2012 9:40 pm Assunto: |
|
|
ESSA EU JA TINHA VISTO, MAIS MSM ASSIM FICO NA DUVIDA.
E AI FALOU COM O INAR? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 01, 2012 5:27 pm Assunto: |
|
|
Ricardo L C escreveu: | ESSA EU JA TINHA VISTO, MAIS MSM ASSIM FICO NA DUVIDA.
E AI FALOU COM O INAR? |
Ricardo, Maio é hora de retirar as agulhas velhas (se tiver novas e se as etapas anteriores foram feitas).
Junho é hora de podar e aramar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2012 9:23 pm Assunto: |
|
|
Este é o procedimento que deve ser feito agora em maio ??
 _________________ Franciane |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Ter Maio 01, 2012 10:20 pm Assunto: |
|
|
Caro Donegá,
Este material será de grande valia para nós, pois assim como vc eu estou meio confuso com os tais pinheiros. Este será meu ponto de pesquisa, e tambem a materia onde o nosso amigo Elio faz o ciclo completo do PN.
Boa iniciativa!!
Grande abraço |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 5:09 pm Assunto: |
|
|
Dúvidas:
Poda e aramação devem ser feitas no inverno ??
E deve se proceder da forma como foi mostrada nas figuras acima ?? _________________ Franciane |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 8:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Franciane,
A poda e aramação devem ser feitas no inverno devido a dormência das plantas nessa época do do ano, ou seja, o metabolismo das plantas diminui, consequentemente não há ou diminui muito o engrossamento dos ramos, o que permite a colocação e manutenção dos arames por alguns meses sem que cause marcas nos mesmos. Já a poda se beneficia desta época por motivo semelhante, ou seja, também pela diminuição do metabolismo há menos produção de seiva e menos perca da mesma pelos cortes realizados nas podas, o que ocasiona menos riscos as plantas. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 9:06 pm Assunto: |
|
|
Franciane, é como o Donegá disse!
Aconselhavel é colocar 30 dias entre remoção das agulhas e aramagem.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 9:09 pm Assunto: |
|
|
Dúvida
Baseado nas imagens sobre pinçagem e aramação a serem realizadas no mês de maio, faço os seguintes questionamentos:
1- Por que devo realizar esse procedimento? Qual o objetivo?
2- Qual resultado devo esperar obter realizando esse procedimento?
3- Se não realizar esse procedimento, o que poderá ocorrer? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 9:21 pm Assunto: |
|
|
Donegá escreveu: | Dúvida
Baseado nas imagens sobre pinçagem e aramação a serem realizadas no mês de maio, faço os seguintes questionamentos:
1- Por que devo realizar esse procedimento? Qual o objetivo?
R: Para aliviar aquelas acículas todas que cobrem todos os galhos primários secundários mostrando um visual poluído.
2- Qual resultado devo esperar obter realizando esse procedimento?
R: Melhor desenvolvimento das novas velas que surgirão e consequentemente brotação de novos galhos. Como quando se faz a desfolha de uma caducifólia, por exemplo.
3- Se não realizar esse procedimento, o que poderá ocorrer?
R: Planta afogada de agulhas; insolação deficiente no interior, maior probabilidade de doenças (fungo, por exemplo); |
Ah, como postei acima, recomendo retirada de agulhas em maio e aramagem em junho. _________________ Elio
|
|
 |
|