|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarceloC

Registrado: 17/03/12 Idade: 56 Mensagens: 13 Localização: Mafra-SC
|
Enviada: Sáb Maio 05, 2012 11:36 pm Assunto: Jabuticabeira Ajuda |
|
|
Amigos,
Adquiri esta jabuticaba de um viveiro, a planta tem 1m de altura e o tronco 4,5cm de diâmetro na base.
Minha idéia, para já, é colocá-la em uma bacia grande, bem mais larga que esta lata em que ela está, sem mexer no torrão.
Minhas dúvidas são as seguintes:
A árvore já tem o tronco mais ou menos robusto e acho que poderia partir para o trabalho da parte aérea, porém não sei qual a proporção ideal entre a grossura do tronco e a altura da árvore para estabelecer a altura da poda, vocês seguem alguma regra neste sentido?
Imagino que se a idéia for fazer um bonsai de tamanho grande o tronco deve ser mais robusto, mas para um shohin esta bitola já esteja harmônica... não?
Ou será melhor manter a estrutura original da planta apenas eliminando o excesso?
Outro detalhe, não consegui saber a variedade desta jubuticabeira, as folhas são relativamente pequenas e ela não tem sinal de já ter produzido frutos, acredito então que não se trata de uma híbrida, alguém arrisca um palpite?
Vejam as fotos:
[/img] |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 06, 2012 12:50 am Assunto: |
|
|
Marcelo, sobre a proporção, antigamente os japoneses estabeleciam como sendo de 9 para 1 a proporção máxima e estabeleciam como sendo o proporção ideal 6 para 1. Hoje em dia essas proporções são ainda menores chegando a 2 para 1. Cabe a você definir qual é o melhor caminho. Você pode aproveitar esse inverno e fazer a poda drástica, talvez em agosto ou começo de setembro, enquanto ainda estiver frio. Lembre-se de proteger o corte com alguma pasta selante.
Sobre o transplante para um vaso maior eu acho desnecessário já que você vai começar o processo de redução de altura. Transferir plantas para vasos maiores ou para o chão só se for para engrossar o tronco.
Abraço. |
|
|
 |
MarceloC

Registrado: 17/03/12 Idade: 56 Mensagens: 13 Localização: Mafra-SC
|
Enviada: Dom Maio 06, 2012 6:58 pm Assunto: |
|
|
Ok Marco,
Obrigado pela dica.
Abs. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|