FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sistema de irrigação c/ timer
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2004 1:46 pm    Assunto: Sistema de irrigação c/ timer Responder com citação

Pessoall...


Uma contribuição pros colegas bonsaistas que passaram pelas mesmas dificuldades no trato de seus bonsai durante as viagens.






Aí estão as fotos do sistema de irrigação automático e de baixíssimo custo, ideia do amigo Olavo aqui de SP , ele colocou nos outros fórum, então reolvi postar aqui tambem para ajudar a quem se interessar.

A idéia é ajudar os colegas que como eu, vão viajar agora no final do ano e ficariam preocupados com a água dos seus bonsai... e grana é claro...


Relação do material ...



Timer mecânico: R$15,80 na Irka - Rua Vitória 346 – Sta Efigenia

Timer



Válvula solenóide de máquina de lavar : Ou válvula retentora de saída como os técnicos chamam.

Válvula da Brastemp antiga é mais barata R$6,00 na Rua Glete entre o nr 700 e 800 tem várias lojas.

Pra instalar tem uma seta no sentido em que passa a água.
Comprar as conexões hidráulicas necessárias a rede Hidráulica (luvas, veda roscas, abraçadeiras etc...
É só colocar um fio paralelo (ou dois pólos) ligacos nos dois conectores metálico da válvula e com uma tomada na outra ponta e ligada no Timer .

Válvula


Mangueira ou encanamento preto flexível: Rolo de 50 Mt na C&C R$16,50

Mangueira


Micro-aspersor: Nas lojas próximo ao CEAGESP (uma das travessas da Dr Gastão Vidigal , acho que é na Rua Heliópoilis ou uma próxima R$0,50 cada mais R$0,25 cada vedação azul.
Existem vários tipos de aspersores, os que estou usando e achei melhor são estes com a tampinha verde e um outro com tampinha laranja.

A diferença entre os dois é que o laranja solta um spray mais fino que o verde


Pra colocar a vedação tem que furar a mangueira com uma broca de 7 mm, encaixar a vedação e depois o aspersor...
Se vazar é pq a vedação rasgou, é bom comprar umas a mais!


Micro asperssor


CAPSA - R. Aroaba , 391 - Vila Leopoldina - 3831-6348
A rua começa num dos lados do CEASA, na Av Dr
Gastão Vidigal.

Como os endereços são todos aqui de SP Aí vai o link do fabricante pra se conseguir um representante mais próximo e descrição dos aspersores. Os demais materiais acha-se com mais facilidade.

www.agrojet.com.br

Tem um modelo, acho que com a vasão de 6L/h creio ser mais adequado pra ficar os 15 minutos ligado.




A programação do Timer é muito simples...

Ajuste na seta a hora local
Abaixe 1 pino no horário em que vc queira que a rega seja feita (no meu caso coloquei 15 min. As 9:30hs e mais 15 min. As 15:30hs,
Cada pininho preto abaixado corresponde a 15 minutos do mecanismo ligado ou tempo da rega.

Programação


O timer gira durante as 24:00 hs e toda hora que passar por um pino abaixado ficará ligado os 15min, 30min, 45min, 1:00hr ou mais... De acordo com a quantidade de pinos abaixados
15 min. Já é mais que suficiente!




Agora é só colocar a mangueira sobre os vasos a um distância entre 1 e 1 ½ mt.

Colocar um aspersor na mangueira a cada 1 metro (isso tb depende da distância entre o vaso e o aspersor) Cada aspersor tem capacidade de regar 1,3 m² +/-


Pra ligar a água...

Note se não vaza NADA, pois estamos mexendo com água e eletricidade!!!!!

Pra vedar bem a mangueira na válvula foi preciso colocar veda-roscas no bico da válvula antes de colocar a mangueira e apertar bem a abraçadeira na mangueira!!! (vedou bem na primeira)

É muito bom colocar a válvula na saída de uma torneira pra poder regular a quantidade de água que vai pra mangueira pois a válvula abre totalmente e se vc tiver muita pressão na água e o seu sistema for pequeno e com poucas saídas de aspersores pode arrancar os mesmos da mangueira (apesar de serem bem resistentes a isso)

Agora as plantas vão estar sempre molhadas nos horários escolhidos, todos os dias e não vou incomodar ninguém, pedindo pra fazer o serviço enquanto estou fora.



Molha muito bem!!!!





Pra tampar o final da mangueira e como não achei nda pronto pra isso, fiz como costumo ver em chácaras, dobrei e coloquei um arame pra segurar bem dobrado. Funciona!



Contras do sistema:

O timer mecânico fica ligado no mínimo 15 min. Acho que o ideal seria entre 7 e 10 min (gasta água a mais) Mas pode ser resolvido se colocar um timer digital com mais recursos (R$35,00 no mesmo endereço. Só que, se acabar a luz perde a programação)

Vai ficar aquelas mangueiras pretas encima ( FEIO mas tem um ótimo benefício e até conforto)


Estou dando uma ótima receita e que me ajudou muito!
MAS...

NÃO me responsabilizo por tentativas frustradas, erros ou acidentes de ninguém!!!!

Boa Sorte!!!

Desculpem por usar tanto espaço no fórum
SFILIPI
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Jan 01, 2005 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Olá Sergio,

Muito bom mesmo, este sistema de irrigação. O Olavo está sempre nos presenciando com tópicos muitíssimos úteis.

Esse tipo de micro-aspersores eu ainda não conhecia e achei muito legal. Vou ver se consigo compra´-los.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Jan 02, 2005 3:40 am    Assunto: Responder com citação

Gente,

Idéia fantástica!!!! Útil, prática, fácil e de baixo custo. Quanto ao aspecto feio, é fácil de resolver, é suficiente utilizar braçadeiras metálicas para segurar a instalação. Cabe a cada um usar a imaginação.
A cada dia nosso fórum mostra para que veio. Pessoas interessadas em desenvolver e facilitar o cultivo de bonsai e desprendidas de vaidades, que não se furtam em dividir com todos soluções inteligentes.

Abraços em todos!!!


bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil