FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minha Azaleia
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 12:17 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Devido minha eterna falta de tempo, quando dá um espaço cá estou de novo!

Quanto a água na mistura, eu faço um mingauzão e depois cubro com mais uma camada de água, aproveitando todo espaço da bacia ulilizada!
Weverton

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 1:07 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
...continuando
Tem gente que faz 2 partes de TM e 1 de FO eu acho muito nitrogênio. As folhas ficam grandes, usaria assim pra espécies de folhas pequenas. A maneira que eu mais uso é 1 por 1, acrescentando cinza de madeira no mesmo volume, pois o peso de 1Kg daria um volume muito grande pras cinzas!
Tenha como base:
TM= nitrogênio e outros em pequenas quantidades
FO= fósforo(rico)
CM= potássio(rico)
osmocote= balanceado+liberação lenta+ micronutrientes
...

Obrigado pelo esclarecimento, muito bom. Estou anotando tudo e vou fazer em setembro quando retornamos o período de adubação nas Azaleias. Estarei fazendo esta composição, mas como é complicado para mim, queimar madeira para obter as cinzas, esta não colocarei.
Muito obrigado mais uma vez e um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 1:29 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Aqui no sul ainda tem bastante gente que usa o fogão a lenha no inverno! Mas vç pode tentar outros meios; olarias; pizzarias; sei que em grandes centros urbanos fica complicado estas coisas! Mas pra tudo tem um jeito!
Tem gente que usa carvão triturado, acredito que deva ter tb altos níveis de potássio, nunca experimentei!
Grande abç, se precisar de algo, estamos por ae!
Weverton

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 1:50 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Aqui no sul ainda tem bastante gente que usa o fogão a lenha no inverno! Mas vç pode tentar outros meios; olarias; pizzarias; sei que em grandes centros urbanos fica complicado estas coisas! Mas pra tudo tem um jeito!
Tem gente que usa carvão triturado, acredito que deva ter tb altos níveis de potássio, nunca experimentei!
Grande abç, se precisar de algo, estamos por ae!

Rio de Janeiro, é complicado, ainda mais na Capital. Mas, você me deu uma boa ideia, pizzria, aqui tem várias. O carvão triturado, eu já vi num pacote de substrato vegetal que comprei, na composição tinha carvão triturado.
Uma dúvida que me ocorreu foi a seguinte, quando você 1 por 1, você se referindo a colher de sopa, chá, etc ou à quilograma, ou seja, 1 quilo de TM para 1 de FO? Abraços e Obrigado
Weverton

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Como estamos interagindo com bastante informações dentro do Forum, você poderia me ajuda com esta questão?

Gostaria de saber qual foi o material drenante que você utilizou junto com a parte da terra. Estou querendo colocar uma muda minha no escorredor, mas estou na dúvida do material drenante, alias, meio perdido. Obrigado.

Desculpe por abusar de você, mas creia que estou imensamente agradecido. Um forte abraço.
Marco Costa
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom esse esquema com o adubo. Tambem vou fazer, acredito que vai ficar muito bom.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 3:55 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

É a cx com 1Kg= 1/1 TM x FO

Material drenante é todo aquele que facilita a aeração das raízes e o escoamento das regas, além das raízes se desenvolverem com facilidade. Material usado pedrisco de aquário, areia grossa de rio, cacos tijolo, telha de barro, akadama. Sendo este último pouco comum no Brasil!
Weverton

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 4:36 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
É a cx com 1Kg= 1/1 TM x FO

Material drenante é todo aquele que facilita a aeração das raízes e o escoamento das regas, além das raízes se desenvolverem com facilidade. Material usado pedrisco de aquário, areia grossa de rio, cacos tijolo, telha de barro, akadama. Sendo este último pouco comum no Brasil!

Entendi, muito obrigado. VocÊ vai querer me matar por causa das muitas perguntas, mas eu lembrei agora. Com este composto de TM x FO, o teu substrato fica empapado? Como eu havia falado, das vezes que usei a farinha de osso sobre o substrato, o mesmo fica empapado, por mais pequena foi a quantidade. É assim mesmo?

Obrigado!!!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 5:37 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Rapaz este espaço é pra isso mesmo, no que eu puder ajudar, será um prazer!

Eu recomendo pra quem puder, fazer um curso com algum profissional, participar de eventos, formar encontros entre praticantes da mesma região, yamadoris com algum parceria, este tipo de coisa! Eu comecei a cultivar as plantas em 96, sozinho, lendo revistas(o universo do bonsai na época), então, é deprimente perder plantas, apanhei muito, patinei por um bom tempo. Para que pessoas não tropecem nos mesmos erros que tropecei, estou sempre disposto a ajudar. Hoje me sinto mais seguro pra mexer nas plantas, respeito mais o tempo delas! Pena ter descobrido o fórum só a dois anos, aqui tem muitas informações, que poderiam ter me atalhado muitos caminhos!
É isso então! Quando quiser algo manda vê!
Abç
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 5:47 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

O que vç tinha mencionado quanto a empapar é um sinal que seu substrato está muito fino. Tente trocar por um a base de cacos de tijolo ou até mesmo misturar no seu. O problema é que se for mexer agora pode não florir. Se não quiser mexer agora, que é o mais sensato, vç pode com um hashi(palito), chave de fenda, qualquer instrumento de ponta que permita que vç cave, frouxando a terra antes de molhá-la novamente! Até!
Weverton

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2012 10:18 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
O que vç tinha mencionado quanto a empapar é um sinal que seu substrato está muito fino. Tente trocar por um a base de cacos de tijolo ou até mesmo misturar no seu. O problema é que se for mexer agora pode não florir. Se não quiser mexer agora, que é o mais sensato, vç pode com um hashi(palito), chave de fenda, qualquer instrumento de ponta que permita que vç cave, frouxando a terra antes de molhá-la novamente! Até!

Obrigado pelas dicas, eu sou muito objetivo, logo, eu fico com vergonha de fazer perguntas a prestação, por isso que escrevi aquilo. Eu não irei mexer nela agora, vou esperar o final de agosto para estar fazendo isto, é mais seguro. Estou seguindo as tuas dicas à risca.
Muito obrigado, um forte abraço e até a próxima pergunta .... Brincadeira.
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 30, 2012 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

aproveitando que o topico é sobre as azaleas,queria que alguem respondesse uma duvida,azalea bota semente?
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 30, 2012 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Marco Costa, depois desta ótima aula sobre adubação orgânica feita pelo MarcoBonsaiPoa, queria voltar na sua azaleia.
Esta espécie, principalmente de flor dobrada como a sua, tem um crescimento MUITO lento mesmo no chão, agora imagina envasada!
Bem, vou compartilhar com você minha experiência com esta espécie.
Comprei uma mudinha, em 2004, a pedido da minha filha. Era bem menor que a sua.

Veja como estava em 2010 - 6 ANOS DEPOIS! A ramificação ficou razoável mas o tronco engrossou muito pouco para tanto tempo.

Mas, apesar de "fininha", gosto muito dela.
Você pode ver toda a evolução dela no meu blog: https://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/azaleia-gigi/

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marco Costa
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 30, 2012 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, muito obrigado pela participação aqui, gostei muito. Entrei no blog e vi a evolução: lento, mas lindo. O lance da água enferrujada serve só para azaleias?
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 31, 2012 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Eu só uso em azaleias, não sei se pode ser usado em tudo que é florífera.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para: