Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jamerson Pereira
Registrado: 11/06/12 Idade: 37 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 6:25 pm Assunto: Sementes de Pau-Ferro: Como germiná-las? |
|
|
Olá, pessoal!
Tenho uma dúvida quanto a germinação das sementes de pau-ferro. Segundo o relato do nosso amigo MarcoBonsaiPoa, a germinação pode se dá da seguinte forma: "...lixar das laterais da semente até a ponta, preservando a parte de trás da semente, deixando de molho dum dia pro outro e plantando com a ponta em diagonal pra baixo em substrato granular(turfa) leve...". Procede dessa forma com algumas sementes, mas ainda restou-me dúvidas sobre a rega. Devo regar todos os dias (uma vez), ao final da tarde por exemplo ou devo apenas plantar a sente em composto molhado e não molhar mais? O composição do substrato pode ser 50% de areia de construção e 45% de areia vegetal e 5% de humus de minhoca?
Agradeceria muito, muito mesmo se algum de vós pudesse ajudar. Abs! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 6:40 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Quando faço com este método leva de 3 à 7 dias para germinar as duras sementes de pau ferro...
O substrato... Pode ser vários tipos, até algodão, o que vai determinar o sucesso é a umidade, que deve ser mantida, quando falo umidade não estou me referindo em manter encharcado. Uma fina camada de substrato por cima da semente, ajuda a manter a umidade no envolto da semente. Evite pressiorar a terra sobre a semente e tb enterrar muito fundo...
Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 27 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 7:08 pm Assunto: |
|
|
Eu consegui germinar um pau ferro uma vez , eu só enterrei as sementes na terra e as esqueci por um tempo e quando eu mexi na terra tres semanas depois as sementes estavam com a raiz saindo e estavam bem inchadas, eu as plantei e em uma semana elas estavam bem grandinas com dois pares de folhas. |
|
|
 |
Jamerson Pereira
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 7:23 pm Assunto: |
|
|
Eu fiz isso pessoal, plantei as sementes em substrato bem drenante, com granulos de cerâmica e granulos de areia de constução juntamente com composto orgânico. Percebi que em 3 dias umas sementes deram um pulo da terra, mas percebo uma substância esbranquiçada como se fosse uma teia de aranha. É estranho, pois parece mofo, mas saiu facilmente. De qualquer forma, plantarei as sementes em mesmo substrato, mas não molharei todos os dias. _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
|
|
 |
Jamerson Pereira
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 7:25 pm Assunto: |
|
|
Alías, Claudio, você precisou estratificar (raspar, lixar, cortar) as sementes antes de deixá-las na terra? Abs! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 9:24 pm Assunto: |
|
|
Não precisei de nenhum desses recursos, só deixei ela germinar de livre e espontanea vontade, sem intervençoes, ou seja, ao natural rsrsrs.  |
|
|
 |
Jamerson Pereira
|
Enviada: Seg Jun 18, 2012 10:09 pm Assunto: |
|
|
Ok, amigo! Vou tentar, além dos inúmeros métodos já tentados, o método natural, rs. Abs! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 7:44 am Assunto: |
|
|
Que bom que no método natural deu certo... eu prefiro plantar assim, só que com está espécie infelizmente não consegui! Este método de estratificação é apenas um de muitos que existem, eu retirei de um trabalho de conclusão de um formando em biologia! Boa sorte! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 9:26 am Assunto: |
|
|
Só que o pau-ferro tem um crescimento muito lento, aqui onde eu moro tem árvore desta espécie com mais de 50 anos e não passaram dos 3 ou 3,5 de altura. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 5:00 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Que bom que no método natural deu certo... eu prefiro plantar assim, só que com está espécie infelizmente não consegui! Este método de estratificação é apenas um de muitos que existem, eu retirei de um trabalho de conclusão de um formando em biologia! Boa sorte! |
Legal, vou testar esse método também em outras espécies de tegumento duro.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 10:47 pm Assunto: |
|
|
Claudio Clementino escreveu: | Só que o pau-ferro tem um crescimento muito lento, aqui onde eu moro tem árvore desta espécie com mais de 50 anos e não passaram dos 3 ou 3,5 de altura. |
Claudio o pau ferro engrossa lentamente, mas 3m de altura ele atinge no máximo em 3 anos de semente, com o tronco bem fininho é claro. Cresce muito vertical está árvore... vç não está confundindo com outra? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Jamerson Pereira
|
Enviada: Ter Jun 19, 2012 10:55 pm Assunto: |
|
|
Concordo com MarcoBonsaiPoa, essa árvore (frequente aqui no nordeste) é considerada ótima por sua madeira leve. Além disso, seu crescimento não é tão lento assim... sem conta que ele se desenvolve muito bem em vasos, com crescimento consideravelmente rápido (ou diria médio) em relação à Jabuticabeira, que se desenvolve melhor no chão. Caso tenha havido algum equivoco meu, aguardo os comentários. Abraços! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
|
|
 |
Jamerson Pereira
|
Enviada: Qua Jun 20, 2012 9:33 am Assunto: |
|
|
Marco e demais que queiram contribuir, estou com uma dúvida.
Minhas sementes de pau-ferro, muito pouco delas, germinaram. Quero saber a partir de quando começo a por no sol e quanto de sol tomar. Se meia sombra ou diretamente no sol. abs! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 20, 2012 10:44 am Assunto: |
|
|
as minhas ficavam num local onde pegavão sol na parte da manha ate as 9:30 e sombra pelo resto do dia. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 20, 2012 10:47 am Assunto: |
|
|
Eu vou postar umas fotos para os amigos do fórum dar uma olhada. |
|
|