FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O que acham dessa Jaboticabeira?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2012 3:57 pm    Assunto: O que acham dessa Jaboticabeira? Responder com citação

Olá, pessoal!

Comprei uma jabu no horto com o tronco bastante interessante. Ao vê-la, achei que pudesse enquadrá-la no estilo moyogi.






Pensando assim, o que sugerem?

Abraços
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2012 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

O caminho será moyogi mesmo. E tem um bom material para isso. A planta parece estar bastante judiada. No mínimo deve ter faltado água para ela. Sugiro na época adequada para sua região, (via de regra no início da primavera) retirar deste recipiente replantando em um recipiente maior, com substrato mais drenado a fim de bombar um pouco no crescimento dela.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2012 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Sim, amigo Elio! A planta está com uma aparência realmente horrível. As folhas estão até queimadas, muitas delas. Por falar nisso, quando vc sugere a desfolha e a poda estrutural dessa jabu? Preciso esperar até o final do inverno daqui? Fico com receio de o procedimento de troca de terra ficar muito próximo da poda estrutural. Aguardando, abraços!
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2012 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Jamerson, sempre fico com um pé atrás ao dar opinião sobre plantas em um clima que difere totalmente de onde vivo. Mas o transplante com poda de substrato no caso de nativas, sempre deve vir acompanhado de uma considerável redução de massa de galhos e folhas. Não que seja a poda estrutural definitiva pois esta você poderá fazer no futuro. Assim sendo, eu reduziria bastante a galhada no momento do replantio, cuja época ideal é o fim do inverno, início de primavera.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2012 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, irmão! Vou aguentar essa jabu até o final do inverno daqui da Bahia, por volta de 22/09. Desse modo, apenas arrancarei algumas folhas que estão muito ressecadas (ou queimadas) para que o sol possa bater em toda as outras folhas. Pelo que percebo, já poderei nessa primeira que vem transplantar a jabu para composto mais drenante, desfolhar e reduzir os galhos. Ou seria coisa demais?

Abraço
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2012 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Elio e demais que se habilitem!

Deixa eu aproveitar o espaço e tirar mais uma dúvida a respeito da adubação para essa jabu. A principio, eu comecei a preparar meu composto utilizando 30 % de Terra Vegetal + 20% de Húmus de minhoca + 10% de pedrisco (areia grossa) + 40 % de argila refratária (usei grânulos de bloco). No entanto, vi em um fórum que o NickyFury sugeriu não usar humus de minhoca assim no composto, senão ocasionaria uma superadubação da planta. Por conta disso, pesquisei alguns compostos e encontrei o site www.bonsaikai.com.br do Prof. Marcio Augusto de Azevedo. Nesse site, vi que o composto deveria apresentar

AREIA (inorgânica) + ARGILA REFRATÁRIA (inorgânica) + CONDICIONADOR DE SOLO (Vermiculita + Turfa).

Assim, a pergunta é: existe algum substituto ou substitutos para vermiculita e turfa? caso exista, qual ou quais?


Abraços
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/03/11
Idade: 43
Mensagens: 117
Localização: Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 8:10 am    Assunto: Responder com citação

Jamerson, bom dia, em minha jabu, o substrato que uso é bem simples,

30% de composto vegetal, 40% de areia grossa e 30% de saibro seco

ela esta respondendo muito bem. e basicamente uso esse solo em todas as plantas, so alterando a porcentagem conforme a especie.

não gosto de ulmus, pois podem vir com ovos de minhocas, que no solo fazem muito bem, mas em um vaso dependendo da especie, pode matar a planta.

espero ter ajudado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, Elcio Briignol! Agradeço pelos satisfatórios esclarecimentos!!

Me parece uma mistura bastante interessante. Esse composto vegetal de que vc fala seria a própria terra vegetal? Hoje, por exemplo, eu vi no horto sendo vendida "TERRA VEGETAL COM COMPOSTO ORGÂNICO". Mas a vendedora nem sabe dizer que composto orgânico é esse dentro, rs. Ela até me aconselhou, já que eu queria terra vegetal pura, que eu pegasse em terreno abandonado. Realmente tem uma terra preta aqui no terreno ao lado e nunca recebeu adubo algum, como esterco de boi. Todos da vizinhança pegam terra lá e dizem ser muito boa para as plantas. Será que ela serviria? Ou melhor mesmo é comprar a terra vegetal pura no Horto? Abraços
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/03/11
Idade: 43
Mensagens: 117
Localização: Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, como eu moro em cidade grande, fica dificil conseguir terra preta de terreno, por isso eu compro em mercado mesmo, a terra preta como chamam. Mas acredito que não haja problema, so de uma peineirada para retirar o excesso de residuo (galhos folhas e outros)

espero ter ajudado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Vou fazer isso então, quando eu fizer a desfolha e replantio eu posto aqui. Até a próxima.
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gilbertovm



Registrado: 28/08/11
Idade: 45
Mensagens: 92
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2012 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2012 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, pessoal!

Pensei, à priori, em seguir o estilo da árvore a seguir.


Projeto: futuro Moyogi



[Fonte: http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/p31.jpeg?w=700&h= ]

Abraços
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2012 1:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá, pessoal! Hoje fiz uma desfolha nessa jabu e gostaria de algumas opiniões quanto a estrutura. A desfolha se fazia necessária pois todas as folhas mais antigas apresentavam aspecto de queimadas e eu queria avaliar a estrutura da árvore. Nesse caso, gostaria de uma forcinha no sentido de poda ou o que vier a contribuir. Abraços e aguardo!


Traseira da árvore.



Frente




_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Seg Jul 02, 2012 12:48 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, eu fiz a desfolha como postei antes, e cortei alguns galhos. A altura da árvore ainda não é condizente com o tamanho da base da copa por que ainda não sei como vai ficar a envergadura do tronco. De qualquer forma, postarei aqui o que fiz e pretendo fazer para que os amigos possam opinar.




Essa aqui é a árvore de frente e já feita a poda de alguns galhos mais inferiores à copa.




Fiz a aramagem apenas dos dois primeiros galhos, pois os demais ainda precisam da envergadura do tronco. Ficou legal a aramagem? a inclinação dos galhos tá boa por enquanto? Bom, com a poda que fiz nos galhos eu quero algo como sugere a imagem a seguir:




No galho 4 e 5 vou deixar crescerem as brotações para obter uma copa da base mais frondosa. O galho 6 ainda estou na dúvida se tiro ou não. O galho 3 sofrerá uma inclinação de aproximadamente 45º sentido anti-horário. Os galhos 1 e 2, acredito, estão muito próximos, talvez corte um deles quando o tronco envergar. As marcas rachuradas em amarelo indicam que sofrerá no local uma ligeira inclinação para dar suavidade no tronco. Pretendo colocar um puxador para o tronco da seguinte maneira:




Assim que eu colocar esse tencinador de tronco, vou postar aqui.



Assim que tiver mais alguma coisa eu posto, abs!
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil