|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Jul 06, 2012 12:11 am Assunto: |
|
|
Uma ajudinha:
Paulo,
Na primeira planta (a que tem uma brotação no primeiro galho de baixo para cima), se minha fosse, eu manteria apenas esse primeiro galho, e eliminaria todo o resto, formando toda a estrutura da planta a partir dali.
Devo ressaltar que nessa espécie, não se deve deixá-la totalmente sem folhas, sob pena de perder toda a planta, que certamente virá a óbito. No entanto, desde que não toque no broto verde, pode eliminar todo o resto que ela não vai se ressentir.
Podar perto da bifurcação acima do ponto que eu lhe falei não trará efeito nenhum, pois a parte do tronco que ficará sem folhas irá secar e morrer logo após a intervenção, mantendo-se vivo apenas da parte que se conserva com folhas para baixo.
Para a segunda planta, porém, você não dispõe dessa vantagem (um galho baixo com folhas), portanto, não poderá ser muito drástico na intervenção (lembrando que um galho sem folhas, certamente vem a óbito).
Por isso, sugiro uma intervenção um pouco mais conservadora, podando-se - observando a última foto - aquele tronco à esquerda da bifurcação de baixo, logo acima da parte mais baixa onde se mantêm aquelas ramificações com folhas.
Fazer o mesmo na parte à direita da bifurcação, mantendo-se, no entanto, intacto aquele galho mais fino, à direita, objetivando que se consiga ali uma boa brotação, visando, no futuro, quando a planta estiver bem recuperada, eliminar tudo o que estiver à sua esquerda, com visas a formar um estilo shakan (tronco inclinado), ou um literati.
Sugeri isso, porque pude notar que está começando a brotar ao longo desse galho que sugeri manter-se intacto, o que pode resultar em um bom trabalho futuro.
Abraços, e boa sorte com as plantas. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 06, 2012 1:19 am Assunto: |
|
|
os números 1 e 2 são as opções de poda que imaginei
 |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 06, 2012 4:29 pm Assunto: |
|
|
Como eu disse anteriormente, se você podar em um local onde não fiquem folhas no galho este morre.
Portanto, na primeira foto, ou você poda acima do nº 2, para que mantenham-se folhas no galho, ou no nº 1, para fazer um pequeno jin, descascando o galho logo em seguida. Quanto ao outro risco vermelho, foi lá mesmo que eu imaginei.
Para a segunda foto, eu cortaria abaixo do nº 1, logo abaixo daquele toquinho que sai à esquerda. Assim sendo, iniciaria a modelagem naquela brotação à direita, assim que a planta estivesse recuperada. O estilo, neste caso, seria um moyogi, mas para isso, teria que inclinar a planta à esquerda no próximo reenvase.
O que está usando como substrato? |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 1:57 pm Assunto: |
|
|
os buxinhos estão apenas em terra preta, do jeito que eu comprei mesmo, eu vou fazer um substrato pra eles, estava pensando em terra preta, areia, e umas pedrinhas tipo seixo, para ficar drenante, nunca trabalhei com buxus, eles tem alguma particularidade quanto ao substrato ? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 8:27 am Assunto: |
|
|
Não tem nenhuma particularidade. Apenas mantenha bem drenante. Se possível, utilize 3 medidas de areia para 1/2 medida de terra e 1/2 medida de pedrisco. A terra preta costuma ser muito argilosa, e por isso, retém muita água.
Espere a primavera para fazer o transplante. Por agora, eu só completaria o substrato que está faltanto (raízes expostas) com areia grossa. Assim, você estimula a ramificação dessas raízes aí, melhorando um pouquinho o nebari.
As podas podem ser feitas agora, sem problemas, pois essa espécie aceita bem essa intervenção em qualquer época do ano. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 08, 2012 8:45 pm Assunto: |
|
|
podei as plantas, mas não fiz um transplante em si, eu tirei elas do vazo, mas só pra trocar um pouco o substrato, eu coloquei terra preta não adubada, e um resíduo de vulcão que comprei, são como pequenas pedrinhas, pra ficar drenante, segue as fotos:
qual estilo seguir no buxinho maior ? estou sem idéias..
 |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 9:49 am Assunto: |
|
|
Ficaram ótimos, cara!
Deixe o maior começar a brotar. As brotações te dirão por onde seguir. Vá podando, ao longo dos meses, de cima para baixo, na intenção de fazê-lo brotar mais embaixo.
Por enquanto, deixe-os descansar. Lembre-se de que a paciência é fundamental.
Mantenha-os sempre sob o sol. Buxinho gosta de bastante sol. Se o sol estiver muito forte, pode tentar sombreá-los ao pino (das 11:00 às 15:00, mais ou menos), porém, eu acho isto desnecessário. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 11:07 am Assunto: |
|
|
é isso ai, tempo pra mim não é problema, e sol também não ehehhe, minhas plantas pegam sol da manhã toda, e no lugar onde eles ficam, lá pelas 10:30 já não pega mais sol, mas de tarde a partir das 3 da tarde, as minhas espécies que gostam mais de sol eu coloco pra pegar o sol das 3 até anoitecer, agora é deixar brotar e deixar os buxinhos se recuperarem... daqui uns meses eu posto mais fotos de como eles estarão.. abraços ! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|