|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Rocha Franco
Registrado: 03/05/12 Idade: 39 Mensagens: 30 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 4:40 pm Assunto: Erika japonesa |
|
|
Minha namorada me deu um pré-bonsai de érika japonesa. Li em outros sites que é super difícil o cultivo. ]
Mas gostaria de saber qual substrato devo usar.
Ela veio numa vasilha daquelas de floricultura com uns 15 cm. Devo transplantá-la? Em qual época?
Quais outros cuidados devo ter? |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 4:58 pm Assunto: |
|
|
pedro... faça o transplante na primavera(setembro).... meu primo que é um bonsaista aqui da minha região, falou pra mim qndo eu comprei minha muda, que a 15 anos que ele cultiva essa arte de bonsai e nunca conseguiu fazer um de érika japoneza...
me desanimei totalmente....
então pensei... ja que é ruim assim eu vou por num vaso e botei uma terra que minha mãe usava pra plantar cebola e alface(a terra era avermelhada quase marrom e uns costãozinho podre junto)e deixei ela aos pontapés....
e ela la abandonada começou a me dar resultados!!!!!
depois contei ao meu primo o quanto ela estava se desnvolvendo e ele nem acreditou....
não sei se foi o extrato que usei, ou se foi a natureza... sei la...só sei que ela ta legal...
jovenzinha ainda mas ta legal....
da uma olhadinha nas fotos para ver a florada dela...
 _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:02 pm Assunto: |
|
|
Poxaa...
tá super grande.
meu problema é que moro em apto. Tenho duas janelas que batem um solzinho bacana. mas tb vento. li que ela não curte vento.
esse vaso seu é de qual tamanho??? to querendo transplantá-la para um vaso razoável...mas li que o transplante dela é complicado e ela nao aceita poda de raiz jamais...
talvez o melhor mesmo seja deixá-la encostada... |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:10 pm Assunto: |
|
|
o vaso é aqueles quadradinho de plastico que vem nas feiras onde muitos de nós ja compramos aquele(mausai) é o mesmo!
transplante ainda não fiz na minha!
vou fazer agora na primavera e vou apenas tirar 10% das raizes capilares e tirar a pivotante!
qndo comprei e botei nesse vazinho, eu apenas retirei uns 30% do torão para pode caber no vazo!
no transplante vou ver como ela se comporta e vou postar um forum só para ela!
mas se eu fosse vc dixava ela tomar sol o dia todo, vento ela pode pegar pq aqui fica exposta o dia todo com vento sol xuva,sereno,friu,quente, etc...deixe ela pegando sol, o dia todo, adube cada 15 dias com torta de mamona, ou cada 3 meses co osmocote, é o que eu faço!
e olha que estou com ela apenas um ano e meio!
espero ter ajudado! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:10 pm Assunto: |
|
|
o vaso é aqueles quadradinho de plastico que vem nas feiras onde muitos de nós ja compramos aquele(mausai) é o mesmo!
transplante ainda não fiz na minha!
vou fazer agora na primavera e vou apenas tirar 10% das raizes capilares e tirar a pivotante!
qndo comprei e botei nesse vazinho, eu apenas retirei uns 30% do torão para pode caber no vazo!
no transplante vou ver como ela se comporta e vou postar um forum só para ela!
mas se eu fosse vc dixava ela tomar sol o dia todo, vento ela pode pegar pq aqui fica exposta o dia todo com vento sol xuva,sereno,friu,quente, etc...deixe ela pegando sol, o dia todo, adube cada 15 dias com torta de mamona, ou cada 3 meses co osmocote, é o que eu faço!
e olha que estou com ela apenas um ano e meio!
espero ter ajudado! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:12 pm Assunto: |
|
|
cada 15 dias torta de mamona com farinha de osso, ta? eu tinha esquecido da farinha de osso na outra mensagem!
pode misturar os dois!
ou use osmocote cada 3 meses! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:16 pm Assunto: |
|
|
15 dias???
li em outros sites para usar apenas a cada dois meses...e mesmo assim um ou outro...
qual quantidade vc usa??? |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2012 5:30 pm Assunto: |
|
|
uma colher daquela de comer danoninho a cada 15 dias ou até um mes depende da espécie e do vaso!
coloque bem no canto do vasinho por baixo da terra!...
não em cima espalhado como muitos dizem fazer, pq na primeira rega a agua leva o adubo longe! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Set 06, 2012 10:21 am Assunto: |
|
|
Cara,
queria saber se já fez o seu transplante de érika.
Outra dúvida: qual substrato uso para Érika???? |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 06, 2012 2:02 pm Assunto: |
|
|
ainda não fiz...
pretendo fazer meados deste mês...
vou usar 50% areia de levantação, 30% terra de mato(terra bem gorda)
10 % terra preta, 10% esterco de galinha curtido com folhas e barro(não puro) pode matar... _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Set 06, 2012 5:46 pm Assunto: |
|
|
rescarolli60,
li que terra preta não é nada bom para érikas. o correto seria usar terra vermelha. o q vc acha???
e sobre a poda da raiz. como proceder??/ |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 06, 2012 6:57 pm Assunto: |
|
|
Pedro...
é como eu disse...
nunca tive uma
meu primo que é bonsaista profissional, ja experimentou várias vezes e nunca vingou
todas morrem
secam...
mas li num artigo que elas odeiam que mexan nas raizes dela...
sei lá
a terra que usei é como disse...
tipo uma tapatinga farelada com barro vermelho , onde minha mae planta alface, arruda, boldo...
comprei ela , retirei 50% do torrão, e botei naquele vazinho com o restante do barro da minha mãe...
sabe o que é...
axo que pro transplante dela eu vou buscar aquele barro dela e misturar com um pouco de areia e esterco de galinha e esperar no que vai da
pelo menos aquele barro tenho certeza que dará certo rsrsrsrsr...
se quiseres um pouco eu lhe mando por correios..
vc banca o frete...e eu lhe mando! _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Set 06, 2012 7:31 pm Assunto: |
|
|
Prezado,
acho que não precisa mandar não. Vou testar com uma terra vermelha simples. Trocarei só o vaso de plástico para um maior.
SEM TOCAR NAS RAIZES |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 7:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
A Érica japônica é, na verdade, uma das 85 variedades de uma planta arbustiva, cujo crescimento máximo geralmente é em torno de 1,50m, chamada cientificamente de Leptospermum scoparium.
Como a maioria dos arbustos, a forma mais concreta de obtermos um tronco robusto, ou grosso, é realizar o cultivo no chão, ao invés de em recipientes, sejam eles plasticos ou ceramicos, pequenos ou grandes. No chão, o tronco poderá aumentar substancialmente, o que significará é claro um bonsai de maior qualidade técnica e beleza ímpar:
Mas isso não significa é claro que não possamos fazer bonsai com plantas com o caule mais fino, ou em tamanho menor:
No Brasil, a bonsaista Regina Suzuki, de Atibaia/SP há muitos anos vem cultivando com grande sucesso essa espécie, moldando lindos bonsai, como esse da foto abaixo (exemplo):
Apesar de resistir bem como ornamento de jardim, aqui no DF, infelizmente até hoje nenhum bonsaista, inclusive eu, obteve sucesso em seu cultivo como bonsai. Mesmo as plantas compradas com a Regina tiveram um triste fim, depois de algum tempo de cultivo, secando e morrendo, sem que não adiantaram nossos esforços no sentido de evitar a perda.
Malgrado esse insucesso, todavia, alguns ainda seguem tentando seu cultivo e formatação. Para moldar seus galhos, é aconselhável deixa-los crescer bem, aramar e depois então reduzir seu comprimento, quando a forma desejada for conseguida:
Qualquer que seja o tamanho ou grossura do tronco, o resultado será sempre um bonsai muito atrativo, por causa das flores (as inumeras variedades permitem ter flores de várias cores):
Bem, outras informações pertinentes ao cultivo dessa espécie, podem ser encontrados no link:
http://fichas.infojardin.com/arbustos/leptospermum-scoparium-leptospermo.htm _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Dom Set 30, 2012 8:58 pm Assunto: |
|
|
rescarolli60,
já fez o replante?
Tenho tentado conseguir terra vermelha, mas tá difícil. Ainda existe a possibilidade de me enviar o barro pelo correio? Eu pago, claro.
Abs |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|