Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 23, 2012 9:16 pm Assunto: Ficus de 40,00 conto |
|
|
Olá amigos, estava namorando esse ficus benjamina ha quase 1 ano num horto daqui de guarapari. Era uma planta bruta (arvoreta) de uns 1,90 m, estava num vasão que deu uma trabalheira danada para retirar, reduzi as raízes e grande parte dos galhos, e eis o que sobrou. Gostei do nebari e das raizes aéreas por isso resolvi comprar. Pretendo conduzir um bonsai de grande porte, o tronco tem uma boa espessura, usem o copo como comparativo.
Abraço
 _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 23, 2012 10:51 pm Assunto: |
|
|
Ótima compra. Como sugestão acho que algumas raízes poderiam ser estimuladas para crescer próximas ao tronco principal para se fundirem dando um aspecto ainda mais próximo do estilo banyan. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jul 24, 2012 8:52 am Assunto: |
|
|
Bom dia Leonardo!
Quando começamos um projeto deste tipo , onde queremos que a planta se desenvolva e forme uma copa frondosa ( como devem ser os ficos de uma maneira geral ), devemos privilegiar as raizes em primeiro lugar.
Veja que foi feita uma poda drastica afim de reduzir a planta, e para que os novos galhos consigam se igualar com os tocos antigo será preciso um processo que consiste em deixar crescer e cortar repetidas vezes , conseguindo assim a ramificação primaria, secundaria e terciaria , fechando a copa por completo.
Para que esse processo seja otimizado é preciso espaço para as raizes e um substrato nutritivo e drenante, condução constante e sol pleno .
Se minha fosse eu colocaria numa bacia grande por alguns anos e somente depois da planta estruturada começaria a educação das raizes e redução das folhas .
Neste vaso pequeno o tempo de espera será muito maior e a compactação da copa mais lenta e dificultosa.
No mais , boa sorte e paciencia .... |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Jul 24, 2012 9:12 am Assunto: |
|
|
CONCORDO COM O COLEGA, VC NÃO DEVERIA FAZER A PODE DE RAIZES E DA COPA AO MSM TEMPO. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jul 24, 2012 10:53 am Assunto: |
|
|
Ola Ricardo, creio que não me fiz entender a contento .
A meu ver o procedimento de poda esta correto , mas o vaso não . Sendo que o ideal seria uma bacia grande para que as raizes se recuperem e com espaço e adubação ideais a copa possa se desenvolver ..
Fazer um yamadori ( mesmo estando num vaso grande , não deixa de ser um ...) , com poda drastica de raizes e galhos e logo em seguida replantar um vaso raso não é o procedimento correto .
O vaso raso e pequeno é a ultima etapa do processo e só deve ser usado quando a planta já atingiu sua forma definitiva, haja visto que todo o processo de crescimento será retardado ou até anulado.
Inclusive devemos reduzir o tamanho do recipiente aos poucos para que a planta consiga se adaptar e se fixar ao novo e reduzido espaço. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Jul 24, 2012 2:02 pm Assunto: |
|
|
ok, correto |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 24, 2012 4:37 pm Assunto: |
|
|
Ok Bonsérgio, Colocações perfeitas.
Com relação a poda de maior parte aérea, aproveitei para realizar a poda de raizes como aprendi (menor risco de desdratação) discordando em parte com o Ricardo.
Apesar de ser um "Yamadori" não tive escolha de colocá-la num vaso maior, pois a planta não cabia na minha casa e era o material que dispunha no momento. Para evitar o estresse, irei mantê-la nesse vaso e quando as raizes emitirem no novo substratro passo ela pra uma bacia rasa porem muito mais larga.
Abraço. _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
|