FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

MEU LIGUSTRO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Lourenço

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2012 10:43 pm    Assunto: MEU LIGUSTRO Responder com citação

Comprei este Ligustro no sábado, estava há muito tempo em um vaso plastico e eu resolvi transplantá-lo em um escorredor. Coloquei um substrato de terra, pedra moida e um pouco de adubo quimico em pó. Deixei de molho por uma hora numa solução com enraizador e coloquei-o à sombra.

Gostaria de criticas e opiniões.

Obrigado.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
srandreluiz

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2012 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

bom ainda sou bem novato.. mas acredito q o substrato do escorredor deve ser neutro ou seja: Areia de construção peneirada e so isso, depois quando for pra mamadeira uma terra bem adubada organicamente. e esperar.
Marco Lourenço

MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2012 12:18 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelo retorno.

Gostaria de saber exatamente sobre o substrato. A muda em si sei que está horrível e tem muito a ser feito.

Estarei revendo sobre o meu substrato.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2012 11:56 am    Assunto: Responder com citação

Para saber exatamente sobre substrato e todos os outros itens e tecnicas e formas de manejo vc deve estudar , muito .
Ler e ver muitas fotos , ler mais e começar a experimentar , experimentar e observar os resultados ... acertar pouco ... errar muito ... é assim que vc vai avançar na nobre arte.
E estudando vc mesmo encontrará as respostas que procura.
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2012 3:39 am    Assunto: Responder com citação

No começo, pra errar um pouco menos, evita as técnicas mais arriscadas nas plantas importantes que vc pretende fazer bonsai. Treina essas técnicas em outras plantas mais "descartáveis" até que vc fique bom.

Plantar na areia sem terra nem adubo faz com que sua planta solte mais raízes e desta forma propicie um bonsai melhor, porém se você não souber identificar o tempo certo de tirar ela da areia e colocar na terra adubada você pode matar a planta de desnutrição, ou impedir a formação das raizes...

O uso de adubos pode ser perigoso também. Excesso de alimento mata a planta, ou causa doenças que fazem ela crescer menos. Plantas muito jovens e plantas recém podadas não necessitam de adubo.

Na dúvida faz o mais simples. Planta numa mistura de terra, areia e algumas pedrinhas bem pequenas. Aduba com adubos orgânicos (humus de minhoca, farinha de osso, torta de mamona, esterco curtido, etc..) na hora do plantio e quando for trocar o vaso e podar raízes.

Adubo orgânico tem uma absorção mais lenta então vc corre menos risco de errar na dose ou na hora de adubar. o Adubo químico (NPK) faz a planta crescer mais rápido e funciona na hora que vc aplica, porém uma dose muito grande ou aplicada na hora errada pode matar sua planta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: