Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 27 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 4:22 pm Assunto: Época correta para desfoliação? |
|
|
Boa tarde!
Sou principiante e gostaria de tirar uma dúvida,essa é uma boa época para algum ajuste no bonsai, como poda, desfoliação, etc. ?
Alguém pode me indicar através de um link para que eu possa estudar mais...
Aqui onde moro, tenho observado há uns 3 anos, que as formigas saúvas, somente nesta exata época do ano, fazem uma espécie de desfoliação nas plantas em geral; mas acho engraçado porque elas só fazem isto nesta época(durante a noite) até umas 2 ou 3 semanas antes do 1º dia de primavera.
E a Mãe Natureza, que é perfeita, faz tudo no tempo correto, por esta razão das formigas fazerem isto com essa frequência, tive essa dúvida.
Obrigado a todos!
Atenciosamente, Victor. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 6:22 pm Assunto: |
|
|
Victor a desfolha é feita preferencialmente nesta época mesmo. Observar que cada espécie e micro-região a nova brotação ocorre com um certo espaço de tempo diferente. então o melhor é observar em sua região cada espeçie e fazer a desfolha assim que a planta der sinais de que vai iniciar uma nova brotação primaveril. Isso fará com que se obtenha uma nova folhagem densa e vigorosa. Bonita pois não terá a mistura de folhas velhas, muitas vezes já amareladas, meio secas ou deformadas. Como técnica de redução de folhas, pode se fazer uma segunda desfolha no verão, não muito tarde para que a planta tenha tempo de rebrotar antes da dormência de outono, mas esta desfolha é opcional.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 7:32 pm Assunto: |
|
|
Aqui vão mais dúvidas:
1-Como saber se a planta da sinais de que vai iniciar uma nova brotação primaveril?
2-Como fazer uma boa desfolha?( respondam e mandem links de sites ou vídeos que vcs consideram confiaveis)
3-Esta seria uma boa época para adubar, ou trocar de terra?
4-Oque eu poderia usar para adubar um bonsai de Mini-Acerola e um pré-bonsai de pingo de ouro( Duranta Repens Aurea)
Desde já agradeço! |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 7:36 pm Assunto: |
|
|
Desculpem a falta de conhecimento, mas oque seria uma brotação primaveril? . E como fazer uma desfolha sem prejudicar minha planta? Não quero perder meu bonsai.
É que eu sou novo no fórum e não sei mexer nele direito... Por favor mandem links para que eu possa aprender! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 16, 2012 9:38 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Mcdonald!
Mas continuam as dúvidas:
1-Como saber se a planta da sinais de que vai iniciar uma nova brotação primaveril?
3-Esta seria uma boa época para adubar, ou trocar de terra(substrato)?
4-Oque eu poderia usar para adubar um bonsai de Mini-Acerola e um pré-bonsai de pingo de ouro( Duranta Repens Aurea) ?
Obrigado |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 2:52 pm Assunto: |
|
|
Bem, dei uma melhor olhada no site do Mcdonald e tirei minhas dúvidas!=>
Aproveitei e dei uma boa ESTUDADA na arte, fico feliz e triste...
Feliz por aprender mais sobre a honrosa arte e triste por descobrir de não tenho um bonsai e sim um mausai...
Mas há ainda esperança, um bom bonsaísta usa dos conhecimentos e transforma uma muda em uma árvore.
Eu e todos aqueles que se preocupam com suas plantas são bons bonsaístas! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 11:20 pm Assunto: |
|
|
Victor, brotação primaveril, e a nova brotação que ocorre após o período de dormência a que as plantas são submetidas durante o inverno. É fácil perceber que novos brotos estão começando a aparecer no lugar onde só haviam as gemas vegetativas, normalmente no local onde as folhas estão ligadoas ao tronco, ou onde havia folhas e fica aquela marquinha. Quando estas gemas começam a ficar mais gordinhas e formar o início das folhas é a hora de retirar todas as folhas velhas.
Sobre a adubação eu sugiro primeiro aprender a manter a planta viva, depois a adubar pois corre o risco de matar a planta por adubação incorreta. Por falta de adubação a planta não morre.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|