FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Argila Granulada
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 4:32 pm    Assunto: Argila Granulada Responder com citação

Olá Pessoal,

Essa é a forma mais econômica que encontrei para transformar tijolos em argila granulada. Um dos componentes essenciais nos substratos para bonsai:

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/passo_a_passo_arquivos/akadama/aka01.htm



Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 5:27 pm    Assunto: Argila Granulada Responder com citação

Sergivaldo, é isto que estávamos precisando. O visual para o principiante é fundamental. Excelente matéria.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, agora com a casa organizada, vou começar com as dúvidas...

Sergivaldo, usei esse processo, mas na perte de se usar o seixo rolado para triturar o que sobra na peneira grossa, a peneira ficou quase imprestável...
Pergunta: O material da peneira deve ser especial (mais resistente)? Qual?
Essas peneiras compradas não servem?

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 12:26 am    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
Bom, agora com a casa organizada, vou começar com as dúvidas...

Sergivaldo, usei esse processo, mas na perte de se usar o seixo rolado para triturar o que sobra na peneira grossa, a peneira ficou quase imprestável...
Pergunta: O material da peneira deve ser especial (mais resistente)? Qual?
Essas peneiras compradas não servem?

Abraços.


Laughing Laughing Laughing Oi Felipe!!!

Cara, gostei deste detalhe : " ... a peneira ficou quase imprestável..." Laughing Laughing Laughing também já danifiquei um monte delas.

Bem, a princípio essas peneiras que já são vendidas prontas, dão conta do recado. Agora, se for necessário uma produção maior, haverá necessidade de uma malha muito mais resistente.

Há, nas boas lojas de materiais de construção, diversos tipos de telas. Ultimamente estou utilizando uma que possui os arames muito mais resistentes. Não sei dizer qual a referência, mas prometo passar para vocês brevemente.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 6:36 am    Assunto: Responder com citação

Caro Sergivaldo,

É sempre bom partilhar com todos o que conseguimos fazer. Suas matérias são excelentes. Parabéns.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Bergson,

À medida que partilhamos nosso conhecimento, por mais simples que seja, nos sentimos úteis.

Acredito que essa troca de experiências muito contribui para o crescimento da arte bonsai no Brasil. Estamos apenas no começo de uma longa estrada. Com certeza muitas outras idéias irão surgir.

Muito obrigado pelos elogios e um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

Muito boa sua matéria.

Pude notar que você triturou daqueles tijolos maciços - como os de churrasqueira, certo?
Nunca fiz granulado com esse tipo de tijolo. Ele absorve bastante água como os blocos de construção - aqueles comuns, os furadinhos?

Um abraço,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Lando escreveu:
Sergivaldo,

Muito boa sua matéria.

Pude notar que você triturou daqueles tijolos maciços - como os de churrasqueira, certo?
Nunca fiz granulado com esse tipo de tijolo. Ele absorve bastante água como os blocos de construção - aqueles comuns, os furadinhos?

Um abraço,

Orlando (Lando)


Oi Lando,

É isto mesmo: os tijolos são semelhantes aos utilizados em churrasqueiras. A diiferença é que os que utilizo são mais porosos e não isolam temperaturas (refratários).

Realmente, absorvem e mantém bastante água em sua estrutura. Motivo pelo qual, prefiro esse tipo de tijolos. O tijolo de cerâmica é muito mais duro e, na minha opinião, o faz ficar com uma função semelhante aos pedriscos: facilitar a drenagem e aeração.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/12/05
Mensagens: 561
Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2005 2:14 pm    Assunto: è isso ai Responder com citação

Sergivaldo ainda bem que meu nome é Sérgio hehehe
bobagens a parte amigo tenho aprendido muito com suas dicas, só tenho a agradecer.
_________________
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2006 8:03 pm    Assunto: Telha Responder com citação

Caro Sergivaldo,

Eu uso os cacos de telha, realmente eles são mais duros mas absorvem bem a água, mas não tinha me atentado a sua função refratária.

Telho facilidade de encotrá-los, pois eles são usados nas quadras de tênis, então passo na peneira de fubá e utilizo que fica nela.

Se me permite a pergunta, abaixo desta peneira que vejo na foto, tem outra mais fina? ou você utiliza tudo que passa por ela?
Estes pedaços de tijolos com o tempo continuam firmes ou depois de um certo tempo se desmancham como no caso da terra de cupinzeiro?
Você percebeu melhoras nas plantas após o uso dos tijolos?

Principiante é assim mesmo, cheio de perguntas.

um abraço e agradeço se puder tirar minhas dúvidas.
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil