 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor Néto 1.o PASSO


Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 3:21 pm Assunto: A LUA E OS BONSAI |
|
|
http://my.opera.com/rockarlos64/blog/index.dml/tag/Bonsai
Foi neste site no qual achei este texto muito interessante!!!!!
Leiam, vale a pena!!!
Há muitos anos atrás, quando meu pai tinha um sítio em Petrópolis, trabalhava lá um jardineiro chamado Geraldo. Eu nem sabia o que era bonsai, mas adorava plantas. Curioso, sempre acompanhava o seu trabalho. Certo dia, o questionei por que não podara certa planta, se não me engano uma roseira, cujos galhos começavam a se emaranhar aos de outra planta. Ele, muito solícito, me explicou que a lua estava cheia e que se a podasse naquele momento ela perderia muita seiva. Perguntei a relação entre uma coisa e outra e ele me explicou que quando a lua está cheia a seiva da planta vai quase toda para a copa, enquanto que na nova e miguante ela se concentrava na raiz. Para exemplificar, cortou um pequeno galho e a seiva transbordou abundantemente. Fiquei com aquilo na cabeça. Certo dia, na lua nova, fui à mesma roseira e cortei um galho, e para o meu espanto, o corte foi quase seco, com pouca seiva. Pois bem, passaram-se mais de 20 anos após esse incidente e tornei-me um bonsaista amador. Não é que repeti a mesma operação em um ficus e o resultado foi o mesmo?
Contudo, nunca achei qualquer referência a essa questão nos muitos sites de bonsai que sempre consulto na internet, porém, venho seguindo a regra do Geraldo e só tenho obtido sucesso. Quando a poda é aérea, isto é, das folhas, só a faço durante a minguante, e quando a poda é de raízes, só faço na cheia. Isso não é crendice e tem uma lógica: ora, se o campo magnético da lua quando cheia é capaz de elevar o nível dos oceanos, por que não elevaria a seiva de uma pequena planta?
Texto de Carlos Estevez. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO


Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 3:29 pm Assunto: |
|
|
...
Editado pela última vez por Victor Néto em Sex Ago 24, 2012 8:58 pm; num total de 1 vez |
|
Voltar ao topo |
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO


Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Qui Ago 23, 2012 10:21 pm Assunto: seiva |
|
|
Muito interessante ,eu vou seguir este sistema, eu tinha lido este texto dias atraz e achei interessantissimo
valeu a dica e a iniciativa de posta-lo ,assim podera ser mais discutido _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Ago 24, 2012 12:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lamento jogar um balde de agua fria sobre as cabeças dos nobres colegas, mas não é a LUA, cheia, nova, minguante ou crescente quem influi nos resultados obtidos no cultivo das plantas. Isso é crendice popular. O que conta, de fato, é o clima, é a ação das chamadas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.
Apesar de que em algumas regiões do nosso país as estações do ano não serem tão definidas (como é na Europa e no Japão, p.ex.), vez que segundo dizem os nordestinos, no nordeste só há duas estações: chuvosa e seca, devo orientar e esclarecer que, para as plantas pelo menos, as estações estão mais que bem definidas sim.
O mecanismo de percepção quanto à mudança climática pelas plantas é algo complexo, e nós, humanos, não temos nem um minimo dessa capacidade tão peculiar a elas. Então, qualquer procedimento que fazemos em nossas plantas, fora da época ou em período climático diverso do que deveria prevalecer, certamente levará a uma perda ou atraso no grau de desenvolvimento de nossas plantas.
Aliás, isso está mais que embasado em artigos cientificos e canones de cultivo. O clima, e não a fase lunar, é que influi, de fato, no resultado do que fazemos a nossas plantas.
Cada estação apresenta características peculiares, sendo que o verão é marcado por dias mais longos que as noites; e o inverno, por noites mais longas que os dias. No início do outono e durante a primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.
Essa diferenciação na radiação solar durante o ano influencia diretamente na reprodução dos animais, nos aspectos da cobertura vegetal, na temperatura, nas chuvas, na agricultura etc. Esse ciclo é de fundamental importância para a manutenção da vida na Terra, proporcionando uma variação dos elementos climáticos e belas paisagens.
Por outro lado, talvez existindo uma relação direta entre as estações climáticas e as fases da lua, explique em parte essa crendice, embora não a justifique, é claro:
A agricultura ajusta cada uma de suas fases ao período mais propício, que varia conforme o produto, o que em muitos casos possibilita obter mais de uma colheita por ano. Qualquer alteração de monta na data prevista para o início das manifestações climáticas correspondentes à estação em curso pode perturbar gravemente o desenvolvimento da lavoura.
A mudança das estações afeta também o comportamento dos indivíduos. Alguns doentes mentais reagem de forma muito clara a essas alterações. O clima, associado à estação, provoca estados de ânimo que afetam grupos sociais inteiros. Diversos costumes, atitudes sociais e de trabalho estão relacionados com as estações do ano. O calor excessivo e as temporadas de chuvas torrenciais ou de nevascas podem recomendar a adoção de medidas reguladoras das diferentes atividades humanas: redistribuição de horários de trabalho, suspensão das aulas, adequação dos serviços públicos etc.
Inicialmente o ano era dividido em duas partes: o período quente (em latim: "ver") era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e umidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa umidade.
O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.
Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência da translação associada à mudanca no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Vale lembrar que certas culturas ainda dividem o ano em cinco estações, como a China. Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.
Bem, se quiserem continuar acreditando que a lua, e não o clima, tem influencia no que irão obter com seus bonsai, paciência. Como dizem os sábios: aos crédulos tudo é permitido, inclusive manter sua ignorancia.....rsssss _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO


Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Ago 24, 2012 8:55 pm Assunto: |
|
|
Bem, vivendo e aprendendo...
Caro nickyfury obrigado por esclarecer as coisas( nunca quis dizer que as estações não influem sobre os seres vivos, muito pelo contrário), concordo plenamente com oque disseste. Apenas acho que o campo magnético da Lua, se interfere nos oceanos através das marés, talvez aja a certo modo nas plantas. Mas nada( como disse anteriormente) que influi, de fato, no resultado do que fazemos a nossas plantas.
De qualquer forma concordo contigo,e afinal entrei para este fórum por uma razão: aprender mais sobre a arte com aqueles que mais sabem.
Obrigado marcelo, obrigado nicky, sua crítica foi muito construtiva construtiva. Creio eu que matamos dúvidas pertinentes ao assunto. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|