FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com bourguenville
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Costa
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/12
Idade: 59
Mensagens: 307
Localização: Marataizes-ES

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 11:10 am    Assunto: Ajuda com bourguenville Responder com citação

Amigos, eu peguei essa estaca de um senhor que estava fazendo uma poda de uma bourguenville lilas no dias 18 de junho e plantei. Olha como ela brotou bastante e esta até com flores.
Então, acredito que eu não transplanta-la agora porque é nova e tem ainda bastante espaço para as raizes crescerem e ela engrossar, mas, e com relação à poda? O que voces me indicam? Como podá-la? o tronco dela esta com aproximadamente 35 cm de altura.
Aguardo opiniões.




_________________
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo as fotos estão meio pequenas, mas é deichar que ela se recupere e comece a engordar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 22/08/11
Idade: 31
Mensagens: 149
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, eu sugeriria que você buscasse um material mais adiantado, as bugas demoram um bocado para engrossar o tronco. Tocos grossos pegam muito bem por estaquia.

Contudo, eu a colocaria no chão e a deixaria crescer, podando apenas para ter um formato desejado. depois eu pensaria em aramar e densificar a planta.

bom trabalho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2012 7:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marco, antes de fazer qualquer trabalho em sua planta, é preciso primeiro esclarecer o nome correto dela. Trata-se não de uma bourguenville, como voce escreveu, mas sim de uma BOUGAINVILLEA. Essa espécie nativa do nosso país, recebeu esse nome em homenagem a seu "descobridor": Louis Antoine de Bougainville (Paris, 11 de novembro de 1729 — Paris, 31 de agosto de 1811) um oficial, navegador e escritor francês.

Bem, corrigido o nome da planta, que aqui ainda recebe várias denominações comuns: flor de papel e primavera são os mais conhecidos, temos ainda que possui inumeras variedades, em que mudam o tamanho das folhas e a cor de suas bráqueas (folhas modificadas), que muitas vezes são confundidas como sendo flores, quando na realidade não o são. As flores, aliás, são iguais em todas as variedades, e bem pequenas, nascem no interior das Bráqueas.

Em relação a sua planta, voce pode proceder a uma desfolha completa nela, deixando apenas um par de folhas na extremidade dos galhos. Isso irá estimular a brotação em todo o galho, favorecendo o surgimento de novos galhos dentro desse galho, o que possibilitará então a formatação do galho, aumentando sua area de densificação (mais folhas nele). Com essa técnica, conseguimos formar um galho corretamente, pois os novos galhos dentro do galho principal serão então usados para moldar o galho (que deve ficar parecendo com a palma de uma mão aberta).

Com os galhos nus de folhagem, voce poderá tambem aramá-los levemente (o arame deve ficar bem solto, para evitar estrangular o galho, o que pode acarretar sua secura e morte). Galho aramado permite então que seja posicionado, além de favorecer movimentos levemente sinuosos lateralmente.

Como observaram bem os colegas, estacas como essas demoram muito tempo para engrossar quando plantadas em vasos. Essa espécie é uma trepadeira, então costuma crescer vigorosamente, alongando-se bem, em todos os sentidos e direções. Por isso, importante manter os galhos laterais com um comprimento razoável, para evitar que perca a forma adotada. Quando plantada no chão, ela pode vir a adquirir uma certa grossura no tronco, depois de muitos anos de cultivo (+ de 30!!).

Mas, mesmo com um material como o seu, é possível formatar um lindo bonsai, levando em consideração que dificilmente irá resultar em uma planta com tronco grosso. Nesse caso, 35 cm é muita coisa, talvez ficasse melhor com 25 ou 30cm apenas. Lembrando que os galhos iniciais sempre deverão ser mais compridos que os superiores, obedecendo a um padrão estético que prima pela triangulação ^

Bem colocado tambem que essa espécie permite estaquia de galhos e mesmo de partes de seu tronco, o que facilita termos então a chance de formar bonsai com troncos mais robustos, a partir de material coletado. Só que a época correta para ter 100% de chances de êxito com uma estaca, digamos aí, com a grossura da sua coxa, é na primavera e não agora, no inverno. Não é preciso raiz. Estaca mesmo, igual a essa que voce plantou. Mas isso não é impeditivo para voce não aproveitar o material que tem em mãos e fazer algo com ele. Veja alguns modelos:




















Como se pode ver pelas imagens acima, há uma preocupação em encurtar os galhos, pois com o surgimento das bráqueas e das flores, quanto mais densidade tiver os galhos, isto é, quanto mais folhas próximo ao tronco, mais bonita fica a planta. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Vou guardar este tópico, pois ficou muito boa a ilustraçõa do Nicky, parabéns e obrigado por mais esta aulinha!!!!!!
Atenciosamente
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 6:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Djalmo, fico feliz em saber que minha pequena explanação agradou seu "paladar". É preciso antes de mais nada desmistificar o bonsai, retirando dele essa coisa de dizer que galhos finos tem que engrossar para virar bonsai. Isso é balela para "encher linguiça", como se diz por aí. Tem nada a ver, como mostram as imagens acima e outras na net, é só pesquisar.

Para voce ter uma idéia, eu tenho em minha coleção de revistas japonesas alguns artigos e matérias que trazem ninguem menos que o grande mestre japones Masahiko Kimura fazendo estaquinhas de ponteiras de juniperos: ele as corta, arama para dar movimento sinuoso e depois as enterra em akadama miuda, para que enraizem.

Há outras matérias mostrando ele trabalhando com plantas mais finas que esse galho de primavera inclusive, sendo mudas de variadas espécies e não apenas de juniperos. Se o Kimura, em toda a sua grandeza, vê futuro num galhinho fino e mirrado, transformando-o num lindo bonsai pequeno e de caule fino, por que é que nós, brasileiros, repudiamos as tentativas dos colegas foristas e ficamos nessa de mandar ir engrossar o tronco primeiro? Pense nisso. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 16/02/11
Idade: 63
Mensagens: 329
Localização: NOVO HAMBURGO-RS

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2012 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury, tudo bem?
Fico contente que você aos poucos está retornado ao fórum.Para nós sua participação é muito importante.Não tenho postado muito, mas estou sempre acompanhando.

Abraço.
_________________
Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Costa
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/12
Idade: 59
Mensagens: 307
Localização: Marataizes-ES

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2012 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, gostei muito de sua resposta. Me ajudou demais. Com relação ao nome, eu já sabia disso. Digitei errado mesmo. Vou chamar agora sempre de Primavera para nao correr riscos de errar...kkkk.
Vou seguir as suas dicas desfolhando e aramando. Isso pode ser feito agora mesmo ne? Tambem irei cortar o troco deixando com 25 cm aproximadamente e tenho certeza que no futuro terei um belo bonsai.

Valeu.
_________________
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2012 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente o colega nicky tem toda a razão, a uns dias atraz um colega mais esperiente ja vinha me mostrando isto e me indicou este link:
http://aidobonsai.com/2011/03/19/os-tamanhos-e-as-medidas-do-bonsai/

Me foi muito util e aos poucos vamos moldando nossas mente para sairmos dos troncos grossos.
Agradeço pelo encinamento!!!!
Atenciosamente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gilbertovm



Registrado: 28/08/11
Idade: 45
Mensagens: 92
Localização: Goiania-GO

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2012 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Tópico bacana. Acompanhando...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lbandeira



Registrado: 18/01/12
Idade: 43
Mensagens: 82
Localização: Campo Grande-MS

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2012 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, muito bacana mesmo essa explanação. Acho que isso desmistifica alguns pontos que pelo menos pra mim eram meio confusos. É claro que não vamos colocar qualquer mudinha fina num vaso de Bonsai e falar que é um Bonsai do Senhor Miyagy...kkkkk. Tenho certeza que todos nós iniciantes ou não, gostaríamos de ter (e vamos conseguir) um Bonsai magnífico e com o tronco grosso e bem esculpido pelos anos de cultivo, mas às vezes a beleza também está na delicadeza e no minimalismo. Tenho uma panta dessas no meu quintal e estava visualizando uma outra planta muito mais desenvolvida mas acho que mudei de idéia. Quando ela estiver boa pra colocar num vaso bonito eu coloco as fotos no fórum.
Grande abraço a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil