|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vinipv
Registrado: 28/08/12 Idade: 30 Mensagens: 22 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Ago 31, 2012 6:54 pm Assunto: Yamadori Iniciante - Ajuda |
|
|
Boa noite galera ! Hoje achei esta muda na horta de meus avós e decidi retirá-la e tentar fazer um yamadori.
Como sou iniciante cometi alguns erros, não consegui pegar raízes com ela, apenas a principal.
O nome eu não sei, mas minha avó disse algo sobre 'Janeirinho' mas não achei nada na net, ela disse que dá flores rosas/roxas.
Tirei algumas fotos e queria a ajuda de vocês, estou achando o vaso pequeno, mas não tinha outro maior para colocar.
Vejam ai:
e depois que eu coloquei no vaso
isso ae gente... o que devo fazer agora ? trocar de vaso mesmo ou deixar nesse ai ?
preciso amarrar algum arame nele pra ele se prender ao vaso ? será que dá para fazer alguma coisa nele ?
se precisar tiro masi fotos, ou até da própria árvore maior que tinha ao lado deste ai.
Críticas são bem vindas, afinal sou iniciante e quero aprender mais !
Obrigado pela atenção, valeu ! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Ago 31, 2012 8:34 pm Assunto: |
|
|
olá vinipv!
Então, também sou principiante na arte, mas vale a pena fazer as coisas para aprender.
Eu também já realizei alguns yamadoris, mas os exemplares sempre foram pequenos, não tive a oportunidade de fazer algum com um exemplar mais desenvolvido.
as raízes mais fininhas seria bom você ter conseguido tirar, mas já que não deu , não se preocupe. é assim mesmo. a gente aprende com tudo. na próxima se der pegue um pouco de terra que está em volta da muda também. nem que seja um pedaço mesmo!
uma coisa que sempre faço aqui em casa é o hormônio enraizador.
ele ajuda a "criar" raízes mais facilmente.
tenho um blog no qual eu mostro as minhas experiencias , e explico como fazer o hormonio.
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/07/fazendo-vitamiona-b1.html
abaixo um link onde uso o hormonio
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/jabuticabeiras-mudas-em-vasos-de.html
é super simples e dá certo!
é simples e barato de se fazer.
costumo deixar as plantas de molho por umas meia hora antesde colocar nos vasos quando faço yamadori, e depois eu rego de 15 em 15 dias com o hormonio. a rega diaria com água é essencial! mas sem exageros.
o resultado está sendo muito bom!
quanto ao trocar de vaso. eu em particular eu não trocaria. deixaria ela descansar um tempo. daqui a algum tempo voce se for preciso troca. com terra e tudo !
eu costumo deixar as plantas na sombra por uns dias, umas duas semanas que seja no mínimo para ela se recuperar.
sobre amarrar um arame, só se for preciso. Você não vai ficar mexendo nele né? é só regar. Não precisa ficar mexendo, ok?
quando as folhas começam a secar um pouco, eu tiro algumas. se for o seu caso, tire também algumas pra minimizar o stress sofrido pelo processo.
quanto a espécie não se preocupe porque quando ele vingar e voce postar um outro tópico "identificação de espécie" e colocar no fórum central, os caras descobrem na hora!
a rapaziada que frequenta o fórum aqui é fera!
boa sorte meu amigo!
não desista se não der certo, pois afinal de contas voce pegou na casa da sua avó mesmo! dá pra pegar um monte se voce quiser!
é isso aí!
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
vinipv
|
Enviada: Sex Ago 31, 2012 9:08 pm Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | olá vinipv!
Então, também sou principiante na arte, mas vale a pena fazer as coisas para aprender.
Eu também já realizei alguns yamadoris, mas os exemplares sempre foram pequenos, não tive a oportunidade de fazer algum com um exemplar mais desenvolvido.
as raízes mais fininhas seria bom você ter conseguido tirar, mas já que não deu , não se preocupe. é assim mesmo. a gente aprende com tudo. na próxima se der pegue um pouco de terra que está em volta da muda também. nem que seja um pedaço mesmo!
uma coisa que sempre faço aqui em casa é o hormônio enraizador.
ele ajuda a "criar" raízes mais facilmente.
tenho um blog no qual eu mostro as minhas experiencias , e explico como fazer o hormonio.
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/07/fazendo-vitamiona-b1.html
abaixo um link onde uso o hormonio
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/jabuticabeiras-mudas-em-vasos-de.html
é super simples e dá certo!
é simples e barato de se fazer.
costumo deixar as plantas de molho por umas meia hora antesde colocar nos vasos quando faço yamadori, e depois eu rego de 15 em 15 dias com o hormonio. a rega diaria com água é essencial! mas sem exageros.
o resultado está sendo muito bom!
quanto ao trocar de vaso. eu em particular eu não trocaria. deixaria ela descansar um tempo. daqui a algum tempo voce se for preciso troca. com terra e tudo !
eu costumo deixar as plantas na sombra por uns dias, umas duas semanas que seja no mínimo para ela se recuperar.
sobre amarrar um arame, só se for preciso. Você não vai ficar mexendo nele né? é só regar. Não precisa ficar mexendo, ok?
quando as folhas começam a secar um pouco, eu tiro algumas. se for o seu caso, tire também algumas pra minimizar o stress sofrido pelo processo.
quanto a espécie não se preocupe porque quando ele vingar e voce postar um outro tópico "identificação de espécie" e colocar no fórum central, os caras descobrem na hora!
a rapaziada que frequenta o fórum aqui é fera!
boa sorte meu amigo!
não desista se não der certo, pois afinal de contas voce pegou na casa da sua avó mesmo! dá pra pegar um monte se voce quiser!
é isso aí!
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
Pow cara valeu mesmo pela dica ! vou comprar a vitamina na farmácia e fazer ainda hoje ! ahahaha
Mas n tem problema não tirar agora la do vaso e colocar na vitamina ?
e depois fazer o que com a vitamina, jogar fora ou tem como guardar pra usar dps ?
Farei isso então, deixarei nesse vaso e sem colocar o arame la... as folhas já deram uma secadinha desde quando eu coloquei no vaso =(
Valeu ae em ! acompanharei o seu blog !
Abraços |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 01, 2012 8:43 pm Assunto: |
|
|
olá vinipv!
bom, não precisa tirar do vaso não,ok?
já que tá lá, deixa lá mesmo.
dae voce rega com água mesmo, e depois de uns 15 minutos voce rega com o hormonio.
assim voce economiza.
como voce disse que é a sua 1ª planta, um unico comprimido é o suficiente ok?
é um pouco, voce não precisa usar os 750 ml que voce fizer td de uma vez, dá pra guardar em uma garrafinha.
aqui mesmo no atelier do bonsai tem uma explicação
http://www.atelierdobonsai.com.br/Enraizadores.php
então, como voce disse que as folhas secaram, retire algumas.
boa sorte com o seu exemplar.
até mais!
 |
|
|
 |
vinipv
|
Enviada: Sáb Set 01, 2012 8:59 pm Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | olá vinipv!
bom, não precisa tirar do vaso não,ok?
já que tá lá, deixa lá mesmo.
dae voce rega com água mesmo, e depois de uns 15 minutos voce rega com o hormonio.
assim voce economiza.
como voce disse que é a sua 1ª planta, um unico comprimido é o suficiente ok?
é um pouco, voce não precisa usar os 750 ml que voce fizer td de uma vez, dá pra guardar em uma garrafinha.
aqui mesmo no atelier do bonsai tem uma explicação
http://www.atelierdobonsai.com.br/Enraizadores.php
então, como voce disse que as folhas secaram, retire algumas.
boa sorte com o seu exemplar.
até mais!
 |
Entendi !
já comprei a vitamina mas não apliquei ainda.
farei isso então, regar normal, e depois aplicar o hormônio, mas aplicar como? colocar num pulverizador e aplicar no vaso inteiro ou só onde se encontra a raiz ? e quantas borrifadas é o ideal ?
obrigado pela ajuda e desculpe as perguntas ! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 01, 2012 9:10 pm Assunto: |
|
|
então meu amigo,
é só regar e depois de um tempo regar novamente , como se fosse água, ok?
jogue próximo o tronco, pois não tem raízes radiculares mesmo nela, as "fininhas" que voce disse que não conseguiu pegar.
não precisa colocar em pulverizador não ok?
pelo motivo de ser um enraizador, tem de ser colocado no solo , e como a sua muda não tem raiz ainda, jogue próximo ao tronco mesmo
se tiver mais mudas na casa da sua avó, pegue lá se der!
quando comecei a me interessar pela arte e comprei minhas primeiras mudas, uma coisa que li e que ajudou foi ter mais de uma.
quando voce tem uma só, voce não para de querer mexer nela ( pelo menos comigo foi assim! sou ancioso demais!)
tendo mais de uma voce faz o que tem que fazer em uma, e passa para a outra! assim voce não acaba mexendo em um exemplar mais do que o necessário , o que pode ser prejudicial
boa sorte e no que puder ajudar , estamos ai! não precisa se desculpar pelas perguntas porque eu mesmo faço um monte de perguntas aqui pra rapaziada! e a resposta sempre vem!
mais cedo ou mais tarde! |
|
|
 |
vinipv
|
Enviada: Sáb Set 01, 2012 9:17 pm Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | então meu amigo,
é só regar e depois de um tempo regar novamente , como se fosse água, ok?
jogue próximo o tronco, pois não tem raízes radiculares mesmo nela, as "fininhas" que voce disse que não conseguiu pegar.
não precisa colocar em pulverizador não ok?
pelo motivo de ser um enraizador, tem de ser colocado no solo , e como a sua muda não tem raiz ainda, jogue próximo ao tronco mesmo
se tiver mais mudas na casa da sua avó, pegue lá se der!
quando comecei a me interessar pela arte e comprei minhas primeiras mudas, uma coisa que li e que ajudou foi ter mais de uma.
quando voce tem uma só, voce não para de querer mexer nela ( pelo menos comigo foi assim! sou ancioso demais!)
tendo mais de uma voce faz o que tem que fazer em uma, e passa para a outra! assim voce não acaba mexendo em um exemplar mais do que o necessário , o que pode ser prejudicial
boa sorte e no que puder ajudar , estamos ai! não precisa se desculpar pelas perguntas porque eu mesmo faço um monte de perguntas aqui pra rapaziada! e a resposta sempre vem!
mais cedo ou mais tarde! |
blz entãoo !
entendi como fazer... acho que vou fazer isso mesmo de pegar mais uma muda
la tem algumas frutíferas (manga,amora,romã,pitanga) e algumas outras árvores/flores que dão pra fazer isso.
também sou muito ancioso, não vou aguentar a espera e vou ter que pegar outra muda mesmo ahauahuahau
novamente obrigado pela ajuda, me deu uma luz e tanto !
abraços |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 01, 2012 9:18 pm Assunto: |
|
|
é isso aí!
se precisar estamos ai pra isso!
de uma olhada no fórum, tem muita coisa legal aqui!
até mais! |
|
|
 |
vinipv
|
Enviada: Seg Set 17, 2012 11:54 pm Assunto: |
|
|
ATUALIZANDO !
Eae galera, meu yamadori acho que deu certo, pelo menos até agora !
com essa ajuda do gil_fuka utilizei a vitamina B1 pra fazer o hormnônio,
andei aplicando algumas vezes. Não aplico acho que já a 1 semana.
No dia 13/09 (duas semanas depois que plantei) apareceram as primeiras brotações !
E hoje, dia 17/09 as brotações estão bem maiores e volumosas:
E mais brotos estão quase saindo ali !
Mas além dessa boa notícia, tenho uma ruim e estou ficando preocupado.
Estou vendo no solo coisas amarelos, que acho que seja fungo:
ao fundo
e para piorar mais a situação (ou não) tem algo em um galho, uma coisa branca,
que estou com medo de ser fungo também:
É isso ai gente, quem puder me ajudar... qualquer ajuda será bem vinda !
Obrigado pela atenção, desculpe pelas várias imagens !
Valeu e abraços ! |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
vinipv
|
Enviada: Ter Set 18, 2012 2:02 pm Assunto: |
|
|
JOICIMAR MAGGIONI escreveu: | Sem maiores problemas, apenas diminua um pouco a rega, pelo meu ver ela já esta com raízes pois os galhos se desenvolveram bem, podes começar a colocar ela ao sol, mas com cuidado não nos horários de maior incidência, isso vai ajudar a acabar com os fungos.
T + abraço!!!! |
Beleza então, vou regar só pela manhã mesmo
e no final atarde apenas se estiver seco.
Colocarei então num lugar que tenha mais sol.
Obrigado pela ajuda, abraços ! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 18, 2012 8:59 pm Assunto: |
|
|
olá!
legal ver que deu certo o seu yamadori!
aplique de 15 em 15 dias o hormonio, é o suficiente.
é isso aí!
posta mais fotos futuramente ai!
até mais!
=) |
|
|
 |
vinipv
|
Enviada: Qua Set 19, 2012 4:25 pm Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | olá!
legal ver que deu certo o seu yamadori!
aplique de 15 em 15 dias o hormonio, é o suficiente.
é isso aí!
posta mais fotos futuramente ai!
até mais!
=) |
valeu cara ! hoje fiz mais estaquias e usei a mesma técnica !
assim que tiver novidades nesse yamadori postarei aqui !
Abraços ! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|