FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PITANGA COM NOVA BROTAÇÃO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2012 6:51 pm    Assunto: PITANGA COM NOVA BROTAÇÃO Responder com citação

Essa e minha pitanga plantei as sementes a 3 anos, tenho ela nesse vaso desde que a plantei, acabei curvando demais o tronco estou tentando corrigir, quando ela era pequena não parecia que iria ficar com tão curvada, agora ela esta com uma bela brotação, vamos ver se vai florescer pois suas irmãs que plantei no chão já mostraram algumas flores na semana passada, gostaria de opiniões se continuo com ela com esse estilo ou devo efetuar algumas intervenções mais drásticas. Seguem as fotos:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2012 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Joicimar,

Falar para cortar a planta dos outros é fácil, mas se foce minha,eu cortaria ali onde risquei, e elevaria aquele galhinho da esquerda, que passaria a ser o novo ápice.Buscando formar um bonsai estilo (shakan),ou tronco inclidado. Também seria melhor plantar em uma bacia maior de bordas baixas,com um bom subtrato drenante, para ela desenvolver mais rápido.O vaso é a ultima etapa na formação de um bonsai
Caso vc faça a poda que sugeri, teria que deixar o ápice crescer livre por um bom tempo, para se igualar mais com o tronco.

É apenas uma sugestão...

Abraço.
lgbaldim

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

JAIR FLORES escreveu:
Olá Joicimar,

Falar para cortar a planta dos outros é fácil, mas se foce minha,eu cortaria ali onde risquei, e elevaria aquele galhinho da esquerda, que passaria a ser o novo ápice.Buscando formar um bonsai estilo (shakan),ou tronco inclidado. Também seria melhor plantar em uma bacia maior de bordas baixas,com um bom subtrato drenante, para ela desenvolver mais rápido.O vaso é a ultima etapa na formação de um bonsai
Caso vc faça a poda que sugeri, teria que deixar o ápice crescer livre por um bom tempo, para se igualar mais com o tronco.

É apenas uma sugestão...

Abraço.

Opa, boa tarde! Eu coloquei um pouco a mais de fertilizante em minha pitangueira. Dpois de três dias, ela estava com suas folhas todas queimadas. Eu retirei todo substrato, fiz uma pequena poda nas raízes, lavei, deixei 20 min dentro da solução enraizadora e replantei utlizando um novo substrato. Ela estava com uma brotação bonita e utilizei o Forth Frutas para estimular sua brotação... será q ela irá sobreviver?? Não quero perde-la!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pethrus Barros
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 5:29 pm    Assunto: . Responder com citação

Rapaz, torcerei para que sobreviva, acho que não era hora para poda de raízes, o fertilizante estava muito forte, por isso a queima das folhas, mas vamos torcer.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
lgbaldim

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 6:44 pm    Assunto: Re: . Responder com citação

Pethrus Barros escreveu:
Rapaz, torcerei para que sobreviva, acho que não era hora para poda de raízes, o fertilizante estava muito forte, por isso a queima das folhas, mas vamos torcer.

Como eu falei, foi uma leve poda! Tirei praticamente as pontas apenas... Quero que tb sobreviva... foi um presente de um amigo q a mantia em sua casa por uns 7 anos e nunca produziu frutos. Essa ansiedade de ve-la produzir, a prejudicou. Estava com umas folhas lindas.. secou tudo!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

lgbaldim,

Eu prefiro adubar com farinha de osso e torta de mamona em partes iguais,junto coloco tb um pouco de fertilizante líquido fosway dissolvido.preparo em uma bacia e depois coloco em copinhos descartáveis.Troco a cada trinta dias.Quanto a sua pitanga,acho que sobreviverá,é uma planta bem resistente.Deixe em um local que receba bastante claridade, mas não o sol direto, por alguns dias.
lgbaldim

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

JAIR FLORES escreveu:
lgbaldim,

Eu prefiro adubar com farinha de osso e torta de mamona em partes iguais,junto coloco tb um pouco de fertilizante líquido fosway dissolvido.preparo em uma bacia e depois coloco em copinhos descartáveis.Troco a cada trinta dias.Quanto a sua pitanga,acho que sobreviverá,é uma planta bem resistente.Deixe em um local que receba bastante claridade, mas não o sol direto, por alguns dias.

Ok Jair. Irei fazer isso! Hj ela já está em uma área aberta, abaixo de umas copas de jabuticabeira, pela manhã ela tem o sol e pela tarde, fica na sombra gerada pelas árvores. Estou aguando todos os dias. Obrigado.
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 3:43 pm    Assunto: DESCUIDO COM PITANGUEIRA-CAIU,QUEBROU E MUDEI DE ESTILO. Responder com citação

Ola pessoal deixei cair a pitangueira e acabou quebrando ai resolvi cortar drasticamente onde quebrou vejam como ficou, isso já faz quase 1 ano, fiz a desfolha a alguns dias vejam como ficou.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Joicimar,

Ta brotando bem a pitanga, me incomoda o galho que na ultima foto esta para a direita (unico galho para aquele lado), me parece destoar do conjunto. Se retirar ele pode tentar um Shakan, podendo variar do Chu-Shakan com inclinacao entre 25 e 40 graus ou Dai-Shakan com angulacao maior da 40 graus.

Abraco

Nicolau Copérnico
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: