FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

shimpaku
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
alexbreansini
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 2:35 pm    Assunto: shimpaku Responder com citação

Esse shimpaku me intriga demais!

Ganhei ele a 2 anos...e até agora não consegui fazer nada nele.
Não sei...não vejo caminhos para ele.
Acho que talvez seja por que não gosto muito de shimpaku.
Mas só sei que não tenho ideia do que fazer com ele.
Sei que o material é fraco e que não ta nada bom assim.
Mas não sei o que fazer para melhorar.
Já pensei em fazer algo bem drástico...mas mesmo assim não sei o que.

Vou colocar varias fotos, em vários ângulos...e espero que possam me ajudar.

Não poupem criticas e ideias:
O que vocês acham?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Alex, estou começando a trabalhar com pinheiros agora, mas acho que poderia fazer um shari no galho mais alto e tracionar este galho mais baixo para tentar algo no estilo cascata.

Vou acompanhar o tópico pois vais ser bem interessante.

O Elio e o Nicky certamente te darão uma luz.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 7:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Alex, o unico problema que vejo em sua planta é que se trata de uma muda bruta plantada num vaso de bonsai. Portanto, não é um bonsai, nem mesmo um pré bonsai, mas apenas uma muda.

Isso não significa, contudo, que não possa fazer dela um bonsai de qualidade técnica superior. Eu costumo buscar na internet, digitando na caixa de pesquisa de imagens do google, modelos de plantas que posso usar como referenciais para meus trabalhos, seja qual for a espécie que se queira. Há milhões de plantas, bonsai ótimos e outros nem tanto, mas que, de uma maneira ou de outra, poderão contribuir para meu aprendizado. Geralmente, é isso que eu recomendo a quem, como voce, está empatado com uma muda, sem saber o que fazer com ela, a não ser criticar a planta.

Bem, eu considero sua planta com um ótimo potencial de trabalho. Ela é simples, pois possui galhos bem posicionados, não há excessos de brotações nem galhos ocupando posições que não possam ser aproveitadas. O que vale, no caso, é buscar um modelo que se ajuste a seu material, partindo desse ponto para a formatação aerea, necessária a uma substancial transformação da sua muda bruta em algo, digamos, mais visualmente atrativo.

A primeira mudança na estrutura da planta deve ser no tronco. O junipero é uma planta que se caracteriza por crescer na natureza de forma bastante incongruente, ou seja, não há formato reto, mas em contrapartida, há inumeras possibilidades de curvaturas de tronco, incluso umas bem radicais, que beiram o exótico, de tão antinaturais que parecem. Na verdade, como se trata de uma conífera, natural de areas deserticas ou similares, seu crescimento está afeito às dificuldades inerentes de conseguir nutrição no solo empobrecido, bem como da excassez de agua natural, o que leva a planta a ter um crescimento retardado e dificultoso. É algo parecido com o formato das arvores do cerrado brasileiro, onde elas adquirem as formas mais estranhas.

Isso posto, devemos então trabalhar o tronco da sua planta, prendendo a ele um arame grosso, firmemente preso no fundo do vaso ou nas raizes da planta, e com ele bem firme, moldar o tronco então, dando-lhe um leve movimento sinuoso, ou mesmo algo mais radical. Para proteger o tronco de possíveis "acidentes" (como quebra da casca, p.ex.), voce poderá antes de usar o arame, enrolar uma fita plastica em volta da area a ser aramada, ou mesmo usar ráfia (fita de planta seca). Após a proteção do caule, então enrole firmemente o arame, prendendo bem sua ponta conforme indiquei, para que ele mantenha a formatação do tronco corretamente posicionado.

O movimento a ser dado ao tronco deverá ser o que voce achar mais interessante. O importante é que o tronco abandone a aparencia atual e fique mais impactante, visualmente falando. Na sequencia, os galhos obviamente seguirão o mesmo movimento, ou similar a ele, para harmonizar o conjunto. Dessa forma, sua planta ganhará o que chamamos de movimento, deixa de ser uma muda bruta e passa a ser um pré bonsai.

Para que voce possa analisar alguns formatos que julgo interessantes de formatação de tronco, eis um ótimo link de uma pagina japonesa. Há diversos bonsai apresentados. Analise criteriosamente, com calma e observação, cada um desses bonsai. Veja que tem movimentos bem diferentes, alguns até mesmo inusitados. O importante não é "copiar" o movimento, mas dar a sua planta um movimento similar ao que voce julgar mais bonito e que deixará sua planta com uma aparencia melhor que a atual:

http://pamalebe.exblog.jp/page/2/

Lembrando que voce pode usar o google imagens para pesquisar sobre o uso de rafia. Basta digitar na caixa de pesquisa algo como: usando ráfia para proteger o tronco antes de aramar, ou algo assim. Para ver outras imagens de juniperos com lindos movimentos de tronco e galhos, pesquise: juniperus sinensis bonsai, ou então: shimpaku bonsai, ou ainda: bonsai shimpaku, que é o nome japonês para essa espécie.

Qualquer dúvida, é só perguntar, estamos aqui para ajudar. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: