FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda na conduçao de um jacare
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 2:37 pm    Assunto: ajuda na conduçao de um jacare Responder com citação

ola a todos

esse é meu primeiro post (fora apresentaçao),e gostaria das sugestoes/opnioesde vcs na conduçao com uns dos mausais q tenho,,este no caso é um jacare de uns 35cm ,coomo todos vem cheio de brotos no ronco axilas, apice muito fino e deitado ,,tipo uma arvore de natal de lado e com muito galhos primarios e todos voltados para cima como uma vassoura, enfim limpei (brotos e galhinhos mal posicionados)e posicionei os galhos, primarios, mais nao tirei nenhum , como ainda nao tenho experiecia em vizualizar a planta como tem q ficar, tipo vizualizar sem osgalhos outros galhos rebaixados sem apice , com copa, em enchergar a futuro bonsai,,dai tenho q tirar foto e editar no paint e ver como fica antes de mexer nela ,,se é q pra mexer agora

essa é ela agora ,, pena nao ter tirado foto como veio , ai ela ja esta limpa, apesar de nao parecer, pois tava pior



Uploaded with ImageShack.us

aki uma projeçao (feijao com arroz) dela na minha inexperiente concepçao ,,


Uploaded with ImageShack.us
dai q peço ajuda de vcs , é por ai ?? o estilo pra ela acho melhor o ereto informal , tipo esse



Uploaded with ImageShack.us

ou esse



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/01/12
Idade: 37
Mensagens: 240
Localização: Alvorada-RS

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Acacio, sou novato na casa também, mas estou começando a trabalhar com pinheiros agora, vou acompanhar seu tópico.

Opinião, gostei mais do primeiro modelo, apesar de me parecer que não trata-se de uma árvore "pronta" ainda dado o angulo de alguns galhos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Belo material, esta no caminho certo, eu não sou muito fã desta espécie pois qualquer descuido ela fica feia com galho e ramos seco, mas o seu esta muito bonito, bom trabalho. Acompanhado!!!!

T+ abraço!!!!!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 8:24 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Acácio, em primeiro lugar quero dar-lhe meus parabens: não só pela ótima aquisição, ao adquirir essa planta, mas pelo excelente trabalho de modelação que executou nela, principalmente por que busca parametros com duas outras plantas, quanto ao movimento do tronco e formatação. Corretíssimo, isso.

Uma coisa é importante voce fazer o quanto antes: remover todas essas pedrinhas brancas da superficie do solo. Elas apenas atrapalham o cultivo, vez que impedem que voce visualize corretamente o solo, e pode, equivocadamente, ser induzido a erro, quando regar a planta. O excesso de umidade nas raízes pode levar à morte da planta, que no caso de coníferas, demora para ser percebido. Quando acontece, nada se pode fazer então. Agora, para evitar que isso aconteça, remova as pedrinhas o quanto antes. Aguarde que o solo seque bem, antes de regar novamente. Essa planta deve ser cultivada a pleno sol, pela manhã, resguardando-a do sol tórrido que geralmente faz na parte da tarde.

Essa variedade de Junipero é chamada de procumbens, mas caiu no gosto popular chama-la de "jacaré", por que quando de seu cultivo no solo, ela tende a crescer horizontalmente, paralelo ao chão. Essa caracteristica peculiar leva muitos cultivadores, inclusive, a optar por sua formatação no estilo HAN KENGAI ou mesmo KENGAI (semi cascata e cascata plena). Todavia, isso não é regra, como tudo mais em bonsai, então possibilidade de transformação em outros estilos, como esse que voce busca, é algo muito salutar, e contribui enormemente para o aprendizado do bonsaista.

Bem, retornemos então a sua planta. O tronco tem um movimento bom, como salientei. Importante que as curvas sejam sempre em todos os sentidos, e não apenas laterais. Isso significa que elas devem ser em 3D, isto é, vale faze-las para a frente e para trás, ao invés de apenas para os lados, dando para a planta melhores condições de formação, além de permitir uma correta construção de seu arcabouço estrutural aereo, vez que poderemos deixar brotações na frente do tronco, nas laterais e no fundo, agregando profundidade visual para a planta.

Modelado o tronco, os galhos devem obrigatoriamente seguir a mesma linha, ou seja, recebem tambem movimento similar ao do tronco, para que criemos com isso uma harmonia visual de todo o conjunto. Bem, um galho com movimento levemente sinuoso deve ser trabalhado conforme citei acima para o tronco: o movimento não deve ser apenas lateral, mas oscilar para cima e para baixo, sendo que o ponto inicial do galho (rente ao tronco) deve ser ligeiramente abaixado e a partir daí todo o galho deve buscar um posicionamento horizontal mas para baixo, caracterizando uma arvore antiga (nas plantas ou arvores novas, os galhos tendem a seguir sempre para cima, nunca para baixo, pois não tem volume nem peso suficientes para justificar isso).

Como nossa intenção com um bonsai é justamente caracterizar mais idade que realmente ele tenha, então temos que buscar esse tipo de compensação, para criar essa "ilusão" de mais idade. Ao pegar um galho qualquer, geralmente retiramos as acículas que crescem na linha de baixo do galho, mantendo apenas as de cima. Com isso, o galho ganha volume superior, mas não fica parecendo uma bolinha.

Para executar isso, segure o galho na horizontal (antes de aramar, claro), e corte fora o que tiver por baixo, preservando o que estiver por cima. Acículas na ponta devem ser evitadas em excesso, então retire parte delas (nunca retire todas). Elimine em seguida algumas da parte superior, para permitir oxigenação entre as acículas, bem como o acesso de luz e calor solar. Isso irá estimular novas brotações. Brotações mais próximas do tronco devem ser estimuladas e preservadas, para agregar densificação a sua planta, deixando-a mais "cheia", encorpada.

Após realizar esse trabalho em todos os galhos, inclusive no galho apical (que "puxa" a força da planta para cima), é a vez de usar o arame, envolvendo o galho bem levemente para evitar estrangulamento e asfixia, o que pode causar a morte do galho, que secará, perdendo-se qualidade para a planta. Após aramar, então é hora de dar o leve movimento sinuoso de que falei, com todo cuidado e atenção, sempre preservando as acículas.

Esse trabalho pode ser realizado agora, sem nenhum problema. Todavia, na próxima primavera, isto é, do ano que vem, sugiro que voce faça um replantio, preparando um substrato mais drenante, que pode conter por exemplo: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinheiro seca, terra granulada. Esse material, em proporções relativamente iguais, irá permitir que as raizes de sua planta aumentem, o que contribui significativamente para uma melhoria de toda a planta, vez que favorece ótima oxigenação nas raizes, permeabilidade e escoamento total da agua da rega diária, lixivação da adubação orgânica, quando do aporte regular (que deverá sempre ter inicio somente 90 dias após o reenvase).

Bem, em linhas gerais, era o que eu tinha a dizer. Essa planta é uma das mais usadas no bonsai nacional. Em meu viveiro tenho algumas, em vários estilos, e que respondem muitissimo bem ao cultivo que faço, de maneira que minhas colocações acima são em função exatamente da minha experiencia com essa variedade de junipero, além de outras informações que coleto sempre junto a amigos que tambem a cultivam com igual sucesso.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

nick veja como eese forum e pessoas como vc , transformam pessoas totalmente leigas nessa arte , sim pq o unico contato q tinha com bonsai foi no filme karate kid, hoje consigo escolher uma planta com bom potencial , pois tinha muitas la na hora e escolhe essa, conseguir modelar, pois como todo jacare, vem muito sujo(galhos), apice muito fino e rastejante
cara os seus posts, do elio e de um montao de feras aki, contribuiu para q ,em 60dias eu tenha bagagem para dialogar sobre o assunto, eu to a mais de 2 meses so lendo o forum so agora q postei , queria evitar de fazer perguntas ja respondidas aki, tenho um caminho enorme pela frente, mais nao fico bioando mais , como antes, aprendi muito sobre adubos, estaçoes do ano, solo, poda, transplante,estilos,pre requesitos, enfim uma variedade de coisas

cara ,vc mais uma vez me ajudou demais, continue sendo sempre prestativo atencioso, e educado como vc é

obrigado mais uma vez amigo Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 3:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Acacio, voce é muito gentil com suas palavras em relação a minha pessoa. Como tantos outros nesse nosso forum, sempre que posso gosto de opinar, sempre no intuito de ajudar. Sei que voce tambem, quando chegar sua vez, fará o mesmo, então não há por que me agradecer, mas apenas busque sempre aprender mais e mais, pois qualquer hora dessas seu conhecimento será muito útil a outros que buscam esclarecimentos aqui.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 3:30 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Acácio, costumo sempre dizer aqui no forum que, como todos os demais, eu tambem sou um mero aprendiz. Todavia, seria hipócrita da minha parte dizer que, como um aprendiz mais antigo, eu não domine determinados aspectos dessa nossa grande arte bonsai. E, ao ter conhecimentos, habilito-me a repassá-los a outros, que como eu trilham o mesmo caminho da arte.

Sei que o nobre colega, quando chegar sua vez, fará o mesmo. É de praxe em nosso forum isso acontecer e muito me alegra e estimula continuar a auxiliar, com meu parco conhecimento, justamente por saber que o pouco que sei serve de alguma coisa a outros que saibam menos que eu. E tambem que, com o pouco que aprenderem, irão por sua vez repassar a outros que sabem ainda menos que nós dois. rssss

O dinamismo do nosso forum, conquanto trabalhemos sempre com esse intuito, reside justamente nesse aspecto de que, ao aprendermos e repassarmos o que aprendemos, estaremos todos concorrendo para a melhoria do bonsai nacional, e estimulando o cultivo por parte de todos que se interessem pela nossa nobre arte bonsai. Esse é o verdadeiro caminho a se percorrer: ensinar o que se aprendeu. Não guarde, jamais, o conhecimento apenas para si: sempre o divida.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

valeu nicky , Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 20, 2013 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

atualizando 20/01/2013:

ultima foto 13/09/2012



Uploaded with ImageShack.us

26/09/2012

retirei o primeiro galho da direita tava muito baixo



Uploaded with ImageShack.us

24/10/2012

depois de 1 mes a copa deu uma enchida



Uploaded with ImageShack.us

dai podei a copa e o galho da equerda asumui o apice



Uploaded with ImageShack.us

ficou assim



Uploaded with ImageShack.us

depoiscortei os galhos em vermelho deixei os de azul ,,, e mais tarde esses em amarelo vao ser os primeiros galgos da copa



Uploaded with ImageShack.us

agora 15/01/2013

desenvolveu pouco so a copa q melhorou os amarelos tornaran-se galohs, dei mais sinuosidade ao tronco e baixei mai a altura da arvore



Uploaded with ImageShack.us

dai compactei mais ela ,dei mais movimento ,,mais limpa ,, tô buscando o estilo moyogi classico , com primarios saindo na parte externa de cada curva, com movimentos em 3d, (lados ,frente tras, ) e copa ascenando para o observador, ,, dei o formato e estilo a ela , agora é anos e mais anos, ate engrossar( proximo inverno vai para uma bacia grande),e fica bem cascudo , aspecto de velhao,



Uploaded with ImageShack.us

impressionante como esse forum e rico em informaçao , ate outro dia , (nao conhecia o forum , nem a arte )eu pensava q a foto do antes era ja era um bonsai agora vejo q era uma muda q virou um pre bonsai, e bonsai mesmo so daki a uns 7~10 anos


antes



Uploaded with ImageShack.us
depois


Uploaded with ImageShack.us

vou fazer topico do meu ficos micro. carp. yamadori,, q tenho,,,


obrigado a todos , sem vcs eu ainda nao teria se quer noçao de com fazer um bonsai, sinto q a cada dia , cresço muito dentro da nobre arte,

valeu !!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Jan 20, 2013 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente, Acácio! Deu uma ótima consertada. Boa seleção de galhos, boa sinuosidade. Parabéns!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 20, 2013 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

elio , fico vidrado nos seus post, cara vc ensina muito detalhado, fico atento a todas as dicas suas, varios topicos salvo em favoritos, obrigado pela disposiçao e paciencia em repartir com nós leigos tanta sabedoria, nao posso esquecer do seu xara elio , e ao nick tb ,vcs sao demais
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2013 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa, ainda bem que encontrei esse seu tópico, Acacio!

Também tenho um juniperus (que ainda não sei se é procumbens ou horizontalis), mas que ainda está muito novo e iniciante ainda... chegando à categoria de pré-bonsai. Como bem disse nosso colega Nicky, a ajuda mútua é espetacular nesse fórum. Eu também fiquei lendo durante muito tempo até então postar. E agora que encontrei esse seu tópico, vou ter um modelo pertíssimo do meu pra seguir!!! Ainda mais que você é do Rio também.

Estarei seguindo o andamento da sua planta. Parabéns!!!
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2013 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Acácio, André.......a troca de informações nesse hobby é fundamental. Sem estrelismos. Com certeza não dá para esquecer meus amigos Nicky e o xará, com grande conhecimento.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2013 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

andre ,muito bom saber q teho mais um colega de forum e conterraneo,concerteza marcaremos de nos encontrar , moro aki em maria da graça , mais precisamente no jacarezinho, agora pacificado, as portas daki de casa estao abertas pra vc e a todos desse forum , ou marcamos um dia na sua casa ,,ou podemos ir la na dona angela em niteroi , tenho muita curiosidade de conhecer o sitio dela , tem muitas caliandras Shocked

elio ,,é isso mesmo sem estrelismo, faço parte de forum de bike, tiro esportivo, e computador, mais aki todos se tratam de igual para igual , inclusive os mais experientes em relaçao aos iniciantes, o tratamento e vip Laughing ,,me sinto muito avontade aki
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Jan 27, 2013 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Sem dúvidas, vamos marcar sim!

Abs
_________________
Juniperus Procumbens
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil