|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Eugenio PS
|
Enviada: Sáb Set 15, 2012 8:29 pm Assunto: Pitanga - criação de ápice / estilização |
|
|
Olá pessoal, essa pitanga há um ano atrás era apenas um lápis enfiado na terra, hoje já está com uma ramificação boa e responde sempre muito bem às podas, com boas brotações.
No entanto, agora estou com dúvidas sobre como construir o ápice: no momento estou tentando conduzir alguns galhos que cresceram mais no alto e mais perto do centro pra cima, mas o resultado parece-me meio artificial.
Gostaria então de pedir ajuda aos mais experientes, que me deem umas opiniões para que eu possa guiar essa pitanga e construir um belo ápice.
Abraço a todos.
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Set 15, 2012 8:49 pm Assunto: |
|
|
Ola Eugenio !
Desculpe-me a sinceridade mas penso que vc esta seguindo um caminho equivocado na condução da sua pitangueira .
Quando iniciamos uma muda para futura condução como bonsai devemos primeiro nos ater ao nebari(raizes) e tronco, depois galhos primarios, secundarios e finalmente as ramificações finas . Esta é a sequencia dos trabalhos . E o vaso pequeno é a ultima etapa, deve ser pensado em função da planta.
Sua pitanga tem um tronco reto e sem conicidade, terminando de maneira abrupta , o que não transmite beleza ou qualidade tecnica ao projeto , mas acredito que não é mais possivel corrigir este problema com arames ou tensores.
Existem galhos partindo do mesmo ponto ou em posições desfavoraveis, não sugerindo um hokidashi ou um moyogi , tornando dificil a condução em qualquer dos estilos basicos .
Se minha , faria uma poda drastica com o corte na diagonal , mantendo apenas alguns cm de tronco , depois transplantaria para uma bacia com substrato bem nutritivo, nos primeiros dias a meia sombra para depois manter a pleno sol com rega abundante .
Aproveitando o transplante poderia corrigir o nebari espalhando as raizes o mais radialmente possivel .
Parece exagero mas não é , as vezes é preciso alguns passos para traz para se conseguir um grande salto a frente .
Estude , leia os topicos que puder e os textos que encontrar, veja muitas fotos , analize , experimente .
Boa sorte e paciencia . |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Sáb Set 15, 2012 9:07 pm Assunto: |
|
|
O nebari está sendo trabalhado, debaixo da terra, com uma tampa de refrigerante para dispor as raízes de forma ordenada e radial.
O tronco, é sem jeito mesmo, aliás, para esse projeto, não tenho grandes pretensões: foi minha segunda planta, e expirime muito bem erros de iniciante. Mas tenho afeição a ela, e queria mesmo fazer um hokidashi com ela.
Não pretendo engrossar o tronco, nem conseguir um tachiagari perfeito, apenas continuar com ela do jeito que está, sem grandes pretensões, mas, melhorada. |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Dom Set 16, 2012 8:10 pm Assunto: |
|
|
Eugênio, erros fazem parte do aprendizado, o importante é aprender com eles sempre. _________________ "Não deixem de conhecer o site http://www.meubonsai.com.br
Controle online de seus bonsai desenvolvido por um colega aqui do Fórum." |
|
|
 |
Eugenio PS
|
Enviada: Seg Set 02, 2013 5:58 pm Assunto: |
|
|
Um ano depois, assim estamos.
não é grande coisa, mas já é uma melhora.
Abraço a todos.
 |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 02, 2013 6:51 pm Assunto: |
|
|
opa!! acho que está no caminho certo! sabendo de todas as limitações e dificuldades para se formar uma planta. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|