FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira - presente de amigo
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2012 7:39 am    Assunto: Pitangueira - presente de amigo Responder com citação

Olá pessoal,

ontem foi um daqueles dias especiais que temos de vez em quando, dias em que podemos conhecer pessoas iluminadas... vou explicar...

fiquei sabendo de um senhor, já de certa idade, que mora em Sorocaba-SP, cidade onde eu trabalho... me disseram que ele amava Bonsais, não deu outra, tive que ligar para ver se ele poderia me passar algum conhecimento...

Liguei e o Sr. Mario foi super receptivo e, além de um bom papo pelo telefone, me convidou para conhecer sua casa e algumas de suas plantas... chegando pude verificar um coleção com aproximadamente 40 plantas, umas mais novas, outras com mais de 30 anos... detalhe, quase todas geradas a partir de sementes...

após um papo de aproximadamente 2 horas eis que fui surpreendido com um presente... uma pela Pitangueira... abaixo coloco algumas fotos dela para que vcs a vejam e comentem à vontade...

Abraços e fico no aguardo dos comentários...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2012 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta!!! vou acompanhar!!!!!

T + abraço!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2012 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Belo presente, esta semana tambem ganhei de presente uma pitangueira dos meus amigos Genésio e Sonia da ''bonsai blumenau'' loga mais posto fotos...

abraços...
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2012 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

valeu pessoal..

quanto ao andamento, até por eu ser inexperiente no assunto, gostaria da sugestão/validação de vocês...

estou pensando em mudar ela para um vaso maior (bacia) e deixá-la lá por pelo menos 1 ano... para ver se o tronco engrossa um pouco, estou achando ela muito fina...

também gostaria de aramar o tronco principal, para já ir alinhando-o antes de engrossar...

tenho a pretenção de tentar um destes modelos:

se é para sonhar vamos sonhar alto...
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2012 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Clayton!

belo presente mesmo!

legal saber que voce achou alguem em Sorocaba, moro na cidade e andaina não conheço muitas pessoas que gostam da arte também, apenas alguns amigos.

até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

estava pensando em realizar uma poda drástica nesta planta, pelo que andei lendo a pitangeuira aceita este tipo de procedimento no final do inverno... apesar de estarmos iniciando a primavera na região onde moro ainda está bem frio durante a noite/madrugada...

falo da poda drástica porque acho o tronco dela muito reto até o primeiro nível de galhos e além disso ele seria muito alto também... algo em torno de 17 cm...

o que acham???? se concordarem, mantenho que alturo do tronco reto... 7 cm?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 5:52 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Vç fez algum tipo de adubação nela já?

Se não, seria interessante fazê-lo, umas 2 semanas antes do corte drástico... A altura, acho que uns 10 cm já ficaria bom o corte, isso iria gerar uma boa brotação!
Quando brotar vç faz uma seleção...quem fica e quem sai, evitando cicatrizes indesejáveis, que acontece quando eliminamos galhos com algum diâmetro já... Depois de escolhido os brotos que ficam, deixe-os crescer livre por um tempo, podendo já dar um movimento com arame próximo a sua nascente...o galho vai poder crescer sem interferência para que engrosse sem a preocupação que lignifique pois o movimento já vai ser dado quando ainda novo o ramo...o arame pode ficar 3 meses, por ser jovem(o ramo) e a época é de início de atividade, a forma dada pelo arame garantirá o sucesso neste período...se for deixar por mais tempo(o arame), cuide para que não aconteça o estrangulamento ... Pode-se deixar crescer até o final do inverno seguinte, efetuando assim a poda... Com a brotação dos galhos primários começa tudo de novo, seleção+aramação+deixar crescer+ poda e ae pula dos secundários para os terciários...
Espero ter dado uma luz no cultivo da sua planta...abç
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

uma luz, digamos que vc deu um Sol... rsrs.. valeu Marco...

uma única dúvida, para adubar eu só tenho farinha de osso e torta de mamona... como vc falou em adubar por umas 2 semanas e, pela minha experiência com outras plantas acho eu não se deve misturar estes dois adubos, o que vc sugere? escolho um, qual? compro algum outro adubo especial????

valeu pelo tutorial!!!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Que bom que gostou Clayton!

Sobre adubação...tens adubado ela?

Eu costumo usar tb estes dois, só que ainda acrescento cinza de madeira(riquíssimo em (K)potássio), ponho todos eles pra fermentar antes do uso, aplicando diretamente no solo, sempre pelas bordas do vaso. Pode usar junto sim, sempre uso e as plantas adoram. Se quiser e puder, compre osmocote...indico a Ideal Bonsai, entregam em todo país! Se não adubou ainda, adube...a pazinha da torta de mamona, use duas medidas dela dos dois produtos misturados em partes iguais. Por ser orgânico e não ter passado pela fermentação, sua absorção é mais lenta, então sugiro esperar 30 dias depois para fazer a poda drástica. A pitangueira aceita muito bem este procedimento, se adubá-la antes então o resultado é muito melhor.
Conforme for fazendo as coisas, poste pra podermos acompanhar os resultados...
abç
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 11:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ia esquecendo... quando for podá-la, aproveite e passe para uma bacia de uns 10 litros, sem podar a raiz, o substrato pode ser 50% orgânico e 50% drenante(pedriscos, cacos de telha, tijolo). Fure bem a bacia por baixo e nas laterais(pode ser com o ferro de solda)deixando parecido com um escorredor de macarrão. até
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 7:32 am    Assunto: Responder com citação

valeu Marco... vou adubar hj mesmo...

posso usar esta proporção de adubação para outras plantas, tipo juniperos, jabuticabeiras, caliandras???
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 9:31 am    Assunto: Responder com citação

Eu uso em todas as espécies Clayton sem preconceito... não sei se tu tens muitas plantas ou se mora em ap, mas aconselho sempre a por pra fermentar antes do uso, pois a absorção pela planta é imediata e se puder adicionar cinza de madeira...ficará mais riquíssimo ainda, completará o NPK orgânico...até

abç
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 10:18 am    Assunto: Responder com citação

desculpe a pergunta idota, mas qual o processo de "por para fermentar"... seria basicamente misturar os dois compostos, em proporções iguais (mais as cinzas) e deixar por um tempo?

outra dúvida, tem que ser cinzas de madeira ou serve carvão vegetal moído ou mesmo suas cinzas?

desculpe as perguntas mas tenho exatamente 10 dias de bonsai... verde é pouco para descrever meus conhecimentos...

Abraços
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

Clayton A escreveu:
desculpe a pergunta idota, mas qual o processo de "por para fermentar"... seria basicamente misturar os dois compostos, em proporções iguais (mais as cinzas) e deixar por um tempo?

Acrescente água em uma bacia com tudo misturado, tape com uma tela(evita proliferação de insetos, principalmente moscas), proteja das chuvas, coloque no sol, deixe secar por uns trinta dias, retire e coloque em um pote fechado para armazenar e ir usando. As proporções podem ser iguais.

outra dúvida, tem que ser cinzas de madeira ou serve carvão vegetal moído ou mesmo suas cinzas?

O carvão tb contém (K) potássio, suas cinzas podem ser usadas, desde que não sejam derivadas de um churrasco, pois existe grande quantidade de sal que fatalmente iria matar as plantas.

desculpe as perguntas mas tenho exatamente 10 dias de bonsai... verde é pouco para descrever meus conhecimentos...

hehehe...é assim mesmo, todo mundo deve passar por isso! Até, abç!

Abraços

Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 1:00 pm    Assunto: Responder com citação

Marco ????
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: