FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaléia Branca
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 7:43 am    Assunto: Azaléia Branca Responder com citação

Olá,

minha nova planta... espero comentários...

estava num vaso relativamente grande (16 l) mas quando fui replantá-la, que trauma, tinha terra só nos primeiros quatro centímetros, o resto me parecia um tipo de argila, meio cor de cimento... horrivel... tomara que ela se recupere... está bem debilitada...

neste cenário, gostaria de saber se posso injetar algum adubo mesmo logo após a poda? tenho torta de mamona e farinha de osso em casa...

tb gostaria de saber se posso, nas regas diárias, colocar um comprimido de vitamina B1... acabei esquecendo de deixar as raízes no banho antes de plantar na bacia... coisa de principiante...

Editado pela última vez por Clayton em Seg Set 02, 2013 12:11 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Clayton, adubação nem pensar!
Se ela está debilitada, e trocou o substrato é melhor esperar ela reagir um pouco antes.
Quanto a vitamina B1 também fiquei na dúvida, vou acompanhar o post.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

A vitamina b1, vc dilui 1 comprimido de 400mg em 750 ml de agua e rega regularmente com ela, e é bem aconselhado no caso da sua planta, mas a adubação após 45 dias pelo menos do transplante, se vc podou raizes o ideal é tbm diminuir a altura da planta, pois a capacidade de absorção da agua no momenta estara bastante reduzida. espero ter ajudado.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

O ideal, agora, é podar bem baixinho. A Azaléia tem a característica de brotar sempre embaixo.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Fala pessoal, vamos por partes...

wlsjurai e Djalmo, obrigado por esclarecerem minhas dúvidas com relação a adubação e a B1... B1 junto com a rega e adubo só daqui a 45 dias... valeu!

a propósito, não havia praticamente raízes para serem podadas... a planta tem uma copa de aprox. 1 m de diâmetro e uns 80 cm de altura e tinha um círculo de raízes de 17 cm... poucas raízes capilares...

o que fiz foi podar as "pontas" das raízes para ver se dava um "incentiva" na brotação de novas raízes...

Elio, então, podo agora, logo após o transplante? acho melhor esperar pelo menos ela dar sinal de recuperação, não?

também ainda estou em dúvida com relação ao caminho a ser tomado, 2 ou três troncos?? digo isso porque se vc reparar na segunda foto que postei, poderá ver que o último tronco da direita só têm ligação com os demais no subsolo... então fico na dúvida se o retiro ou não no futuro... o que vc acha?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Clayton, se vc podou as pontas das raízes (boca da planta) acho melhor esperar uns 3 meses para podar a parte aérea.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

Clayton A, desculpa, acho que não me fiz entender, a vitamina B1 vc uza de imediato pode uzar uma vez por semana na rega e a adubação vc inicia apos uns 45 dias ou mais!!!!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 1:58 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Se vç disse que ela tem 1m de diâmetro de copa, 17cm de raízes, 80cm altura e tá fraca...a parte aerea estando alta compromete a saúde da planta. Ideal seria equilibrar, deixando a parte aerea mais baixa e bem equilibrada com as raízes, se as raízes são a boca e foi fechada, a parte aerea é o alimento ou ao menos a energia que transforma o alimento, deve-se tirar isso dela até que a "boca" volte a se alimentar. Se a planta tivesse uma boa massa de raízes de alimentação, o fato da parte aerea ter um volume maior não interferiria na recuperação... Derrepente deixar um galho longo com algumas folhas como "termômetro" pra medir a saúde da planta!
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

vamos lá srs,

a massa de raízes realmente era pequena... me assustei quando vi... era desproporcional em razão do tamanho da planta...

podei sim, ao que parece indevidamente neste caso, a "boca" da planta ou seja, a ponta da maioria da raízes... nas capilares não mexi mas eram muito poucas... devia ter batido uma foto para postar aqui...

se devo porar as galhos sigo qual das linhas abaixo, ou nenhum delas....

MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 5:55 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Creio que, ou na linha vermelha ou acima dela, pois a brotação poderá surgir mais facilmente de troncos mais finos, levando em ćonsideração a saúde da planta, pois uma planta saudável a brotação surgiria facilmente com uma poda mais baixa, que não é o caso. No ano seguinte pode podar mais baixo no local definitivo, a planta estará recuperada, ai então começar a formar o bonsai. Este próximo ano será pra vç recuperar a saúde da planta. Ela vai criar raízes, vç vai alimentar ela e ela vai crescer livre até a próxima poda mais baixa e definitiva. Isso pode ser em setembro de 2013, até lá adubação, meia sombra e paciência. Vç pode fincar na terra em volta da planta, pelas bordas uns 10,15... Pregos, para que enferrugem dentro da terra e liberem o elemento ferro através das regas...essencial às azaleias!
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta, eu aconselho o uso da vitamina B1 com certeza mas adubação vc deve esperar um 2 meses, eu não podaria agora esperaria ela se recuperar e deixaria para a primavera do ano que vem.

T+ abraço!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

fala gente...

poxa, ela parece que não está sentindo muito... pode ser cedo, mas parece que está dando sinais de reação... como eu sei? quando eu fiz o transplante ela estava com dois botões bem pequenos em um dos galhos... coisa muito pequena mesmo e deviam ser botões fora de época já que ela tinha florescido a pouco tempo...

então, eis que hoje, agora a pouco, vejo que os botões se desenvolveram muito, um inclusive deve abrir amanhã, ao que parece... isso pode ser considerado um sinal de reação ou é só o consumo de uma "reserva" de energia da planta?

como vcs podem ver sou um otimista por natureza... Laughing Laughing Laughing

vamos ver, agora estou procurando ferramentas... não tenho praticamente nada... aliás, não tenho nada...rsrsrs

como são caras... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2012 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Clayton A, o otimismo é sempre bom, mas é como vc citou, pode e deve ser reflexo da reserva de energia ontida na planta, mas em algumas semanas vc terá a certeza!!!!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2012 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Clayton, quanto às ferramentas, vai improvisando.
Alicate de eletricista, Hashi, tesoura da Tramontina, etc.
Apenas sugiro que, quando for comprar a primeira ferramenta de bonsai, opte pelo alicate bola.

abraço

Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2012 7:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal...

depois de muito tempo uma atualização deste projeto de Bonsai...

depois do reenvase, relatado no início deste post, deixei a planta na sombra, onde recebia apenas luz indireta... ficou lá por uns 40 dias... nos últimos 10 dias deste período, a planta soltou novas folhas por praticamente todas as ponteiras de galhos (95% delas)...

após a emissão destas novas folhas coloquei a planta exposta ao sol (protegida por um sombrite que bloqueia 30% da luz) e mantive atenção as regas... depois de mais uma semana adubei com osmocote e já se passaram uns 15 dias desta fase...

acontece que estou preocupado com a planta... as folhas estão sofrendo com o Sol, o tronco está muito embranquiçado, não há vestígios de novas folhas.... acho que estou no caminho de perder a planta... o que posso fazer:

tirá-la do sol? podar o troncos?

Com relação ao Osmocote coloquei uma quantidade muito pequena em relação a indicação do fabricante, inclui 1 colher de café para cada 3 litros de substrato... acho que não deve ser super adubação...

Abaixo umas fotos para vocês poderem julgar melhor...

Estou realmente perdido por que tenho dado o mesmo tratamento para uma outra azaléia mais nova e ela está super vistosa, manteve a copa verde, está soltando novas brotações até mesmo próxima a base do tronco... as duas foram replantadas no mesmo dia, no mesmo substrato e tiveram o mesmo cuidado com regas, sol, adubação...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: