|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Ter Set 25, 2012 10:49 pm Assunto: Ajuda urgente |
|
|
gente, vou tentar ser breve, realizei uma viagem recentemente(para caxias do sul), por que meu avô estava na U.T.I., e veio a falecer na última semana. Encontrei na casa dele um pequeno juníperos em um vasinho de bonsai, juníperos horizontalis, que estava bem seco e mal cuidado, pois meu avo ficou 20 dias na UTI, e ninguem cuidou da planta nesse tempo, entao eu trouxe a planda aqui pra minha casa (manaus), e a planta está bem debilitata, está num vasinho, normal. O que eu queria saber era qual adubo eu poderia utilizar em uma planta que está ''doente''. Aqui em casa tenho farinha de osso, torta de mamona, e NPK 10-10-10, qual eu devo utilizar ? |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Set 26, 2012 1:07 am Assunto: |
|
|
Amigo, primeiramente sinto muito, pelo seu avô...
sei que vc deve estar ávido por salvar a planta...
Mas eu recomendo que você não faça isso. Vai matá-la de vez se fizer isso.
Eu recomendaria que você mergulhasse a planta em água por uma hora mais ou menos, para tentar hidratá-la.
Deixe-a na sobra entre uns vinte ou trinta dias, durante esse tempo, regue sempre que a superfície do vaso estiver seca.
Infelizmente as coníferas em geral, "secam de dentro para fora", isto é, não se percebe facilmente quando precisam de água.
A gente não tem fotos para avaliar, mas o tempo (20 dias) foi longo.
Dificil dizer se ela resiste, sinto dizer.
Mas vamos lá, faz isso, e agora você vai precisar de paciência e cuidados com ela.
Espero ter ajudado. Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 26, 2012 9:58 am Assunto: |
|
|
obrigado pelas palavras...
eu já havia feito esse processo de reidratação, nao adubei nem nada, a planta está pegando um pouco de sol pela manhã, e estou regando regularmente, devo deixa-la sem pegar nenhum sol durante o dia ? ela pega o sol do amanhecer até umas 10 horas desde ontem. e sobre adubo, nada de adubo entao ? |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 26, 2012 12:26 pm Assunto: adubo |
|
|
Creio que não, Paulo...
Faz o seguinte, posta uma foto dela.
Aí fica mais fácil opinar sobre o estado dela e se comporta algum tipo de adubação no momento.
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 26, 2012 12:41 pm Assunto: |
|
|
acabei de tirar as fotos...
conversei com o amigo Edson, da Casa do Bonsai em caxias do sul, levei a planta pra ele ver, ele falou que ela nao vai morrer, nao secou os galhos, só as pontinhas, e está com brotaçoes, acredito que porque durante esses 20 dias de descuidados choveu bastante, e ela nao tenha secado tanto. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 26, 2012 12:53 pm Assunto: Junip |
|
|
Minha opinião, ela apresenta uma coloração meio fosca, não verde.
Se fosse minha, deixaria ela uns quarenta dias, na "maciota", digo sob observação.
Se notar que ela mudou a coloração para amarelado, aí fica difícil. Após esse periodo, vá adubando em pequenas quantidades.
Comece com a dobradinha torta de mamona com farinha de osso.
Ela é homeopática, digamos. Depois, pode-se colocar algum adubo mais carregado em nitrogênio, para auxiliar na parte verde da planta.
Mas vamos aguardar mais opiniões. Se eu cometi algum engano o pessoal pode corrigir, certo?
Abraço e boa sorte. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 26, 2012 1:15 pm Assunto: |
|
|
obrigado pelas informaçoes
é isso que tenho planejado, deixar em observação por umas semanas, queria saber sobre a adubação.. vamos esperar mais opiniões |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 26, 2012 1:16 pm Assunto: |
|
|
torta de mamona é rica em nitrogenio e farinha de osso rica em fósforo, confere? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Set 26, 2012 2:04 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Paulo, pelo que pude observar nas fotos, sua planta não sofreu tanto não...como o seph falou, dar um refresco do sol pra ela, até por que Manaus é quente e esta planta não gosta muito, gradualmente vai expondo ela ao sol da manhã, evite os picos mais quentes(das 11 às 15h), a adubação orgânica aos poucos irá ajudar... Cave a borda do vaso e aplique uma medida de sopa em toda volta com os dois produtos misturados em partes iguais, mas deixe pra mais além isso...uns 30 dias de reidratação, aplique e vá aumentando o período de insolaçãoa, sempre controlando a umidade... Que Deus ilumine seu avô! O meu avô tb se foi e antes disso ganhei uma figueira dele, muito especial pra mim, trato-a com o maior carinho. A figueira é a imagem boa dele que ficou comigo e será o meu amuleto de lembrança da ótima pessoa que ele foi pra mim... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 26, 2012 7:58 pm Assunto: resp |
|
|
Citação: | torta de mamona é rica em nitrogenio e farinha de osso rica em fósforo, confere? |
Paulo, confere.
TM e FO, são adubos orgânicos e como tal, possuem a capacidade de repor
em pequenas quantidades os macronutrientes que a planta precisa.
Tornam a planta mais resistente às doenças, melhorando a estrutura física do solo.
Pelo pouco que sei, a TM possui nitrogênio e carbono orgãnico.
A FO é rica em cálcio e fósforo.
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|