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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Sáb Set 29, 2012 8:35 pm Assunto: Pitangueira 01. |
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Tenho essa pitangueira ha mais ou menos 2 anos, comprei em um supermercado.
Quando comprei, está quase morta.
Já no escorredor.
Com mais ou menos um ano e meio, já na bacia como mamadeira.
Essa semana está assim, com galhos compridos.
Frente:
Costa:
Tronco, ainda fino.
Para minha surpresa tem raízes brotando.
O que fazer? Deixar crescer? cortar os galho logo para melhorar a ramificação? Posso tirar logos o brotos?
Opinem, façam uma projeção. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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gil_fuka 4.o PASSO


Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
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Enviada: Sáb Set 29, 2012 9:28 pm Assunto: |
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Olá Jose!
Muito bom o resultado que você consegui com a sua pitangueira já!
Uma diferença boa de quando você comprou no mercado!
Muito boa sua pitangueira , eu deixaria mais um tempo se desenvolvendo.
Até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
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fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
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Enviada: Sáb Set 29, 2012 9:30 pm Assunto: |
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Não se espante é muito comum surgirem brotações das raízes das pitangueiras. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
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JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO


Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
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Victor Néto 1.o PASSO


Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
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Enviada: Dom Set 30, 2012 7:16 pm Assunto: |
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Deve começar a trabalhar a copa e o nebari.
Então... responda vc mesmo. Esses brotos, vc quer mais pitangueiras? Se sim, recomendo vc tirá-los dai, planta-los em uma bacia grande( cada um), com um substrato rico em matéria orgânica e bem drenante, para se desenvolverem mais rápido. Se não, apenas corte, pois não há cabimento na estética do bonsai esses galhos estarem ai. Estes são os galhos ladrões, eles roubam a força da árvore. Melhor tirá-los dai quanto antes, independente do destino.
Veja algumas regrinhas de estilização do bonsai:
Podar é estilizar a formação de uma árvore. Com a poda eliminamos os ramos defeituosos ou os ramos desnecessários ( os que saem da zona não desejada no desenho da copa ). Na figura acima podemos ver uma serie de defeitos: Vemos o "Galho Ladrão"( em roxo), este rouba a força da árvore; os "Galhos Opostos"( em azul) criam uma estética visual desagradável; "Galhos Radiais"(em verde) que nascem na mesma altura da árvore; "Galhos Verticais"(em amarelo) com uma inclinação exagerada para cima; e, Vemos "Galho que cruza o tronco"(em vermelho), onde falta naturalidade.
Aproveite também que estamos na melhor época para fazer interferências nas arvores frutiferas.
Que estilo vc deseja seguir em sua pitangueira? Vejo um possível moyogi nela, mas acho que vc teria que cortar todos os galhos e deixar somente a estrutura sinuosa do tronco até uns 25 cm, e levando em consideração a brotação rápida da espécie, brevemente teria um excelente resultado. Ou vc poderia replantar a planta num ângulo de 90º , cortar na altura do segundo galho contando de baixo para cima, cortar tb o 1º de baixo para cima e investir no estilo hokidachi, no qual muitas brotações saem do mesmo ponto, daria um pouco de trabalho pois não é garantido que os galhos botrem na altura desejada.
Se a planta fosse minha, eu aproveitaria a estrutura sinuosa do tronco até a altura de 25cm e investiria no moyogi, mas a decisão é sua!
Espero ter ajudado ! _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Dom Set 30, 2012 8:56 pm Assunto: |
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Obrigado amigos.
Minha intenção é fazer um bonsai no estilo moyogi, como sugeriu o Victor Néto, mas estou inseguro de fazer a poda agora, pensei em deixar crescer um pouco mais.
Em relação aos brotos, vou retirar e plantar-los em uma bacia para desenvolver bem, futuros projetos.
Podando baixo como sugeriu o Victor, ela rebrota rápido?
Mais uma vez, obrigado pelos comentários. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Seg Out 01, 2012 6:42 pm Assunto: bonsai |
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José Reinaldo, voce merece os parabens pelo excelente trabalho realizado nessa pitangueira até agora. Graças ao seu cultivo, a planta apresenta uma qualidade sem duvida nenhuma com um ótimo potencial no futuro. Agora, porém, é o momento oportuno de realizar algumas intervenções nela, com vistas a melhorar e aprimorar o trabalho. O ideal, seria realizar uma desfolha completa, cortando todas as folhas com uma tesoura de pontas finas no pecíolo (talinho), de maneira a poder mostrar a estrutura nua de galhos e ramas, o que permitiria uma analise mais criteriosa do material e, em razão disso, uma opinião melhor por parte de todos.
No entanto, eu ouso sugerir alguns cortes, visando reduzir a estrutura aerea, o que certamente irá favorecer uma cicatrização nos pontos de corte mais necessários, vez que ao fazer a intervenção agora, com a planta ainda nova e em desenvolvimento, a cicatrização ocorra sem problemas maiores, fechando bem nos próximos anos. Com a redução que proponho, a meta é estabelecer uma boa conicidade no tronco, vez que estipulará um novo galho apical (que "puxa" a força da planta, ajudando no engrossamento do tronco).
Com o encurtamento dos galhos (linhas vermelhas), permitirá que haja emissão de novas brotações nesses pontos, que deverão ser oportunamente aramadas, recebendo um leve movimento sinuoso, de maneira a deixa-los com um formato harmonioso com o tronco (é regra: planta com tronco sinuoso pede galhos sinuosos, planta com tronco reto, galhos parcialmente retos, ou levemente sinuosos).
Essas novas brotações nos galhos permitirão que forme, gradativamente, cada galho, ramificando-o. O ideal é buscar uma ramificação no galho que o deixe mais ou menos parecido com a palma da mão com os dedos abertos. Para isso, basta manter as brotações laterais, cortando as que crescem na parte superior e inferior do galho. Um galho, nessa espécie, pode ser formado quase que basicamente assim, via poda de conservação e manutenção, praticamente sem usar aramação.
De resto, os brotos ladrões, que são esses que saem nas raizes, devem ser sempre cortados fora, pois inibem o sistema radicular da planta principal, atrasando o desenvolvimento da planta, além de subtrair energia da planta, não servindo para nada. Sempre que surgirem, corte fora. Bem, eis minha sugestão de poda:
Na sequencia da poda, aplique um bom selador nas areas expostas (pasta cicatrizante), mantenha a planta em area aberta, onde receba luz e calor solar, continuando com o cultivo normal, sem restrições inclusive quanto a adubação, apenas reduzindo seu aporte, para permitir uma recuperação normal da planta (sem a emissão de brotações por todo o tronco). Embora, claro, dentre essas novas brotações algumas possam ser escolhidas, selecionadas para compor a futura estrutura aerea de sua planta. De resto, em poucos anos terá um lindo bonsai no estilo que escolheu.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Seg Out 01, 2012 8:21 pm Assunto: |
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Obrigado por comentar Nickyfury, e obrigado pelo elogio.
Em relação as intervenções sugeridas, era isso que estava pensando fazer, só achei estranho você sugerir o corte do primeiro galho, esse primeiro da foto que você marcou, pensei que ele podia ser usado na composição do moyogi.
Também pensava em deixar o galho apical( o de cima, bem grande), para ser usado como galho de sacrifício.
Mas como confio em suas sugestões, amanhã farei uma desfolha e cortarei os galhos sugeridos, depois posto as foto.
Mais uma vez, muito obrigado pelos comentários e sugestões. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
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Enviada: Seg Out 01, 2012 8:30 pm Assunto: |
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Olá!
Faça a desfolha e poste as fotos antes de podar, pode ser que tenha umas surpresas por debaixo dessa folhagem...
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Seg Out 01, 2012 8:36 pm Assunto: |
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Boa dica Marco.
Vou fazer isso logo bem cedo, quem sabe a tarde faço a poda.
Valeu. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Ter Out 02, 2012 4:42 pm Assunto: |
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Como não tive tempo de fazer a desfolha de manhã, fiz agora pouco a poda drástica sugerida pelo Nickyfury.
Agora esperar ela se recuperar, para começar aduba-la com mais intensidade.
Fotos:
Possível frente.
Lado 1.
Costa.
Lado 2.
Como podemos ver, ela está inclinada para frente. Em um novo transplante pretendo corrigir isso.
Uma pegunta:
Quero um bonsai de pequeno porte, com quantos anos será preciso para formar um a partir de agora?
Quando transplantar para um vaso de treinamento?
Desde já obrigado pelos comentários. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Qua Out 03, 2012 9:13 am Assunto: bonsai |
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A pitangueira é uma espécie muito suscetível a mudanças em seu local de cultivo, por isso sugiro manter a planta onde está até a primavera do ano que vem, quando então poderá reenvasar usando apenas a bacia plastica, ao invés dessa dobradinha escorredor\bacia. A bacia plastica, aliás, é mais recomendável para formar uma planta do que usar o escorredor, e geralmente eu sempre recomendo apenas ela, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante, no caso dessa planta: caco ceramico, pedrisco, terra granulada ou areia grossa, casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que bem seca e porosa), carvão. Essa mistura proporciona um meio eficaz para o desenvolvimento radicular da planta, o que repercute de forma intensa na estrutura aerea da planta.
Em relação aos cortes, voce fez corretamente, exceto o apical, que deve ser substituído pelo galho mais baixo, que aparece reto na ultima foto. Ao deixá-lo, corte bem rente a sua base, de maneira que permita uma reação rápida de cicatrização nessa area, além de estimular o desenvolvimento correto do apical, agregando maior e melhor conicidade para a planta nesse quesito.
De resto, é aguardar que a planta reinicie seu ciclo, com a emissão de novas e vigorosas brotações. Quando estas estiverem começando a mudar de cor (do verde para o ligeiramente marrom), será o momento certo então de iniciar o aporte regular de adubação. Até lá, mantenha a rega diária e a exposição solar intensa (o dia todo).
Todos os galhos cortados e preservados devem ser devidamente aramados e educados em posição mais horizontal que o formato atual (para cima). Fazendo isso agora, voce estará dando um formato mais de acordo, em termos de harmonia visual, com o restante da planta. Pode tambem dar a eles um leve movimento sinuoso lateral. Como há galhos em várias medidas, use arames de acordo com isso, para estabelecer um trabalho melhor. Fixe bem a ponta do arame, ancorando-a no tronco, para garantir que o resultado não fique frouxo ou muito solto. Fique atento a retirar os arames quando estes começarem a marcar, criando um leve sulco na area aramada. De resto, sua planta está bem encaminhada. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Qua Out 03, 2012 9:25 am Assunto: |
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Olá Nickyfury, bom dia.
Obrigado pelos comentários e sugestões, sobre o apical, vou corrigir logo. A aramação vou tentar, pois não sei bem fazer isso.
Não plantei em uma bacia na primeira vez por que não sabia que seria melhor, só muito depois que li seu poste sobre o uso de bacia e mamadeira.
Mais uma vez obrigado, vou está sempre atualizando quando fizer intervenções. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Qua Out 03, 2012 10:40 am Assunto: bonsai |
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José, aramar não tem mistério algum, exige apenas um pouco de prática, para fixar melhor. Para treinar, pegue um galho de uma arvore, tipo uma goiabeira, por exemplo, que tenha mais ou menos a grossura um pouco maior que uma caneta bic. Pegue um arame e dê voltas no galho, começando pelo ponto mais próximo ao tronco até a parte mais fina, na ponta.
Use tambem um cabo de vassoura, enrolando um arame nele. Para enrolar bem, é recomendável que as voltas tenham um angulo de inclinação em torno dos 45 graus, e seja uniforme, isto é, cada volta tem que ser igual a volta anterior e posterior, o que harmoniza o trabalho. Fazendo um treinamento bem feito, aos poucos voce irá assimilar a colocação correta do arame, podendo então aplicar o que aprendeu e treinou, em sua planta.
Quando aramar, use as pontas dos dedos para fixar o arame, prendendo-o bem em cada volta, enquanto com a outra mão segura firme o galho, junto da posição onde está aramando. Uma boa aramação começa por usar um arame grosso, para o galho principal, em seguida, colocamos um arame médio, para os galhos secundários, na sequencia um arame mais finos para os galhos terciários, e outros mais finos, para a ramificação fina nas pontas. Os arames devem ficar ocupando sempre o espaço deixado pelo arame anterior, não devem cruzar nem passar por cima uns dos outros, nem ser colocados em sentido contrário ao arame principal nem aos demais arames. É tudo muito simples e fácil.
Para fixar bem o arame, prendemos uma ponta enrolando-a firmemente ao tronco da planta, ou se for no tronco que o arame for enrolado para dar movimento ao caule, então prenderemos a ponta firmemente nas raizes grossas (nebari) ou no fundo do recipiente de cultivo (seja vaso, escorredor ou bacia), de maneira a que possamos enrolar a parte necessária e dar a ela movimento sem que com isso nosso trabalho resulte frouxo, o que ocorreria se apenas enrolassemos a area, sem fixar (ancorar) a outra ponta do arame.
Veja um arame bem ancorado:
Um mesmo arame pode ser usado para aramar dois galhos opostos, desde que o meio do arame esteja ancorado (fixado) no tronco:
Na imagem abaixo, as cores tem por finalidade mostrar a colocação correta de arames de diferentes espessuras, num mesmo galho, de maneira a fixar e permitir uma educação corretamente aplicada:
Outra maneira de ancorar o arame é usar a borda para fixar:
Esse tipo de fixação ajuda bastante quando queremos apenas baixar um galho ou forçar uma certa curvatura no tronco da planta:
Veja a maneira correta de segurar o arame e o galho, para enrolar:
Outra forma de ancorar o arame:
Evita-se cruzar os arames:
angulo de inclinação correto:
aramação correta por sobre galho que não será aramado:
Ao colocar o arame no galho, mesmo devidamente ancorado no tronco, devemos ter cuidado ao tentar coloca-lo no movimento que queremos, pois poderá ocorrer ruptura na base, ou mesmo no meio do galho. Devemos impingir certo grau de força, mas bem cautelosamente, com muita calma e paciência, para não por todo o trabalho, e o galho, e a planta, a perder:
Na imagem abaixo, veja os galhos estão para cima, e depois para baixo, assim que aramados:
Novamente, a correção no aporte do arame dentro do grau correto:
Um arame, bem ancorado no tronco, ao ser colocado no galho devemos observar o seguinte: se a intenção for baixar o galho, a primeira volta do arame deverá ser por cima do galho. Se for para levantar o galho, então a primeira volta será iniciada por baixo do galho, sempre atento a que esse tipo de aramação pode romper fibras da casca, mas não deve romper o cerne da madeira, sob risco de perdas irreparaveis para a planta, o que acaba atrasando todo o trabalho:
Por uma questão de economia, alguns bonsaistas usam o recurso de ancorar a ponta do arame num galho ou num jin (galho seco), de maneira a fixar e permitir um uso mais adequado ao enrolar o galho. Observe na imagem abaixo uma sequencia de aramação corretamente aplicada usando essa técnica avançada. As cores, no caso, são didáticas e tem por finalidade explicar a maneira correta de fixar arames de espessura (bitola) diferentes:
O primeiro arame enrolado tem a espessura de 5mm, seguido por outro de 3,5mm e finalizando com um de 2,5mm. Na imagem abaixo, veja a aplicação num galho real:
Dependendo de circunstancias muito especiais, as vezes é aconselhável deixar o arame levemente solto, para apertar apenas na finalização:
Uma colocação otimizada e corretamente aplicada:
Veja a posição inicial da planta que recebe a carga correta de arame, e seu formato posterior, quando os arames usados moldam a planta de acordo com a vontade e intenção do cultivador:
Essas informações constituem o básico da aramação e como especifiquei inicialmente, é preferível que voce treine um pouco em galhos de plantas diversas, como jabuticabeiras e goiabeiras, que são bem flexíveis mas ao mesmo tempo muito resistentes, para só quando sentir que está bem qualificado, aplicar nas suas plantas, sem perigo ou risco de erros.
As técnicas mostradas acima constituem o trabalho mais elementar em se tratando do uso de arames com a finalidade de moldar e "educar" um galho ou caule de uma planta. Como tudo mais nessa vida, há outras técnicas mais avançadas, e sugiro a voce buscar na net, seja no google ou no youtube, mais material didático com que obter um conhecimento mais amplo e diversificado. De preferencia, pesquise sempre usando termos em ingles, ou japones, ao invés de portugues, para obter resultados de qualidade técnica superior. Aramar galho de bonsai, por exemplo: wiring branch bonsai, trará resultados bem melhores, posso garantir. De resto, treine, treine e treine, pois apenas com a prática constante e que vem a perícia técnica necessária para fazer bonito sem margem de erro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
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Enviada: Qua Out 03, 2012 11:58 am Assunto: |
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Que aula nickyfury, muito obrigado.
Já me sinto capaz de aramar minhas plantas..... Brincadeira, vou treinar como você sugeriu, e pesquisar no youtube.
Obrigado pela gentileza, por dá uma aula sobre aramagem. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
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