|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jay

Registrado: 06/04/12 Mensagens: 7 Localização: São José dos Campos-SP
|
|
|
 |
Jay

|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 7:01 pm Assunto: Re: Aceroleira |
|
|
 |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 9:07 pm Assunto: |
|
|
Opa, com certeza com umas podas e cuidados ela vai ficar muito bonita. Vamos esperar o que os mais experientes vao dizer. O que falarem para voce vai servir para mim. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 6:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Jay, a respeito da aceroleira posso dizer que foi uma ótima aquisição, pois se trata de uma das melhores espécies para cultivo visando formar um bonsai. Em relação a sua planta, o mais importante agora é cuidar de mante-la saudável, e isso pode ser feito deixando-a exposta ao sol o dia inteiro, com rega diária (observando antes se o solo fica bem seco entre as regas) e uma adubação leve (compre osmocote plus, seis meses: são granulos de decomposição lenta, que a planta irá usar na medida de sua necessidade).
A aceroleira não é uma nativa brasileira, como muitos pensam. Ela é originaria da america central, creio eu. Mas aclimatou-se bem em nosso solo, principalmente no solo semi arido nordestino (o semi arido é umido, não totalmente seco). Por isso, deve-se ter cautela em manter o solo no recipiente de cultivo sobre rigido controle, evitando encharcamento, sob risco de perda da planta, por asfixia das raizes.
Por ora, essas são as únicas intervenções que voce pode fazer na sua planta. Na primavera, quando ela estiver saudável, graças a esses cuidados, voce então irá promover uma desfolha completa em toda a planta, cortando com uma tesoura de pontas finas todas as folhas dela, no talinho, deixando esse preso ao galho. Com a planta nua, fica mais fácil observar como está a estrutura de galhos, o que permite decidir quais galhos deverão ser cortados fora, quais deverão ser mantidos, para formar o bonsai.
Um bonsai é formado com um minimo de galhos bem posicionados, então voce deve pensar nisso, ao promover o corte dos galhos. Não precisamos de um excesso de galhos, apenas dos galhos necessários. Após a desfolha, e o corte dos galhos excedentes e desnecessários, poderá então aramar os demais, formatando assim uma estrutura mais interessante para sua planta. Mas apenas na primavera, nunca agora.
Para melhorar a drenagem do solo, sugiro que voce faça furos maiores no fundo desse recipiente atual, deixando ao menos dois furos com um diametro parecido com uma moeda de 10 centavos. Esse tamanho de furo é o normal num vaso de bonsai e permite o escoamento total da agua da rega diária, melhorando tambem a entrada de oxigenio nas raizes da planta, o que só depõe a favor dela. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 8:14 pm Assunto: |
|
|
Essa explicação foi tão boa que eu imprimi pra mim. Eu ganhei uma mudinha de acerola e vou fazer isso. |
|
|
 |
Jay

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 2:45 pm Assunto: |
|
|
Obrigada imensamente nickyfury pela ajuda! Fiz tudo como disse e hoje a planta está linda (pelo pouco que entendo)!
Postarei fotos para que veja como ela ficou sendo que a última foto foi tirada exatamente hoje (02/10/2012)
Mais uma vez, obrigada pelas dicas e por ter ajudado tanto!
Quando a comprei a uns 7 meses atrás:
Quando fiz transplante e aramação a cerca de 1 mês atrás:
Hoje! (02/10/2012):
 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 9:26 pm Assunto: Compartilhando. |
|
|
Boa noite amigos, eu tambem tenho um pé de acerola, na verdade tenho dois, porem um eu plantei no chao gostaria de estar compatilhando as fotos e aceitando ideias sobre como melhorar minha forma de cultivo, a "ideia" ou improviso que tive a principio, foi o varrido pelo vento é claro que devo caminhar muito ainda mas a ideia agora é esta...
Esta foi plantada no chao, creio que se desenvolve melhor, os pisos nao estao fixo apenas foram postos para que o meu cachorro nao cavasse nesse local...
a mesma com um zoom no tronco...
Esta é a que estou a cultivar para bonsai eu a pus no escorredor+mamadeira...
por outro angulo...
detalhe do tronco, vale ressaltar que eu fiz uma aramaçao, meio que no improviso, na verdade eu havia acabado de transplanta-la e nao tinha muita ideia do que iria fazer, fui meio que na ansiedade, eu diminui o tronco principal e vi que havia ficado grande para nao stressar ainda mais a planta resolvi seguir por este estilo e aramei o tronco dessa forma, para que fique de experiencia eu tambem nao prendi suas raizes no escorredor, consequencia, tive que cortar o arame pois ele estava pesando e nao deixava a planta fixa, enfim consegui um arame mais fino e fixei no escorredor, tendo em vista que iria por tudo a perder se retirasse o arame principal deixei até que ela se recupere do transplante e deste iniciante cruel rsrs, alguns podem até dizer que eu estava querendo é matar a planta, mas começo é começo né, fazer o que paciencia...
Enfim estas ultimas duas fotos ja demonstram em suas folhas uma certa recuperaçao alem de pequenos brotos no tronco, bom por agora é só, conforme ela for evoluindo vou pondo mais fotos aqui para os amigos me ajudarem...
 _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|