Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Dom Out 07, 2012 6:35 pm Assunto: Ajuda com nebari em ficus benjamina |
|
|
Prezados,
Inicialmente ao adquirir a planta abaixo imaginei ser possível fazer um estilo "raiz sobre rocha", contudo, me parece que agora meu olhar mudou e talvez não fique tão harmonico.
Assim, solicito ajuda dos colegas mais experientes em como conduzir uma correção neste nebari e qual a técnica mais adequada: estrangulamento, alporque, etc....
Ou é possível conciliar a correção do nebari com uma raiz sobre rocha?
[URL=http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/view.php?filename=80118_dezembro_2011_019.jpg]
[/URL]
Esta projeção (desculpem a precariedade, mas ainda sou bem amador nesta questão) é mais ou menos o que gostaria de tentar, aproveitando o corpo de uma das raízes para constituição de um novo nebari e gostaria de ouvir aos colegas.
 _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Out 07, 2012 8:55 pm Assunto: |
|
|
Bruno, não recomendo. O tronco ficaria muito descentralizado em relação às raízes.!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Out 08, 2012 11:04 am Assunto: |
|
|
fala ae Bruno Gomes
eu agardaria a planta se recuperar, emitir mais brotações e partiria para um Alporque, que no fiucus funciona muito bem.
abraços _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 08, 2012 11:21 am Assunto: |
|
|
Elio, o que recomenda ? Um aporque também como indica o fábio ? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 08, 2012 2:17 pm Assunto: |
|
|
Bruno Gomes escreveu: | Elio, o que recomenda ? Um aporque também como indica o fábio ? |
Com certeza, um alporque, como bem recomendou o Fábio!
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 12, 2012 5:46 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
E como me orientam nesse alporque?
1) faze-lo fora da terra na base do tronco ou
2) faze-lo dentro do vaso em substrato próprio e isolado da terra de todo o vaso, ou
3) faze-lo dentro do vaso no substrato dele mesmo aberto em contato com o substrato do vaso ? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 9:07 pm Assunto: |
|
|
Bruno, ítens 2 ou 3 funcionam, sem problema.
Ítem 01 não entendi bem!"
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 10:11 pm Assunto: |
|
|
Acho que não me expressei bem, quando digo "fora da terra" é fora do vaso, mas com subtrato obviamente, mas de qualquer forma, obrigado pelo retorno.
Fiquei em dúvida da eficácia destes itens 2 e 3 pois somente fiz uma alporque com sucesso da forma do item 1 conforme foto abaixo:
Acha que vale a pena um poda drástica nas duas raizonas junto com o alporque ou corro o risco de perde-la? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 10:52 pm Assunto: |
|
|
Bruno, como vc vai fazer um alporque, acima dessas raízes, não tem sentido "podar" essas raízes, já que vc vai aproveitar só a parte de cima. Certo?
Ah, entendi o ítem 1 ! Funciona também, com certeza.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Out 15, 2012 11:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Contrariando o que postulam os demais colegas foristas, tenho que o melhor modo de lidar com esse problema seja "cortando o mal pela raiz", ou melhor, cortar a raiz de vez, aproveitando que há algumas raizes capilares próximas a area de corte ideal, de forma que a planta não irá sofrer e se recuperará pronta e rapidamente após essa intervenção. Analisando as imagens, usei uma delas para destacar, com uma linha vermelha, minha sugestão de corte. Claro que após o procedimento, é aconselhável aplicar uma boa pasta seladora no corte, bem como deixar a planta com as raizes imersas em uma solução contendo hormonio enraizante, visando uma boa estimulação nelas:
Após a recuperação plena da planta, daqui a uns dois anos, inicia-se um processo de enxertia de raizes na parte menos favorecida, caso até lá não tenha a planta emitido raizame nessa lateral. O enxerto de raízes é um procedimento super fácil e simples, com ótimos resultados, inclusive em ficus. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|