|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 1:04 pm Assunto: transplante e poda drástica em ficus gigante... agora dá? |
|
|
Olá,
no almoço de hj passei por uma flora perto de onde trabalho e encontrei uma oportunidade rara... uma muda de ficus com um tronco de mais ou menos 10 cm de diâmetro e um nebare de uns 30 cm...
a planta, contando da base do vaso, deve ter uns 2,5 metros de altura, aís está o meu problema...
deste tamanho ela não cabe no meu carro e, como moro a 60 km do local da loja, a flora disse que não teria como entregar sem cobrar um frete de 80 reais
agora o preço da planta está muito bom para a região de Sorocaba, está pedindo 35 reais...
o que estou pensando em fazer é o seguinte, pedir para a flora retirar ela do vaso atual mantendo um torrão com metade da altura do vaso (deve dar algo em torno de uns 25 cm... e, além disso, podar o tronco numa altura de uns 50 cm... nesta situação eu poderia colocar a planta numa bacia de uns 25 cm de altura e deixar ela se recuperar fora do sol... daria certo? o risco seria muito grande?
os galhos cortados poderia tentar umas estacas de bom calibre de tronco (3, 4 ou 5 cm)... isso seria possível? pensei em chanfrar a ponta da estaca, deixar no enraizador por 2 horas, plantar na areia grossa + cascalho de 2-5 mm (70% x 30%) e deixar fora do sol direto por uns 2 meses... há, também desfoliaria as estacas, totalmente... teria chances de dar certo?
Grato e no aguardo da ajuda dos amigos |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2012 1:36 pm Assunto: |
|
|
fala ae Clayton A
cara, não tem como só fazer a poda e deixar no vaso que esta?
pelo menos até ela se recuperar e emitir novas brotações??
acho que seria menos arriscado.
qual a variedade do ficus?
abç. _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 11:24 pm Assunto: |
|
|
Concordo com tudo, com 2 exceções:
1. Siga o conselho do Fábio, faça a poda mas não mexa no vaso.
2. As estacas devem ficam com 2 folhas em cada.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|