|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 41 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Sáb Out 20, 2012 10:43 pm Assunto: Pau Brasil |
|
|
Foi uma das primeiras plantinhas quando comecei.
Será que posso chamar ela de mame?
passei ela para este vasinho e achei que ficou legal para colocar em um cantinho na sala finais de semana...
hoje esta assim...tem quase dois anos que tenho ela...
SERÁ QUE POSSO FALAR QUE É UM MAME?
abraço a todos...
 |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 7:02 am Assunto: |
|
|
Bonsai mame... Vejamos primeiro oquê significa...
Bonsais mame são definidos como bonsais entre 8 - 15 cm de altura, grande o suficiente para caber confortavelmente na palma da mão. Alguém poderia pensar que é mais fácil de crescer e manter o bonsai mame, como devem ser versões em miniatura da árvore original, mas eles têm algumas exceções.
A formação e concepção de um bonsai mame é semelhante ao do tamanho normal do bonsai. A principal diferença é que, devido ao seu tamanho pequeno que tem que ser quase perfeita. Mames podem ser cultivadas a partir de estacas, sementes ou coletados em um yamadori. Deixe o corte ou a semente crescer por cerca de três anos e, em seguida, comece a trabalhar nele. A modelagem inicial deve ser feita com a fiação e muito cuidado, pois essas árvores são muito pequenas e os ramos frágeis.
A poda é a técnica mais importante para dominar na formação do bonsai mame , já que as plantas são muito pequenas para permitir erros. Comece pela poda das árvores jovens de volta para um ou dois botões. Repita até que as plantas comecem a parecer mais interessantes. Em seguida, incentive alguns dos ramos pequenos para crescer e beliscar fora os mais dominantes.
A mistura de solo correta também é vital para a sobrevivência de sua árvore. A mistura do solo não deve ser tão ''grossa'' como material comum(devemos usar um substrato adequado para a espécie), mas muito mais fina.O bonsai,neste caso, deve ser replantado mais frequentemente do que um bonsai maior, até duas vezes por ano, como os vasos são muito menores e os minerais do solo deve ser reabastecido com mais freqüência. A escolha do vaso é uma questão de paladar. Mames podem ser plantadas em vasos brilhantemente coloridos, como os vermelhos, brancos, azuis, etc A razão para isso é que os mames têm filiais significativamente menores do que o bonsai de tamanho normal, e o pote complementa a árvore.
Certifique-se de que o orifício na parte inferior do vaso não é muito grande, nem muito pequeno. A rega deve ocorrer em uma base diária. No verão mames devem ser regadas pelo menos três vezes ao dia, dependendo de onde eles são colocados. Mames devem ser regados(preferencialmente)com um pulverizador de névoa fina, para garantir que o cascalho não saia do vaso. Use uma bandeja de plástico para colocar seus mames dentro. Coloque uma camada espessa de cascalho na bandeja e coloque o bonsai mame dentro da bandeja com o cascalho no em torno. Ao molhar as mames, a água corre para o cascalho, o que faz com que a umidade em torno dos mames se mantenha. Isto irá assegurar que eles não sequem rapidamente.
Aplique o fertilizante com moderação. Fertilizante líquido diluído é melhor para mames, e deve ser aplicada como com bonsai normal uma vez a cada duas semanas, depois da rega, do final da primavera até o outono. Aplicação de fertilizantes antes de molhar é um desperdício como as raízes estão muito secas para absorver o adubo. Costuma-se dizer que mame bonsai são para os idosos, mas é tão gratificante (se não mais) como o tamanho normal bonsai, mas mais fácil de carregar e transportar.
Espécies que acredito ser mais adequadas seriam: juníperos, azaleias,
casuarinas, pinheiros branco e negro, ficus em geral, etc ... Mas quase toda planta que pode ser transformada em bonsai pode ser um mame _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 21, 2012 6:59 pm Assunto: |
|
|
ola amigo desde semente sim..... |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 9:55 pm Assunto: |
|
|
Podes me passar a receita do substrato e a adubação que você esta usando nessa planta ?
Pergunto por que tenho uma muda dessas a uns dois anos e não sai do lugar
caprichei na adubação, no balde, mas não sei o que esta errado com ela.
Obrigado.
Diego. |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 05, 2012 8:15 am Assunto: |
|
|
dablo19 escreveu: | Podes me passar a receita do substrato e a adubação que você esta usando nessa planta ?
Pergunto por que tenho uma muda dessas a uns dois anos e não sai do lugar
caprichei na adubação, no balde, mas não sei o que esta errado com ela.
Obrigado.
Diego. |
ola amigo o substrato que usei foi 50% pedrisco, 50% terra, 25% estergo de gado curtido.
esta planta demora mesmo para crescer inclusive no chão, algumas mudas hibridas crescem mas rapidas mas sao um pouco diferente.
abraço... _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Cleyton IS
Registrado: 06/11/12 Mensagens: 2 Localização: Santa Rita de Caldas
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 8:29 pm Assunto: Re: Pau Brasil |
|
|
[Mt Legal Diogo......... |
|
|
 |
fulvio estefanio 1.o PASSO

Registrado: 09/10/12 Idade: 51 Mensagens: 140 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 8:48 pm Assunto: |
|
|
linda parabéns gostei  _________________ Ide por todo mundo,pregai o evangelho a toda criatura - Mc. 16:15 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|