FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporque figo Atualizado 04/11/12
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Boa pergunta do Wellington.
O alporque faz algo a planta principal?

Até mais!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é xará, esta é a vantagem de se morar numa chácara. Tem vários pés de figo e daí sempre tem muita produção. Uma das razões pelas quais estou fazendo tanto alporque é para aproveitar este material de cima que já está com bastante movimento em função de podas sucessivas de quase 10 anos, mas ocorreu que umas brocas se instalaram na parte de baixo destes galhos compromentendo a saúde da planta. Desta maneira esta árvore passará no ano que vem por uma poda drástica, que seria feita já neste ano. Então aproveitei para fazer alporques em praticamente todas as pontas a fim de aproveitar este bom material.
Wellington, a árvore pode enraizar vários alporques ao mesmo tempo, sem problema.
gil_fuka, você pergunta se o alporque faz "algo" a planta principal. É claro, se partirmos do princípio de que qualquer intervenção na planta é sentida por ela (podas, cortes, quebras de galhos, defolições, pinçagem, transplante, enfim...) obviamente que o alporque também não deixa de ser um stress que se provoca na planta. Mas o alporque em si não coloca em risco a planta de maneira nenhuma, mesmo sendo feito em grande quantidade.
E sendo ficus, os alporques com certeza vingarão, todos...
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 10:42 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Pois é xará, esta é a vantagem de se morar numa chácara. Tem vários pés de figo e daí sempre tem muita produção. Uma das razões pelas quais estou fazendo tanto alporque é para aproveitar este material de cima que já está com bastante movimento em função de podas sucessivas de quase 10 anos, mas ocorreu que umas brocas se instalaram na parte de baixo destes galhos compromentendo a saúde da planta. Desta maneira esta árvore passará no ano que vem por uma poda drástica, que seria feita já neste ano. Então aproveitei para fazer alporques em praticamente todas as pontas a fim de aproveitar este bom material.
Wellington, a árvore pode enraizar vários alporques ao mesmo tempo, sem problema.
gil_fuka, você pergunta se o alporque faz "algo" a planta principal. É claro, se partirmos do princípio de que qualquer intervenção na planta é sentida por ela (podas, cortes, quebras de galhos, defolições, pinçagem, transplante, enfim...) obviamente que o alporque também não deixa de ser um stress que se provoca na planta. Mas o alporque em si não coloca em risco a planta de maneira nenhuma, mesmo sendo feito em grande quantidade.
E sendo ficus, os alporques com certeza vingarão, todos...
abraço

Xará, deixa eu aproveitar o gancho e te perguntar: Como vc faz para os passarinhos nãocomerem os frutos antes que amadureçam totalmente?
Pergunto por que tenho um pé e colho em torno de 300 frutos por ano. Para os passarinhos não me "roubarem" coloco em cada um (pouco antes do amadurecimento total) um saquinho de plástico furado nas duas pontas e preso com um arame de alumínio. Só que quando está muito calor, o plástico em contato com o figo acaba apodrecendo-o e juntando vespinhas.

Falaaí, meu irmão!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Xará, a explicação que vou dar vai parecer gozação, mas é verdadeira: Quando fui plantar as figueiras já contando com a presença dos passarinhos plantei 12 árvores. Fiz a conta assim: se eles comerem a metade dos frutos ainda assim terei o suficiente. Eles não estão respeitando o trato e especialmente no início da safra, quando os primeiros amadurecem, comem todos. Mas logo em seguida não dão mais conta e daí sobra ainda muitos prá mim. Mais do que eu consigo comer....rsrrsrsrs.
Mas tenho outras duas figueiras afastadas destas e de uma espécie muito boa e grande, onde eles estavam conseguindo comer todos os frutos, daí passei a usar também sacos, mas os de papel. Estes que usam para vender amendoin, pipoca, xisburger, qualquer tipo... daí nào tem problema de ele suar e apodrecer os frutos. Nem precisa furar pois o papel transpira...
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Xará, a explicação que vou dar vai parecer gozação, mas é verdadeira: Quando fui plantar as figueiras já contando com a presença dos passarinhos plantei 12 árvores. Fiz a conta assim: se eles comerem a metade dos frutos ainda assim terei o suficiente. Eles não estão respeitando o trato e especialmente no início da safra, quando os primeiros amadurecem, comem todos. Mas logo em seguida não dão mais conta e daí sobra ainda muitos prá mim. Mais do que eu consigo comer....rsrrsrsrs.
Mas tenho outras duas figueiras afastadas destas e de uma espécie muito boa e grande, onde eles estavam conseguindo comer todos os frutos, daí passei a usar também sacos, mas os de papel. Estes que usam para vender amendoin, pipoca, xisburger, qualquer tipo... daí nào tem problema de ele suar e apodrecer os frutos. Nem precisa furar pois o papel transpira...
Abraço

Valeu, Xará! Vou utilizar nesta safra!

abraço, véio!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2012 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi, que boa ideia a sua sobre a quantidade de arvores!

Parabéns pela iniciativa, os pássaros também tem fome!

Smile

Até mais!
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Poxa vendo os comentarios dos irmaos sobre o figo e ao ver uma reportagem sobre o senhor Hidaka quando ele dizia que nao conseguia comer figos, pois os passaros comiam todos antes dele colher, reflito sobre a questao: "Seriam os figos para os passaros ???????"

Rs, boa sorte ai com os figos, ja vi que figueiras dao trabalho extra rs, Abraços!!!!!
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Nada melhor que os saquinhos de papel para proteger os frutos como sitou o colega Elio, e os tornar ainda mais belos e a aplicação é bem simples, pode ser fixada apenas com grampeador quando o fruto estiver ainda bem verde!!!! Esta tecnica pode ser aplicada em outras espécies com o memo resultado!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

ela é muito utilizada também nas goiabas para não pegarem bichos.
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 03, 2012 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Surgem as primeiras brotações.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: