|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
croconow
Registrado: 26/07/10 Idade: 26 Mensagens: 86 Localização: Itabuna-BA
|
Enviada: Qua Nov 14, 2012 2:23 pm Assunto: Acerolas |
|
|
Pessoal, não tenho certeza sobre o que fazer com elas, e tenho duvidas na rega e no tipo de solo + adubação que devo fazer.
Preciso da ajuda de vocês
1.
2.
 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Nov 14, 2012 7:08 pm Assunto: |
|
|
Bom penso que a acerola se desenvolve bem em qualquer solo, mas uso terra preta com adubo, ou seja aquelas terras adubadas de floricultura, elas aceitam bem, quanto a adubaçao tenho usado esterco de gado e a minha esta se desenvolvendo bem, se fosse pra torcar usaria um outro adubo que é o osmocote 15-09-12 que é de liberaçao lenta com micronutrientes, e nao te dá muito trabalho, quanto aos cuidados se puder deixe 8 horas ao sol, elas gostam muito de sol, regue sempre que a terra estiver seca, tentando manter sempre úmida, caso queira que elas engrossem e se desenvolvam mais rapido, voce tem tres opçoes uma seria planta-las no chao e depois realizar o yamadori, outra o escorredor e mamadeira e a terceira um vaso grande, ambas as opçoes proporcionam um desenvolvimento mais rapido para a arvore, bom espero que tenha ajudado, abraços irmao! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 14, 2012 7:42 pm Assunto: |
|
|
croconow,
vejo que suas plantas estão muito pescoçudas...
ou seja, elas estão com os galhos muito grande, sem brotações numa altura mínima, pois deveriam ter, caso se pensasse em ter futuramente um bonsai.
Como as plantas têm vários galhos saindo de um mesmo ponto, você irá querer neste estilo, ou irá querer separar elas? Isto você terá que resolver...
Acredito que fazer um transplante neste momento, não iria prejudicar a planta. Na planta que você intitula de 2, eu faria a separação dos galhos, para poder ter mais 04 mudas, com projetos diferenciados... Colocaria elas numa bacia grande (35 a 40cm de diâmetro) com 20cm de profundidade, num substrato composto por caqueira ou chamote (caco de tijolos e telha, de granulometria entre 3 a 5 mm), pedrisco (mesma granulometria da caqueira), casca de pinus e terra vegetal, se preferir... digo essa mistura, porque aqui comigo funciona bem... mas existem outras "receitas" dadas pelo colega Nickfury, que divergem em alguns itens. Dá uma procurada por isso também! A bacia você fura ela nas laterais e no fundo... depois que procurar o que o Nick normalmente recomenda as pessoas, você irá ver também as bacias e como as pessoas fazem.
Desta forma, você vai aumentar a sua quantidade de árvores.
O interessante seria fazer uma poda mais drástica em todos esses galhos, de ambas as plantas. Depois seria interessante você já dá um direcionamento com a aramação para poder ir dando forma à sua árvore. Isso vai depender do estilo que você pretende para a sua planta...
A primeira planta, se puder, cave um pouco mais na base e tire fotos e poste aqui para podermos visualizar melhor o nebari dela. Aí depois, teremos uma melhor opção, através da percepção, de quais galhos poderão ser escolhidos para continuar na sua planta, dando conformidade ao estilo que a planta sugere, associado ao que se pretende realizar.
Enfim... essa é minha opinião, você pode esperar a opinião de pessoas mais experientes... aí fica a seu critério!
Ah, as dicas de wellington, são muito válidas! Principalmente no aspecto da adubação com Osmocote! Entretanto, eu uso a mistura de Torta de Mamona + Farinha de Osso (na proporção de 2:1) e ela me dá bons resultados. Mas você pode també adubar com Biofert Plus, é muito bom para frutíferas, .
Boa sorte!
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|