FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minha Coleção - Dúvidas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jussan T.



Registrado: 16/11/12
Idade: 34
Mensagens: 9
Localização: Lajeado-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 3:08 pm    Assunto: Minha Coleção - Dúvidas Responder com citação

Boa tarde!

Sou iniciante na arte de bonsai.
Passei muito tempo lendo artigos e fazendo pesquisas em sites e fóruns antes de efetivamente começar a cultivar minhas plantinhas.
Em setembro deste ano fui até o horto florestal municipal e adquiri algumas mudas, das seguintes espécies:

Arrow Olho-de-Pombo
Arrow Ipê Roxo
Arrow Ipê Amarelo
Arrow Cerejeira
Arrow Amoreira
Arrow Muda nativa (não sei que espécie é)

Além disso, colhi algumas mudinhas de Jaboticabeira e Pitangueira que havia no pátio de casa e plantei em alguns vasos.

Decidi então iniciar com a técnica de Escorredor/Mamadeira no dia 01/09/12.

Depois que as plantinhas estavam definitivamente plantadas no escorredor, eu e meu pai resolvemos montar uma bancada para elas.

O resultado até o momento é este que vocês podem conferir nas fotos:











[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

Blz amigo!

Tem uma que vç mencionou ser nativa e não saber o nome...parece ser batinga vermelha(eugenia ramboi d. Legrand)...
Até mais!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jussan T.



Registrado: 16/11/12
Idade: 34
Mensagens: 9
Localização: Lajeado-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Marco! Parece ser mesmo! Não encontrava o nome em lugar nenhum! hehe
Tens mais alguma informação sobre essa espécie? Achei mto bonita a cor avermelhada das folhas!
Quero conseguir mais alguns exemplares de nativas aqui do RS.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Essa que voce disse ser nativa é igual a que meu avô meu deu, com três anos, nao sei o nome, ela esta crescendo, depois vou postar uma foto aqui para voce confirmar... gostei da prateleira, Abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6


Editado pela última vez por wellingtonfonsecan em Qui Dez 20, 2012 8:05 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

ta tudo bem organizado com plaquinhas em cada planta... que inveja rsrs
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/12/04
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Sao gotardo/MG

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 1:20 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, ta td muito organizado mesmo, parabens!
Porem, me sinto na obrigacao de fazer uma pequena obsevacao com relacao ao sistema " escorredor+mamadeira".
A verdade e que muita gente nem sabe a verdadeira funcao disso. Nao creio que ainda mudinhas o escorredor e a mamadeira seja a melhor opcao, em minha humilde opiniao, plantar no solo por uns 3 anos com o intuito de dar uma " bombada" nas mudas ainda e a melhor opcao.
Porem, ja que voce optou pelo escorredor e mamadeira, creio que algumas mudancas deverao ser feitas:
- A funcao do escorredor e permitir que a planta desenvolva o maximo de raizes capilares, raizes estas que sao as que alimentam a planta, resumindo, - a raiz cresce, sai pra fora do escorredor, entra em contato com o ar, morre , entao saem mais raizes finas do ponto que esta morreu. Assim quando estas raizes comecarem a sair pelo fundo do escorredor, "COLOCA-SE" o escorredor sobre uma bacia com substrato nutritivo(muita comida para a plantinha)ai estas raizes finas vao alimentar-se da bacia que chamamos de mamadeira, sem contar que com isto a planta ja comeca a educar seu sistema radicular para acomodar-se em um vaso pequeno e raso.
O que vi em suas fotos foi voce enterrando os escorredores, em minha opiniao isto e errado, deve deixa-los fora desta bacia, quando as raizes sairem pelo fundo, apenas coloque o escorredor sobre o substrato da bacia, fazendo uso de uns 3 a 4 arames , amarrando o escorredor junto a borda da bacia para maior estabilidade do escorredor.

Espero ter ajudado e nao ter complicado nada.
_________________
Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jussan T.



Registrado: 16/11/12
Idade: 34
Mensagens: 9
Localização: Lajeado-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio Garcia, isso que você falou era, dentre muitas, uma das minhas principais dúvidas.

Esta parte que você falou das raízes saírem, secarem e morrerem eu desconhecia. Realmente não entendia a diferença delas crescerem fora ou dentro da mamadeira. Agora eu entendi que elas precisam morrer para se multiplicar.

Lendo o que você falou, acredito que vou ter que retirar as plantinhas da mamadeira pois acho que as raízes ainda não estão desenvolvidas o suficiente para cumprir o objetivo desta técnica. Será que existe algum problema?

Alguém teria uma imagem das raízes das plantas no momento em que é aconselhado colocá-las na mamadeira?

Comprei uma terra adubada para a mamadeira. Preciso colocar algum outro tipo de adubo junto ou a terra adubada já serve?

Obrigado pelas dicas, críticas e elogios.
Desta forma acredito que podemos resolver não só as minhas dúvidas, mas também as de muitos outros apaixonados por esta arte.

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/12/04
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Sao gotardo/MG

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Companheiro, apenas desenterre os escorredores e os coloque sobre o substrato da bacia, ou mamadeira, assim que as raizes sairem automaticamente irao procurar o substrato da bacia.
Material da bacia, creio que 50% de esterco curtido, 25% de areia grossa de rio e 25% de terra normal ta otimo, mas alguns aconselham colocar ate um pouco de carvao triturado, ou ate mesmo caco de telhas, o importante e que a mistura tem que ser drenante e com um teor de uns 50% de esterco curtido, pois e dai que suas plantas vao retirar energia pra crescer.
_________________
Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
betin



Registrado: 25/11/12
Idade: 46
Mensagens: 5
Localização: Ibipora-PR

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2012 7:41 pm    Assunto: Parabens pela Bancada,,,ficou show de bola .. Responder com citação

gostei muito da bancada,,quem dera eu ter um lugar assim, e gostaria tbm de achar bacias por R$ 2,75...abraços parabens pelas mudas.!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jussan T.



Registrado: 16/11/12
Idade: 34
Mensagens: 9
Localização: Lajeado-RS

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Bom pessoal surgiu mais uma dúvida.
Minhas plantas já estão crescendo com bastante vigor.
Conforme orientação dos colegas do fórum, retirei todas das mamadeiras para que as raízes saíssem mais dos escorredores.
Agora elas estão há mais de quatro meses nos escorredores e as raízes não estão querendo sair. Alguma sugestão?

Além disso tenho dúvidas quanto à modelagem das plantas. Posso ir podando-as e dando forma desde cedo ou o melhor seria deixar elas se desenvolverem bastante antes para depois podar a estrutura?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jussan T.



Registrado: 16/11/12
Idade: 34
Mensagens: 9
Localização: Lajeado-RS

MensagemEnviada: Dom Set 08, 2013 11:49 am    Assunto: Fotos Atualizadas 08.09.13 Responder com citação

Ontem dei uma podada na minhas mudinhas.
Nada muito radical. Apenas tirei alguns galhos e algumas folhas para melhorar o visual.
Também salpiquei um pouco de farinha de osso e torta de mamona em algumas para ver o resultado.
Gostaria da opinião dos amigos sobre intervenções que podem ser feitas nestas plantas. Se é necessário podar mais drasticamente, aramar, etc.
Também gostaria da opinião sobre as outras mudas menores, se vou dando forma desde pequenas ou deixo crescer livremente para só depois intervir?
Abaixo segue foto das plantinhas hoje, depois de 1 ano plantadas.










[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Qua Set 11, 2013 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Jussan, como tu fizeste um poda agora, aguardaria a próxima primavera ou o final do verão para fazer qualquer outra intervenção.

Enquanto isso, além da forte adubação que tu pode iniciar nestas plantas, eu adquirira outras para não me sentir tentado a trabalhar nestas novamente.

Orientações e espécies mais adiantadas, tu podes encontrar na Bonsai RS, que pertence ao Daniel e fica na BR 386, aí em Lajeado.
Contatos em http://www.bonsairs.com.br/.

Quanto as tuas plantas atuais, elas precisarão de poda drástica e mais redução na próxima intervenção. Mas deixa elas engrossarem e formarem um nebari e tronco mais caliborosos.

Está no caminho! Devagar e sempre!

Abraços.

p.s.: se tens interesse em adquirir outras espécies, ficas a vontade para me contatar via mensagem privada que posso te auxiliar.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Set 11, 2013 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Jussan T. de Lajeado até a região metropolitana você encontra muita gente legal que trabalha com bonsai. Vá nos encontros e troque idéias, isto ajuda muito, até mais do que aqui no forum.

Mas vamos lá, tuas plantas são todas mudinhas, o que elas precisam agora é crescer. Capricha na rega e na adubação, ano que vem elas já terão outra cara. Enquanto isto, fica de olho em plantas mais avançadas, visite viveiros ou procure azaleias, buxos e outras plantas de jardim na casa dos teus parentes. As vezes se acha material muito bom.

No mais já iniciaste bem, dá pra ver que está levando a sério.

Quando utilizares a técnica da mamadeira, coloque apenas areião ou caqueira dentro do escorredor. Use substrato orgânico na bacia de baixo. Mas não mude as plantas que já plantaste, nunca reenvase as plantas em períodos menores do que 1 ano.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jussan T.



Registrado: 16/11/12
Idade: 34
Mensagens: 9
Localização: Lajeado-RS

MensagemEnviada: Qui Set 12, 2013 6:52 pm    Assunto: Responder com citação

Renato, o Daniel não está mais aqui em Lajeado. Fui até o local onde o viveiro ficava mas a moça me informou que agora ele está trabalhando pela região de Porto Alegre.
Estava à procura de ferramentas para bonsai, mas não encontrei por aqui em lugar nenhum.
Com relação à adubação, depois que podei as plantinhas salpiquei uma colher de chá no escorredor e uma de sopa na mamadeira. Fiquei com medo de colocar mais pois o pessoal fala que é pra ter muito cuidado na adubação.

Arzivenko, assim que souber de algum encontro aqui pelo estado vou ver se consigo ir. Acho que trocar idéias com quem é mais experiente é fundamental para aprimorar a arte.
Isso que falaste da areia e caqueira dentro do escorredor foi um erro de iniciante que cometi. Coloquei apenas terra bruta. Deveria ter mistura mais material inorgânico né?

Obrigado pelas dicas. Vou deixá-las quietinhas a partir de agora então. Regá-las todos os dias e acompanhar o crescimento dos brotinhos novos já satisfaz minha tentação de novas intervenções! Haha!

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil