FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaleia achada no lixo. Ajudaa!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/03/12
Idade: 33
Mensagens: 126
Localização: Areado-MG

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 1:09 am    Assunto: Azaleia achada no lixo. Ajudaa! Responder com citação

Prezados amigos,

Ontem, dia 22.11.12 no caminho do trabalho para o almoço encontrei essa Azaleia dentro de uma caçamba cheia de galhos, quando percebi que a arrancaram com um pouco de raiz, não resisti e resgatei.

Bom, o problema é que comecei a cultivar plantas no meio do ano, ahhahaha, então eu não sei nada!

Como o horário não era propício, fiz tudo corrido pra não perder muito tempo no emprego, (ainda bem que trampo com meu pai), portanto além do imenso stress na hora da retirada sem cuidados, não sei quanto tempo ela ficou na caçamba, por isso não sei se ela vai sobreviver.

Vamos ao procedimento:

Minha primeira atitude foi colocá-la em um balde com água enquanto podava e desfolhava;

HORMÔNIO

Corri para o PC e pesquisei sobre Hormônio Enraizador, usei a Vitamina B1, aprendi nesse vídeo do dedicado amigo McDonald:

Hormônio Enraizador Vit B1 por MCDONALD;

Bom, tirei da água, e deixei a planta umas 2h em um balde com a solução e voltei para o trabalho. Tinha uns 5L mas tudo na proporção correta, 1 comprimido de 300mg para cada 750ml;

SUBSTRATO

Quando cheguei, preparei o substrato:

Eu li aqui em algum lugar que a Azaleia não se desenvolve bem na areia pura nem pedrisco, portanto misturei 2 partes areia, 1 parte terra, 1 parte esterco, faltou uma fibra de coco ou casca de pinus para dar aquela leveza, Sad ;

Reguei bem e reservei a solução para fazer regas diárias de b1 até acabar, depois farei quinzenalmente;

PODA

Como não tenho experiência, foi um experimento a poda, pois não tenho aquele olhar clínico, que sabe enxergar a formação futura do bonsai, o que eu fiz foi apenas podar drasticamente, mas um dos galhos deixei com a ramificação, caso vocês julguem que é inútil ou talvez prejudicial à recuperação de uma planta tão debilitada, por favor me avisem rápido;

FOTOS






Os galhos do meio projetam-se para frente, podar?





A coitada sofreu, era melhor ter sido atropelada... rs

























Era a única bacia que eu tinha, posteriormente os quebrados foram tampados e completei a bacia com substrato.









Ta internada agora...





[/img]

As dúvidas são:

1. Será que sobrevive?

2. Fiz alguma burrada?

3. Precisa cortar mais?

4.Cortei muito?

Abraço a todos, preciso da ajuda de vocês rápido, obrigado.
_________________
Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 02/09/11
Idade: 42
Mensagens: 652
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 5:53 am    Assunto: Responder com citação

Reisreis otimo achado hem, veio com bastante raiz isso é otimo quanto as podar eu teria cortado mais como fiz nessa foto.
[img]

De resto sombra e agua fresca até vir as brotações, boa sorte com ela amigo.

abraços...[/img]
_________________
" A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/03/12
Idade: 33
Mensagens: 126
Localização: Areado-MG

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 12:30 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Marcio pela rapidez e atenção! Very Happy

Vou podar como recomendado hoje a tarde, é que a tesoura do meu pai quebrou ao tentar cortar um dos galhos, vou pegar outra na minha tia, nem tenho ferramentas, rs

Eu achei que era viciado em bonsai ao fazer o post 1h da manhã, mas até espantei quando vi que você me respondeu as 5h.. hahaha, valeu mesmo!

Vou postar uma projeção bizarra que tinha feito, para tirar uma dúvida..

A planta deu uma entortada na bacia, falta de fixá-la com barbante Mad



Acho que não daria certo por conta da falta de movimento, além disso estragaria a base com as cicatrizes né?

Abraço!
_________________
Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 4:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Se ainda não fez as podas sugeridas pelo colega Marcio, sugiro deixar a planta como está, aguardando que reinicie seu ciclo vegetativo, isto é, comece a rebrotar, o que certamente ela irá fazer, pois dispõe de uma ótima quantidade de raizes.

Daqui a um ano, caso a planta se recupere adequadamente, no inverno do ano que vem, poderá então fazer os cortes sugeridos, visando reconstruir a parte aerea. Até lá, paciência é o nome da chave do sucesso no cultivo dessa planta.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

se utilizar a ferramenta adequada e com cuidado para nao abala la eu cortaria agora mesmo como o marcio sugerio. talvez cortace os dois galhos que sai para frente na base.
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 12:28 am    Assunto: Responder com citação

Realmente... uma planta muito bonita... Belo material.... Se fizer a poda como indicado na última foto vai ficar com uma bela conicidade... Maaaaaaaaaaaaass.... se fosse minha... Escutaria o que o Nick está dizendo....
Nada de mexer nela agora... A bichinha já sofreu demais... Espera aí até o inverno que vem.... Até lá poderá estudar mais o que fazer com a planta e não corre risco de perde-la.......

Abração e acompanhando......
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 02/09/11
Idade: 42
Mensagens: 652
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 6:52 am    Assunto: Responder com citação

Reis vai pelas dicas dos colegas, a poda pode ser realizada mas dentro dos limites da planta ok

Com certeza ela respondera muito melhor na epoca oportuna...

abraços...
_________________
" A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Para reforçar o que os irmaos disseram quanto a poda no momento certo fica aqui um testemunho de uma poda em momento errado, esses dias fiz uma poda em uma pata de vaca que tenho no quintal e que esta plantada no chao, resumindo seus galhos estavam se alongando e subindo o muro do vizinho, resolvi cortar esse galhos a uma só altura, resultado cairam todas as folhas e os galhos estavam secando, olha que estava no chao e com um tamanho bom, resultado posso perde-la, estou torcendo para que ela se recupere, mas tambem sei do risco de perde-la, tudo por me precipitar e nao fazer as coisas na hora certa, enfim espero que sirva de exemplo...

penso que vale a pena tambem ler sobre o porque disso, estou estudando o funcionamento das plantas e um exemplo bem simlpes, para se comparar é que fazer a poda no momento errado é como cortar a pressao em um corpo e diminuir o fluxo de sangue nas areas desse corpo, a seiva no momento de crescimento(primavera) esta muito ativa e circula para todos os membros fazendo com que a arvore cresça, levando alimento a todos os setores da planta, quando se altera isto com uma poda e a planta passa a perder muita seiva, de maneira que a cicatrizaçao tambem nao é rapida é como uma hemorragia que altera a pressao dentro da planta fazendo com que a seiva nao circule por todas as areas da planta e assim os galhos secam e as folhas caem... Enfim fica o alerta, Abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/03/12
Idade: 33
Mensagens: 126
Localização: Areado-MG

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Bom galera agradeço imensamente a atenção de todos, aprender com vocês é muito fácil, o problema é que ontem a tarde eu efetuei a poda Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Não acredito que fiz isso, a minha ideia no começo era não podar mais, e acabei podando Mad Mad Mad Mad
Eu sabia que época certa para poda era inverno, mas é que encanei que o os galhos compridos iriam pesar muito na recuperação dela...

Fazer o que né? Agora é esperar, creio que não vai sobreviver, os galhos eram relativamente grossos para podar tão curto, de começo usei uma dessas:

Acabou quebrando!

Ai usei uma dessas:


Cortou macio!

Sobrou uma folhinha verde, vou estudar por ela pra ver se ta morta ou viva, quanto tempo será que demora pra responder?

abraços e muito obrigado mais uma vez,
_________________
Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

de 15 a 21 dias geralmente para começar a surgir brotos. Não da para levar em consideração esta unica folhinha que ficou, ja tive plantas que secaram e cairão todas as folhas e depois ela começou a brotar novamente.
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 8:56 pm    Assunto: Cera de abelha, selante, pasta de dente e FWZ Responder com citação

Caro amigo!
Se lembre de usar um cicatrizante quando fizer podas drásticas, use cera de abelha, a esquente e passe nos cortes, pasta selante, pasta de dente ou pincele FWZ da hydrofert.
Um fungo e adeus plantinha judiada.
Mas azalea de porte grande é forte, rústica, ela vai aguentar! OrandO!
Não li direito, mas se atente para o substrato e a drenagem!!!
Abraços, acompanhando a moça!
Bom domingo!
_________________
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." Obs: Com muita paciência, hi!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/03/12
Idade: 33
Mensagens: 126
Localização: Areado-MG

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá novamente amigos,

vo passar um mês resando e olhando todo dia pra ver se ela aponta os dedinhos verdes..

ro, você é mulher?

como sou muito amador, só tinha a pasta de dente, já curei,

o substrato como eu disse faltou algum material para dar leveza, não tinha nada na ocasião, alguem ai que cultiva azaleia tem alguma receita de substrato?

braços
_________________
Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Reisreis, Hidaka-San recomenda substrato leve para a Azaléia. Eu uso 20% de casca de pinus na mistura.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Menina -moça.
Abraços!

Very Happy
_________________
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." Obs: Com muita paciência, hi!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Ótimo achado Smile Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil