FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba Moyogi
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Chalita

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2012 3:52 pm    Assunto: Jabuticaba Moyogi Responder com citação

Olá pessoal,

Recentemente adquiri essa jabuticaba, vou esperar o inverno para fazer o transplante para uma bacia grande, mas gostaria da opinião dos amigos quanto a possiveis intervenções, tem algums galhos que não achei legais, pois estão tirando visibilidade do tronco, segue fotos abaixo:

frente:

frente sem os galhos, que provavelmente será retirado para uma melhor visão:

de cima:

close do apice:

close do primeiro galho(tentei tracionar para baixo , mas está muito rigido, não sei se vai dá pra baixa-lo), será que dá pra aproveitar esse galhinho q brotou no primeiro galho para ser o primeiro galho?:

Aguardo dicas dos amigos

PS: desculpem a qualidade das fotos, foram tiradas de celular, vou tomar vergonha e comprar uma maquina decente

Takasui, mestre zen

Editado pela última vez por Chalita em Qui Nov 22, 2012 7:30 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

E ae Chalita! Wink

Bom, conforme a gente tinha falado já, o interessante é tracionar esse primeiro galho, dando uma leve inclinação para cima... se lembra quando Alexandre nos disse sobre as plantas tropicais? Wink

Bom, eu selecionaria um dos galhos do ápice para torná-lo o ápice, e depois aramava os galhos que estão tirando a visibilidade do tronco, para aí sim, eles começarem a dar essa visibilidade.

AGORA, o processo disso tudo eu não sei lhe dizer exatamente em qual época pode ser isso...

Enfim, espera a ajuda da galera, estarei acompanhando! Very Happy

Abraços
Chalita

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 7:51 am    Assunto: Responder com citação

E ai Rafael, editei o topico com fotos mais visiveis

Eu tava pensando em tracionar para baixo o primeiro galho, lado externo da curva,especificamente esse aqui:

Será que esse galhinho que brotou no primeiro galho poderia vir a se tornar o primeiro galho?

e eliminar os galhos do lado interno, justamente os que estão tirando a visão do tronco, no caso este que baixei com a mão:

o restante dos galhos dá pra direcionar legal, ainda estão bem maleáveis, ao contrario dos dois primeiros galhos da direita que já estão um pouco rigidos.

Acho que devia ter levado essa jabu domingo passado pra Alexandre, quando vai ter outra reunião?..heheeheheheh

Valeu Rafael!

Takasui, mestre zen
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Amigo sei que tá feio mas vou esplicar...
este galho de cima você deve tracionar e dar um movimento,fazer uma pequena poda pra ele emitir brotações e se torna um possivel apice,
o galho da esquerda vem a se tornar a parete mas baixa da planta,sugiro que corte as pontas dos galhos e faça uma desfolha,
o galho de tras vem a ser a parte de tras da planta,o qual deve ser tracionado para baixo e aramado para ganhar movimento...quais quer duvidas estou sempre a diposição Cool
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Chalita,
teria como você tirar fotos de todos os lados?

Porque aí a gente poderia visualizar melhor a disposição dos galhos...

Inicialmente, eu tracionaria o primeiro galho, conforme disse anteriormente.
Existe um galho logo acima desse que será tracionado, acredito que ele ficaria para um bom galho de fundo, então com arames levaria ele lá para trás, para preencher o fundo da árvore.

No seu último post, a segunda foto nos mostra um galho abaixo da bifurcação do ápice, ele se encontra direcionado ao fundo da frente escolhida por você. Não poderia ser ele o novo ápice?
Porque logo abaixo dele tem um galho na esquerda que poderia ser tracionado e levado mais ainda a esquerda para melhorar a visualização dele. Além dos outros que poderiam compor o restante da planta.

assim que eu puder eu tento fazer uma demonstração do que eu imagino para a tua planta, beleza? Very Happy

Vamo marcar outra logo, logo... mexe os pauzinhos ae! Wink

Boa sorte!
Grande Abraço
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 12:05 pm    Assunto: Responder com citação

Esboços!

Desculpa ae a bagunça da imagem e o desenho, por não se assemelhar ao real, mas acredito que a idéia é o que importa! Very Happy

Abraços

Esboço

Chalita

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

Thassio, gostei da sua projeção mas não me agrada muito essa poda tão radical, acho q a projeçao de Rafael(Aguiar) está mais de acordo com o que tenho em mente, na verdade ficou melhor do o que eu tava imaginando.
Acho que é bem por ai o caminho ...

Valeu a atenção amigos!

Takasui, mestre zen
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 7:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Chalita, embora o nobre colega deva realmente aguardar o inverno para fazer um reenvase, poderá todavia aramar, usando arame bem grosso, os galhos mais robustos, dando a eles movimentos mais interessantes daqueles conseguidos apenas com tração. Como estamos na primavera, ainda, é aconselhável ficar atento a retirar o arame tão logo observe que começa a marcar ou fazer sulcos. Isso ocorre por que nesse período há uma maior circulação de seiva nos galhos e no tronco, com a emissão de novas e vigorosas brotações por toda a planta.

Por outro lado, se for realizar uma mudança radical, como a sugerida pelo nobre colega Thássio, minha sugestão é no sentido de fazer isso agora, justamente pelos motivos elencados acima. Nessa estação a planta tem uma ótima recuperação, incindindo em um aumento de cicatrização na area afetada, bem como na emissão de novos e vigorosos galhos mais bem situados em toda a planta, o que certamente irá permitir incluso substituir os galhos atuais por outros, que novos, são mais maleáveis e permitem uma intervenção de arame mais bem direcionada.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,sugeri aquela projeção pois não gosto de plantas "pescoçudas"(acho que parece mais um arbusto que bonsai),se o amigo chalita seguisse o meu exemplo criaria uma planta bem baixinha e com uma copa bem definida um puco parecida com esta planta:

Chalita

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 7:25 am    Assunto: Responder com citação

Thassio, muito bonita essa jabuticaba, adoraria ter uma assim, mas se eu optasse por esse caminho perderia o movimento que a planta já tem, que foi justamente o que me atraiu.

nickyfury A planta está com muitas brotações realmente, mas ainda estou com duvidas quanto a intervenção a fazer, gostei do exemplo que Thiago postou, mas acho um pouco drástico, já que não gostaria de perder o movimento do tronco, o que você aconselharia?

Obrigado pela ajuda, amigos.

Takasui, mestre zen
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 9:39 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Chalita, gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu, diz o velho ditado. O exemplo mostrado pelo colega Thassio é uma jabuticabeira pertencente ao bonsaista Rock Junior, do site Terra Bonsai (Nova Lima/MG) e segue o estilo Hokidashi, justamente por apresentar um tronco com base reta e bem grossa.

No caso da sua planta, que apresenta um bom movimento sinuoso, seria contraproducente querer trabalhar a planta seguindo esse estilo, pois que inadequado (o tronco, no caso do bonsai, é que dita a regra quanto ao estilo a seguir, geralmente). Melhor um moyogi ou um literati, mas jamais um hokidashi.

Por outro lado, conquanto sua jabu tenha um bom movimento inicial, até a metade do tronco, a partir desse ponto o tronco fica reto, sem atrativo e totalmente em desarmonia com a primeira e segunda parte dele, abaixo. Então, de qualquer maneira, voce terá que cortar ao menos essa secção pela metade, para reduzir essa perspectiva negativa, visualmente falando. A questão estética visual, no caso, é que depõe contra a manutenção da planta no formato atual. Não há alternativa a isso, vez que é impossível dobrar ou tentar realizar algum tipo de intervenção drástica que altere esse formato reto.

O colega Aguiar deu uma sugestão interessante, vez que permite um continuismo na exploração visual de sua planta, com o aproveitamento desses movimentos nos dois primeiros terços do tronco. Todavia, novos galhos deverão ser obtidos, para moldar corretamente a planta, incluso o galho que ele nomeia com a letra "D", que segue totalmente reto, em oposição ao movimento do tronco que o precede. O reposicionamento que ele sugere em sua projeção é interessante, do ponto de vista técnico e exequível, sem duvida nenhuma, sem causar maiores danos ou perdas substanciais para sua planta, como seria no caso do projeto abordado pelo colega Thassio.

Por outro lado, a abordagem do nobre colega Thassio tambem é vantajosa, do ponto de vista técnico, pois permite a construção de um bonsai no estilo Moyogi, rapidamente obtida com a inclusão na estruturação de galhos mais bem posicionados, o que permitiria a substituição de alguns dos atuais, que seriam devidamente cortados fora.

Entretanto, essa variedade de jabu, chamada de hibrida, apresenta a singularidade de produzir folhas grandes, que não se reduzem por mais que desfolhemos a planta. Por causa dessa caracteristica, então, a opção sugerida pelo Thássio fica prejudicada, vez que para uma composição como essa ficar interessante, as folhas teriam que ter um tamanho menor (como no caso das variedades paulista e sabará, por exemplo).

Fica valendo, então, a melhor posição de trabalho que é a apresentada pelo colega Aguiar, que remete a uma planta de tamanho mediano, vez que a parte aerea superior poderá ser estendida um pouco além do projeto, ganhando corpo e formato mais de acordo e em harmonia com o tamanho das folhas, sem com isso ter prejudicada sua estética visual.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Tá movimentado esse post! Razz

Bom, a minha ideia quanto ao primeiro galho, Nick e Chalita, era ele ser tracionado com arame, mas também dar movimentos sinuosos, para acompanhar a sinuosidade do tronco, haja vista que o mesmo é bastante curvilíneo.

Pode-se perceber, de uma maneira mais visual/artística no esboço que eu fiz, quando o primeiro galho não está reto... realmente não deixei isso claro....

Acredito eu, que quando ele fizer a poda no ápice atual, para redirecionar os galhos abaixo para se tornarem o novo ápice, novos brotos irão surgir na planta toda, pois que a distância do ápice atual para o futuro ápice apresenta um grau saliente. A partir daí, serão direcionados os galhos de fundo, os futuros galhos do ápice, de modo que preencha mais as lacunas, etc...

Basicamente foi este o meu pensamento... Wink

Abraço
Chalita

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Nick, Aguiar e Thassio, agradeço a todos vocês pelas valiosas dicas !

Ficou uma dúvida quanto ao primeiro galho que o amigo Aguiar nomeou como "D", acho dificil dar sinuosidade nele, pois é muito rigido.
não sei se perceberam, mas há um galhinho nele, poderia ser este galho a continuidade do galho "D", que seria elliminado, vindo futuramente a ser um novo primeiro galho?

Ou seria melhor cortar os 2 e ficar apenas com o do meio para ser o novo primeiro galho?

Ou ainda cortar todos e esperar novas brotações como sugere o colega Aguiar

Nick, sobre o que você falou sobre o tamanho das folhas, noto que as folhas novas são bem maiores que as folhas antigas, não sei se isso se deve ao tempo de exposiçao ao sol, no inicio ela recebia sol das 15:00 as 17:00 e desde o inicio dessa semana das 5:00 as 10:00.
Elas estão brotando bem maiores, praticamente o dobro do tamanho.

Abraços

Takasui, mestre zen
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 10:35 am    Assunto: Responder com citação

Chalita,

acho que me fiz entender errado...

não falei em cortar todos os galhos...
esses galhos existentes, não poderiam ser aramados com um arame de uma bitola que compreenda em torno de 1/3 da espessura total do galho?
Dessa forma, poderia dar os movimentos...

No entanto, se você deixar essas galhos finos, terá que trabalhar muito para que eles engrossem e se apresentem com o aspecto de um primeiro galho...

Enfim.. tem que ver se o galho aguenta essa aramação, se é possível dar sinuosidade ao mesmo... tem que ver todas essas coisas...

Os outros galhos, principalmente os de fundo, não seria interessante deixá-los? Só e somente se conseguir aramá-los e dar movimentos sinuoso..

Abraço
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Amigos

Eu penso num projeto bem parecido com o Rafael (Aguiar)...

Pensando grande:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: