FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

"FRUTÍFERAS FLORESCEM E NÃO FRUTIFICAM"/O Q FAZER?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lao Tsé



Registrado: 29/10/12
Idade: 44
Mensagens: 5
Localização: Frutal-MG

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 11:31 pm    Assunto: "FRUTÍFERAS FLORESCEM E NÃO FRUTIFICAM"/O Q FAZER? Responder com citação

Estou tendo dificuldades com frutíferas, elas produzem flores exuberantes mas caem antes de produzir frutos, já experimentei ministrar diazitop/inceticida imaginando tratar-se de alguns insetos sugadores, procuro aguar regularmente, o aspecto geral das plantas parece bom, tratam-se de Peras, Cerejera sakurá, Umês Japoneses, Cerejera Anã, Caqui e Macieiras; moro em clima quente, apesar de maçãs não gostarem de clima quente as macieiras são comercializadas por aqui e produzem frutos não como no sul, mas esporádicamente produzem boa quantidade de frutos.
Tenho média experiência com bonsai mas não sei o que fazer
O que fazer?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Darci



Registrado: 17/08/10
Idade: 68
Mensagens: 49
Localização: Sao Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2012 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Suas frutiferas estao em vaso ou estao plantadas no chao?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2012 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Lao, qual a composição do adubo que vc usa? E como é os intervalos de adubação e a adubação no outono!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lao Tsé



Registrado: 29/10/12
Idade: 44
Mensagens: 5
Localização: Frutal-MG

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

Darci escreveu:
Suas frutiferas estao em vaso ou estao plantadas no chao?





Boa tarde senhor Darci, honrado com vossa atenção; está no vaso bem espaçado fisicamente, ainda não os passei para o vaso propriamente de bonsai, eles carregam de flores e não produzem, aguardo vosso parecer, felicidades em todos os vossos caminhos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lao Tsé



Registrado: 29/10/12
Idade: 44
Mensagens: 5
Localização: Frutal-MG

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Lao, qual a composição do adubo que vc usa? E como é os intervalos de adubação e a adubação no outono!

abraço




Amigo Helio, agradecido por vossa atenção, normalmente intercalo adubações de npk 4-14-8 e adubação com torta de mamona e farinha de oço mais esterco de vaca de 30 em 30 dias em doses maiores, durante a florada e frutificação eu interrompo as adubações, acho que interpretei mal um manual que tenho que disia q durante a florada e frutificação deve-se evitar a adubação por causar a queda de flores ou frutos, creio que esta informação ou não procede ou é referente a algumas plantas em específico, tenha uma boa tarde e aguardo vosso parecer
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Lao Tsé escreveu:
Elio escreveu:
Lao, qual a composição do adubo que vc usa? E como é os intervalos de adubação e a adubação no outono!

abraço




Amigo Helio, agradecido por vossa atenção, normalmente intercalo adubações de npk 4-14-8 e adubação com torta de mamona e farinha de oço mais esterco de vaca de 30 em 30 dias em doses maiores, durante a florada e frutificação eu interrompo as adubações, acho que interpretei mal um manual que tenho que disia q durante a florada e frutificação deve-se evitar a adubação por causar a queda de flores ou frutos, creio que esta informação ou não procede ou é referente a algumas plantas em específico, tenha uma boa tarde e aguardo vosso parecer



Lao, a interrupção durante a floração é procedente sim. Já depois que o fruto aparece é necessário adubar sim, pois o crescimento do fruto demanda energia.
Outra coisa importante, plantas floríferas e frutíferas devem ficar a pleno sol.
Durante a floração e frutificação as plantas consomem mais água.

Ainda, durante esse período não poderá haver nenhuma poda.

Fora isso não sei o que poderá estar acontecendo.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 38
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2012 11:16 pm    Assunto: Responder com citação

detalhe... durante a floração não se deve adubar com "Quimicos" porem adubos organicos ate onde sei pode dece a lenha neles, adubo organico pelo que sei numca tem tem superdosagem, (so cuidado com adubo não curtido e esterco de galinha pelo que lembro) do mais esterco de cavalo pelo que lembro tem concentração maior que a de gado, quanto a torta de mamona com farinha de osso num tenho tanta certeza... e organize a adubação tipo, se ela e do tipo que flora em agosto 30 dias antes se dece a lenha em adubos concentrados em"P" como o 4-14-8 e depois mesmo que ela num flore continue com o organico...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil