|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
luis marrafon
|
Enviada: Sex Dez 07, 2012 10:06 pm Assunto: montar meu proprio bonsai |
|
|
ola pessoal, a um ano comprei uma muda de acerola, com a intençao de cultivar o meu bonsai, mas até hj nao fiz nada na muda, a nao ser podar os galhos, alguem pode me ajudar nos primeiros passos? o q fazer ?, transplantar essa muda para um vaso maior comum? tranplanta-la para um escorredor? qual terra usar? adubos?, enfim, nao tenho a mínima idéia de como iniciar essa arte. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 12:45 am Assunto: |
|
|
Luis, os passos são esses:
1- Escolher o estilo de bonsai que você pretende fazer. (estude os estilos de bonsai que existem)
1.1- Analisar em que estilo a sua planta se adapta melhor, ou seja, olhando para ela agora ela se parece mais com qual estilo. Assim você define o que fazer.
2- Escolher o tamanho do seu bonsai, ele vai ser um mame, um shohin, etc. (estude os tamanhos do bonsai). obs. Quanto menor for o bonsai menos tempo lava para "ficar pronto" porque não precisa engrossar tanto o tronco. O bonsai deve ter uma proporção de no máximo 9 por 1 em relação à grossura do tronco. Veja muitas fotos e compare a altura com a grossura, alguns têm proporções de até 2 por 1.
3- Tudo decidido você deve dar forma ao tronco com arame.
4- Replantá-lo para engrossar o tronco. Eu escrevi essa matéria sobre o assunto: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17944
5- Estude o tema "nebari", veja muitas fotos e leia muitas matérias, essa é a parte mais importante do bonsai.
6- O solo deve ser drenante, mas também com uma mistura de terra vegetal, misture areia, cacos de tijolo, pedriscos, argila expandida, etc... o importante é que ele seja drenante, ou seja, quando você jogar a água ela não fique empossada no vazo, ela deve descer com facilidade e a terra deve ficar úmida e segurar essa umidade. Têm várias matérias sobre isso no fórum e não existe uma que seja 100% certa, faça o melhor que você puder. Ou então, plante ela direto no chão, essa sim é a melhor opção.
7- Adubo: existem vários, para fazer a planta crescer os melhores são os que tem maior quantidade de nitrogênio, adube conforme a orientação do fabricante ou dos colegas do fórum. Obs. Nunca adube uma planta doente ou recém transplantada, espere 45 dias antes de adubar.
8- Evite ficar mexendo na planta a toda hora, faça o que tem que ser feito e pronto, deixe a planta quieta em um local ensolarado e tente "esquecer" dela. Apenas regue, adube e retire as ervas daninhas do vaso. Sempre faça as podas e transplantes na época certa, nunca aja contra as orientações dadas, isso só porá em risco o seu trabalho.
9- Poste fotos no fórum e sempre que tiver dúvidas pergunte antes de agir.
Essa aqui é uma planta minha que está sendo feita e que serve de exemplo: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21921&highlight=laranja
Boa Sorte!
Editado pela última vez por marco_avelar em Sáb Dez 08, 2012 6:15 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 10:37 am Assunto: |
|
|
É isso ai Luis, creio que o Irmão Marco tenha esmiuçado ao máximo o assunto sobre os primeiros passos, é seguir e terá sucesso com certeza...Abraços Irmao! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|