FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Praga em carmona?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eeris



Registrado: 06/02/06
Mensagens: 17
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2006 1:05 pm    Assunto: Praga em carmona? Responder com citação

Olá pessoal,

Tenho um pré-bonsai de carmona que está com forte brotação e muitas flores, mas notei que está sendo infestada por uma espécie de praga que não consigo identificar. Estou muito preocupada pois já aconteceu a mesma coisa com minha árvore da felicidade, e esta quase veio a falecer, creio que por conta da infestação Confused

Não consegui tirar foto da praga pois é muito pequena, mas achei esta foto na internet, e é muito parecida mesmo. Pelo que andei vendo parece ser ácaro ou ninfa de pulgão:



Alguém saberia dizer o que é exatamente? E qual seria a melhor solução para exterminá-la? Na árvore da felicidade eu utilizei um inseticida natural da marca "Combat", à base de óleo de citronela e extrato de pimenta, com aplicação quinzenal, mas o resultado foi muito lento e ainda suspeito que a planta sofreu bastante com as aplicações...

Aguardo opiniões Smile

Abraço,
_________________
:::::::: Manoela Alves

Uma árvore cuja copa você não pode alcançar cresce de uma pequena semente. (...)
Uma jornada de mil milhas se inicia com um único passo.
(TAO 64)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2006 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Eeris,

se for mesmo o qwue está na foto você pode utilizar uma solução caseira, mas muito usada no meio agrícola, inclusive é confirmada com pesquisas da embrapa. Compre um pedaço de 10cm de fumo de rolo, pique todo e cubra com álcool. Tampe e reserve. Pique mais ou menos 1/5 de um sabão de côco em uma vasilha ou copo e coloque água. Depois de uns três ou quatro dias o sabão já estará dissolvido e o álcool estará bem escuro. Coe os dois dentro de um borrifador e aplique na planta. Desculpe a imprecisão dos dados, é assim que me lembro. Acho melhor deitar a planta de lado para aplicar, evitando o contato da solução com o solo.

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Eeris



Registrado: 06/02/06
Mensagens: 17
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2006 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Agradeço a dica. Smile

Gostaria de saber qual a periodicidade indicada para a aplicação... Esta mistura pode ser usada como preventivo também? E com que frequência?

Abraço,
_________________
:::::::: Manoela Alves

Uma árvore cuja copa você não pode alcançar cresce de uma pequena semente. (...)
Uma jornada de mil milhas se inicia com um único passo.
(TAO 64)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2006 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Eeris,

desculpe, dei a informação faltando não é! Pode aplicar a cada três dias. Se tiver tempo pode aplicar com uma escova de dentes de cerdas macia para agilizar o processo. Nunca ouvi falar como preverntivo, mas, a aplicação bem no início vai ser bem melhor que uma infestação. como temos contato com as plantas todo dia, isso fica fácil de vigiar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Fev 21, 2006 12:50 am    Assunto: Responder com citação

Oi Manoela !!!!! Laughing Laughing Laughing

QUE LOUCURA !!! TIVE O MESMO PROBLEMA COM 2 CARMONAS !!!! Surprised Surprised Surprised

Apliquei combat e no dia seguinte deixei a planta peladinha, retirei todas as folhas e continuei aplicando de 3 em 3 dias o remédio. Parei 15 dias depois....

Incrível.... em 30 dias as plantas começaram a brotar e hoje estão belas.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Eeris



Registrado: 06/02/06
Mensagens: 17
Localização: Rio de Janeiro - Brasil

MensagemEnviada: Qui Mar 09, 2006 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Como fiquei um pouco traumatizada com a minha experiência com o "Combat" na árvore da felicidade, resolvi experimentar a calda de fumo, e aqui registro minha experiência:

Fiz 3 aplicações (de 3 em 3 dias), não fiz desfolha e percebi o aparecimento de vários pontinhos pretos, que pelo que observei acredito que tenham sido os bichinhos mortos.

Atualmente não há mais pontinhos pretos e nem novos bichinhos, parei com a aplicação e estou observando a planta, que continua a florir sem parar Smile

Só tem um probleminha: tenho calda e fumo de rolo para os próximos 5.000 anos! Embarassed É que a mistura rende muito Shocked

Mais uma vez, obrigada a todos pela ajuda Very Happy

Abraço,
_________________
:::::::: Manoela Alves

Uma árvore cuja copa você não pode alcançar cresce de uma pequena semente. (...)
Uma jornada de mil milhas se inicia com um único passo.
(TAO 64)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Euzinmesmo



Registrado: 03/03/06
Mensagens: 68
Localização: BelZonte -MG

MensagemEnviada: Qui Mar 09, 2006 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma prova que produtos caseiros são os the bestes (sim, escrito errado ^^) Mr. Green
_________________
"Só duvide de quem duvida de você!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil